Modelagem de Dados

Delphi

03/02/2005

Ola.

Preciso fazer um sistema com várias categorias e sub-categorias. Tipo uma loja virtual como as Americanas.com. Mas eu não posso ´fechar´ as categorias, preciso de flexibilidade para o usuário criar as próprias categorias e sub-categorias. Reaproveitar todo o projeto é a idéia, por isso preciso de muita flexibilidade nas categorias montagens de produtos. Está fora de questão fazer uma base voltada para cada setor. Tem que atender a todos da melhor forma possível.

Não estou conseguindo imaginar uma relação produto, categoria, sub-categorias...

Alguém pode me dar um dica?

Sei que tá no lugar errado mas no fórum de modelagem não iria conseguir resposta.

Obrigado.

Danielclubedelphi

Danielclubedelphi

Curtidas 0

Respostas

Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

03/02/2005

Colega,

Eu usaria:

Categoria -+-----<- Sub-categoria +-----<- Produtos

Acredito que você terá mais changes de obter mais opiniões em: www.oodesign.com.br

GOSTEI 0
Motta

Motta

03/02/2005

Eu faria algo assim

categoria                                produto
-----------     >----------               ---------
cod_cat                   i               cod_produto
cod_cat_pai     ----------i               ...
          i                                cod_categoria
          i-------------------------------<

Grosso modo, claro

GOSTEI 0
Motta

Motta

03/02/2005

Ficou uma m...

:-))

GOSTEI 0
Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

03/02/2005

Ficou uma m... :-))

Colega,

Não sei se você conhece o ConTEXT (http://www.context.cx/). Ele possui templates para várias linguagens de programação e pode ser customizado para português. Com ele, fica mais fácil.

GOSTEI 0
Motta

Motta

03/02/2005

Não , não conheço , quis fazer um der simplificado, mas não deu certo ...

Na realidade é categoria com autorelacionamento é esta se liga a produto, a hierarquia fica sem limites (em teste)[/code]

GOSTEI 0
Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

03/02/2005

Não , não conheço , quis fazer um der simplificado, mas não deu certo ... Na realidade é categoria com autorelacionamento é esta se liga a produto, a hierarquia fica sem limites (em teste)[/code]

Colega,

Na verdade o ConTEXT é apenas um editor para programação e por utilizar fontes mono-espaçadas, fica mais fácil ´desenhar´. Mas foi muito bem lembrado o uso de auto-relacionamento, não sei se o banco que o autor da thread está usando suporta.

GOSTEI 0
Danielclubedelphi

Danielclubedelphi

03/02/2005

Estou usando MySQL 4x.

A ideia é eu fazer um campo que aponte para a própria chave primaria da tabela?

Nao sei se tem esse recurso, mas se tiver parece que soluciona o problema.

GOSTEI 0
Marcelo Saviski

Marcelo Saviski

03/02/2005

Editrei um pouco o ´desenho´, não sei se ficou bem certo...

GOSTEI 0
POSTAR