Mostrar resultado de uma Query em um dbgrid
Gente, já postei isto mas o que me disseram nao funcionou, alguem aqui sabe como faço para mostrar os resultados de uma sqlquery em um dbgrid? Eu utilizo o dbExpress.
Nish
Curtidas 0
Respostas
Kerberos
17/01/2004
ponha o Componente Data Source e linke ele a sua SQlQuery depois like sua dbGrid ao seu Data Source.
Obs.: e não estiverem no mesmo formulário vc tem de acrescentar na clausula USES do formulário que conter a dbGrid o nome da Unit que se encontra o seu Data Source junto com a sqlQuery
Um Abraço....espero ter ajudado
Obs.: e não estiverem no mesmo formulário vc tem de acrescentar na clausula USES do formulário que conter a dbGrid o nome da Unit que se encontra o seu Data Source junto com a sqlQuery
Um Abraço....espero ter ajudado
GOSTEI 0
Nish
17/01/2004
E quais comandos dou no Sqlquery? Mando dar um open? Execute? O que?
GOSTEI 0
Marco Salles
17/01/2004
E quais comandos dou no Sqlquery? Mando dar um open? Execute? O que?
Vamos Dar Um Passo De Cada Vez. Faça o Que Kerberos Sugeriu. OK :!:
Na Propiedade ´DataBaseName´ Do Query Escolha Um Alias. Vamos Escolher o Alias DbDemos(Este Aliase Deve Ter No Seu Delphi). Ok
Vamos Agora Na Propiedade ´Sql´ Do Query Dar Um Click :arrow: Abre-se O ´String List Editor´ e Vamos Escrever o Seguinte:
Linha 1 Select
Linha 2 *From
Linha 3 Country *****Esta Tabela Tambem Deve Ter No Seu Delphi***
Fechamos e Selecionamos a Opção Active Do Query Em ´True´ . Com Certeza, o DbGrid Mostra o Conteudo Da Tabela....
Atê Aí Tudo Bem, mas Sobre a Pesquisa :?: Como Mostrar o Resultado De Uma Pesquisa No DbGrid :?: Primeiro a Gente Tem Que Saber Qual a Pesquisa Que Voce Que Realizar. Já Que Voce Não Disse , Vamos Neste Mesmo Exemplo Definir Uma . Que Tal Fazer Uma Pesquiza Nesta Tabela Cujo Parametro Será Os Países Que Tem Mais De 10000000 (Cem Milhoes De Habitantes) e Mostra o Resultado Em Um DbGrid :!:
Em Um Edit Do Form Digite ´10000000´............................
No Evento OnClick De Um Botão Digite O Código Abaixo:
begin
Query1.Close;
Query1.Sql.Clear;
Query1.Sql.Add(´Select *From Country´);
Query1.Sql.Add(´Where Population>=:QuantidaDePopulacao´);
Query1.ParamByName(´QuantidaDePopulacao´).asInteger:=StrToInt
(Edit1.text);
Query1.Prepare;
Query1.Open;
end;
Rode o Programa E Deguste Os Resultados Da Pesquisa Sql No DbGrid Que Deve Estar Devidamente Conectado....
GOSTEI 0
Nish
17/01/2004
Ao tentar linkar o dbgrid no datasource da a mensagem: ´Operation not allowed on a unidirectional dataset´. Estou usando os componentes da paleta dbExpress.
GOSTEI 0
Marco Salles
17/01/2004
Ao tentar linkar o dbgrid no datasource da a mensagem: ´Operation not allowed on a unidirectional dataset´. Estou usando os componentes da paleta dbExpress.
Nish , Voce Esta Usando Que Delphi :?: Alem Do Mais Esta Paleta Mencionada NO Meu Delphi Não Tem(Obs:Eu Uso Delphi 5) :?: Tudo Que Lhe Passei Foi Usando Os Componetes Da Palete ´DATA ACCESS E
DATA CONTROLS´ :!: Voce Não Tem Esses Componetes Nesta Paleta :?:
GOSTEI 0
Nish
17/01/2004
Estou usando o delphi 6...
GOSTEI 0