Mostrando Somente Itens Ativos no DBGrid [Delphi7]

Delphi

16/07/2014

Olá! Bom, primeiramente quero pedir desculpas pela falta de experiência, estou começando a meio ano a programar e estou buscando conhecer mais a área e estou entrando em Delphi, então, caso algum código mal desenvolvido peço a compreensão e dicas para que possa melhorar.
Minha Dúvida é a Seguinte:

- Tenho uma tabela no meu banco de dados com o nome CLIENTES, nessa tabela tenho um campo com o nome ATIVO do tipo CHAR(1) uso o Firebird! esse campo ATIVO vai receber valores Booleanos, T (True) ou F (False);
- No Delphi: Estou usando os Componentes da palheta InterBase, liguei o banco de dados IBDataBase(dbDados), adicionei um IBTransiction(trnDados) e liguei a tabela de clientes a um IBTable(tblClientes). E, tenho um DBGrid(dbgClientes) ligado a um DataSource(dsClientes);
- Criei uma IBQuery(qryClientes) mas não estou conseguindo ativá-la, mas já pergunto para poder sanar todas as minhas dúvidas;

usei em SQL no IBQuery(qryClientes): select*from CLIENTES where ATIVO = 'T'
porém não consigo ativálo!
como faço pra ativar esse ativar esse IBQuery, e configurá-lo corretamente para que meu DBGrid(dbgClientes) passa a exibir somentes os Clientes que receberem ATIVO=T ?
Ariel Morgan

Ariel Morgan

Curtidas 0
POSTAR