Modelagem de Dados
Ola.
Preciso fazer um sistema com várias categorias e sub-categorias. Tipo uma loja virtual como as Americanas.com. Mas eu não posso ´fechar´ as categorias, preciso de flexibilidade para o usuário criar as próprias categorias e sub-categorias. Reaproveitar todo o projeto é a idéia, por isso preciso de muita flexibilidade nas categorias montagens de produtos. Está fora de questão fazer uma base voltada para cada setor. Tem que atender a todos da melhor forma possível.
Não estou conseguindo imaginar uma relação produto, categoria, sub-categorias...
Alguém pode me dar um dica?
Sei que tá no lugar errado mas no fórum de modelagem não iria conseguir resposta.
Obrigado.
Preciso fazer um sistema com várias categorias e sub-categorias. Tipo uma loja virtual como as Americanas.com. Mas eu não posso ´fechar´ as categorias, preciso de flexibilidade para o usuário criar as próprias categorias e sub-categorias. Reaproveitar todo o projeto é a idéia, por isso preciso de muita flexibilidade nas categorias montagens de produtos. Está fora de questão fazer uma base voltada para cada setor. Tem que atender a todos da melhor forma possível.
Não estou conseguindo imaginar uma relação produto, categoria, sub-categorias...
Alguém pode me dar um dica?
Sei que tá no lugar errado mas no fórum de modelagem não iria conseguir resposta.
Obrigado.
Danielclubedelphi
Curtidas 0
Respostas
Aroldo Zanela
03/02/2005
Colega,
Eu usaria:
Acredito que você terá mais changes de obter mais opiniões em: www.oodesign.com.br
Eu usaria:
Categoria -+-----<- Sub-categoria +-----<- Produtos
Acredito que você terá mais changes de obter mais opiniões em: www.oodesign.com.br
GOSTEI 0
Motta
03/02/2005
Eu faria algo assim
Grosso modo, claro
categoria produto ----------- >---------- --------- cod_cat i cod_produto cod_cat_pai ----------i ... i cod_categoria i-------------------------------<
Grosso modo, claro
GOSTEI 0
Motta
03/02/2005
Ficou uma m...
:-))
GOSTEI 0
Aroldo Zanela
03/02/2005
Ficou uma m...
Colega,
Não sei se você conhece o ConTEXT (http://www.context.cx/). Ele possui templates para várias linguagens de programação e pode ser customizado para português. Com ele, fica mais fácil.
GOSTEI 0
Motta
03/02/2005
Não , não conheço , quis fazer um der simplificado, mas não deu certo ...
Na realidade é categoria com autorelacionamento é esta se liga a produto, a hierarquia fica sem limites (em teste)[/code]
Na realidade é categoria com autorelacionamento é esta se liga a produto, a hierarquia fica sem limites (em teste)[/code]
GOSTEI 0
Aroldo Zanela
03/02/2005
Não , não conheço , quis fazer um der simplificado, mas não deu certo ...
Colega,
Na verdade o ConTEXT é apenas um editor para programação e por utilizar fontes mono-espaçadas, fica mais fácil ´desenhar´. Mas foi muito bem lembrado o uso de auto-relacionamento, não sei se o banco que o autor da thread está usando suporta.
GOSTEI 0
Danielclubedelphi
03/02/2005
Estou usando MySQL 4x.
A ideia é eu fazer um campo que aponte para a própria chave primaria da tabela?
Nao sei se tem esse recurso, mas se tiver parece que soluciona o problema.
A ideia é eu fazer um campo que aponte para a própria chave primaria da tabela?
Nao sei se tem esse recurso, mas se tiver parece que soluciona o problema.
GOSTEI 0
Marcelo Saviski
03/02/2005
Editrei um pouco o ´desenho´, não sei se ficou bem certo...
GOSTEI 0