Mestre-Detalhe

Delphi

23/10/2003

Eu fiz duas telas para cadastro mestre-detalhe (PEDIDO,ITEM_PEDIDO), já liguei as duas tabelas configurando seu relacionamento.
A primeira tela serve para a inserção dos dados do pedido, aonde eu informo dados como a data do pedido, cliente, condição de pagamento. Na parte inferior dessa tela tem uma DBGrid aonde será informado os itens do pedido e um botão para chamar o segundo form de inserção dos itens.
Minhas dificuldades:
1 – Inserir todos os itens sem que o sistema não dê o erro (lembrando que ainda estou inserindo o pedido).
2 &8211; Quando eu consigo &8220;driblar&8221; o problema acima, mesmo que as duas tabelas estejam configuradas corretamente, ocorre outro problema, o sistema insere os dados da tabela PEDIDO corretamente, mas os da tabela item ficam sem a chave estrangeira, ou seja, se eu entrar para alterar o pedido não vai ter os produtos. E seu eu tento colocar via programa volta a dar o problema anterior.
Eu tenho quase certeza que estou cometendo um erro bobo, mas já perguntei para várias pessoas e ninguém soube me ajudar. Por favor, se alguém tiver alguns exemplos para que eu possa estudar o código, agradeço antecipadamente.

Claudio.kikuta

Claudio.kikuta

Curtidas 0

Respostas

Biscalquini

Biscalquini

23/10/2003

Caro Claúdio, quais componentes vc está usando para acessar os banco de dados?

Só uma coisa, vc tem que gravar a tabela mestre e depois, no AfterInsert da tabela detalhe colocar o valor do campo chave da tabela mestre no campo chave da tabela detalhe, senão o programa não faz isso sozinho.

Se vc está inserindo o valor da chave via trigger então dê um refresh na tabela mestre.

GOSTEI 0
POSTAR