Mostrar campo de outra tabela no dbgrid
Bom dia amigos, procurei sobre minha dúvida, mas não encontrei nada bem específico.
Estudo do caso:
Tenho a tabela itens de vendas com os campos: item,codpro,qtd,preco
Quero que dbgrid no apareça:
item,codpro,(nomedoprodutodatabelaprodutos),qtd,preco
Utilizo delphi 7 , firebird 1.5 e dbexpress (SQLconec,sqldataset,datasetprovider,clientdataset)
Para filtrar os itens a mostrar uso:
Tabela de itens: vItens
Tabela de produtos: Produtos
Feliz Natal com muita alegria.
Um abraço
Mario
Estudo do caso:
Tenho a tabela itens de vendas com os campos: item,codpro,qtd,preco
Quero que dbgrid no apareça:
item,codpro,(nomedoprodutodatabelaprodutos),qtd,preco
Utilizo delphi 7 , firebird 1.5 e dbexpress (SQLconec,sqldataset,datasetprovider,clientdataset)
Para filtrar os itens a mostrar uso:
DM.SQL_vItens.Close ; DM.SQL_vItens.CommandText := ´SELECT * FROM vItens WHERE CodEmp=:vCodEmp AND Pedido=:vPedido´ ; DM.SQL_vItens.ParamByName(´vCodEmp´).AsInteger := fMenu.CodEmpSelec ; DM.SQL_vItens.ParamByName(´vPedido´).AsInteger := vCodPedido; DM.SQL_vItens.Open ;
Tabela de itens: vItens
Tabela de produtos: Produtos
Feliz Natal com muita alegria.
Um abraço
Mario
Aldus
Curtidas 0
Respostas
Dataclass
25/12/2004
Faz assim:
deve funcionar, outra alternativa é usando join mas não tenho como testar pois estou sem o IB ou o FB....
SELECT vItens.*,tabProdutos.nomeProduto FROM vItens,tabProdutos WHERE (vItens.codigoProduto = tabProdutos.codigoProduto) AND (CodEmp=:vCodEmp) AND (Pedido=:vPedido´)
deve funcionar, outra alternativa é usando join mas não tenho como testar pois estou sem o IB ou o FB....
GOSTEI 0
Dataclass
25/12/2004
Faz assim:
SELECT vItens.*,tabProdutos.nomeProduto FROM vItens,tabProdutos WHERE (vItens.codigoProduto = tabProdutos.codigoProduto) AND (CodEmp=:vCodEmp) AND (Pedido=:vPedido´)
GOSTEI 0
Aldus
25/12/2004
Olá, bom dia, tentei da seguinte forma mas não retornou o nome do produto:
Nas tabelas produtos e vitens tenho o campo codemp que fazem parte da chave primaria:
Um abraço
DM.SQL_vItens.CommandText := ´SELECT vItens.*,Produtos.NomePro FROM vItens,Produtos WHERE vItens.CodEmp=Produtos.CodEmp AND vItens.CodPro=Produtos.CodPro AND vItens.CodEmp=:vCodEmp AND vItens.Pedido=:vPedido´ ;
Nas tabelas produtos e vitens tenho o campo codemp que fazem parte da chave primaria:
Produtos: constraint IP_Produtos primary key (codemp,codpro)
vItens: constraint IP_VItens primary key (codemp,pedido,codpro)
Um abraço
GOSTEI 0