Minimizar um form aparecendo num panel
Ola bom dia, gostaria de saber como fazer para minimizar um form e deixa-lo num panel.
quando abro um form ele já fica dentro de um panel, quero colocar outro como se fosse a barra de tarefa do windows e quando o usuario minimiza-lo, ele fique ali no panel2 (por exempo que seria a barra de tarefa) armazenado.
obrigado
quando abro um form ele já fica dentro de um panel, quero colocar outro como se fosse a barra de tarefa do windows e quando o usuario minimiza-lo, ele fique ali no panel2 (por exempo que seria a barra de tarefa) armazenado.
obrigado
Wilton Júnior
Curtidas 0
Respostas
Jones Granatyr
08/02/2017
Olá! Se você desenvolver aplicação do tipo MDI ela vai ficar com essas características que você quer fazer. Só não sei se é exatamente assim que você pretende fazer a aplicação
GOSTEI 0
Wilton Júnior
08/02/2017
Ola Jones Granatyr obrigado por responder, não trabalho com aplicação MDI, estou tentando mudar o visual das minha aplicações para algo perto do metropolis, trabalho com vcl e não firemoney uso o delphi berlim. Tenho um panel de nome pnareatrabalho e todas as janelas que faço abre dentro desse panel. Estava pensando colocar um outro panel dentro desse e toda janela minimizada ficasse como um icone nesse panel igual fica na barra de tarefa do windows.
GOSTEI 0
Alberto
08/02/2017
Crie somente os panels que representem os forms.
Voce fecha o form normalmente e cria um panel que represente esse form.
Se clicar no panel voce abre o form novamente e exclui o Panel.
Porque acho que não tem como colocar um Form dentro de um componente.
Voce fecha o form normalmente e cria um panel que represente esse form.
Se clicar no panel voce abre o form novamente e exclui o Panel.
Porque acho que não tem como colocar um Form dentro de um componente.
GOSTEI 0
Wilton Júnior
08/02/2017
Application.CreateForm(aClasseForm, aForm);
aForm.Parent := FrmRPCommerce.PnAreatrabalho;
aForm.Show;
aForm.Left := Round((FrmRPCommerce.PnAreatrabalho.Width - aForm.Width)/2);
aForm.Top := Round((FrmRPCommerce.PnAreatrabalho.Height - aForm.Height)/2);
O Código acima é para abrir o form dentro do panel, ao minimiza o mesmo, tem como o form ficar no formato do icone inves de retangular.
aForm.Parent := FrmRPCommerce.PnAreatrabalho;
aForm.Show;
aForm.Left := Round((FrmRPCommerce.PnAreatrabalho.Width - aForm.Width)/2);
aForm.Top := Round((FrmRPCommerce.PnAreatrabalho.Height - aForm.Height)/2);
O Código acima é para abrir o form dentro do panel, ao minimiza o mesmo, tem como o form ficar no formato do icone inves de retangular.
GOSTEI 0
Alberto
08/02/2017
Para o form se transformar num icone:
O que você quer fazer é igual ao windows, quando minimiza uma aplicação ela fica mostrando somente o icone na barra de tarefas.
Voce pode fazer o mesmo que o windows faz, ao minimizar o form, de um close nele, ele sumirá da tela, ai então mostre um icone, num componente TIMAGE, quando clicar no icone, torne o icone invisivel, e abra novamente o form com show.
Tem que fazer tudo na mão mesmo, automaticamente isso não existe.
O que você quer fazer é igual ao windows, quando minimiza uma aplicação ela fica mostrando somente o icone na barra de tarefas.
Voce pode fazer o mesmo que o windows faz, ao minimizar o form, de um close nele, ele sumirá da tela, ai então mostre um icone, num componente TIMAGE, quando clicar no icone, torne o icone invisivel, e abra novamente o form com show.
Tem que fazer tudo na mão mesmo, automaticamente isso não existe.
GOSTEI 0