Mostrar um método Protegido ao mundo externo como?
Pessoal,
O que quero fazer é o que a Borland chama de ´surface property´, mas com métodos.
Assim: tenho uma classe pai que tem TODOS os métodos como protegido. Tem como na classe filha eu colocar esses métodos que no pai são protegidos com a visibilidade pública?
Gostaria de fazer igual com propriedades, e não precisar declarar eles na seção pública e dar override em todos os métodos. Tem como ?
Obrigado.
Yalle Cunha.
O que quero fazer é o que a Borland chama de ´surface property´, mas com métodos.
Assim: tenho uma classe pai que tem TODOS os métodos como protegido. Tem como na classe filha eu colocar esses métodos que no pai são protegidos com a visibilidade pública?
Gostaria de fazer igual com propriedades, e não precisar declarar eles na seção pública e dar override em todos os métodos. Tem como ?
Obrigado.
Yalle Cunha.
Yallebr
Curtidas 0
Respostas
Faelcavalcanti
04/05/2005
Dessa forma você estaria quebrando o conceito de O.O pois mesmo que você atribuísse um método protegido à classe pai, a filha teria total visibilidade e não outras classes mesmo que sejam de outros pacotes e assim como outros projetos. Existem diversos design patterns de aplicação para resolver assuntos sobre tipos de visibilidades aplicados. O que viria em mente para se poder fazer isso, mas sobre ´surface property´ nunca ouvi falar, e também gostaria de saber sobre o assunto. Obrigado!!!
GOSTEI 0
Yallebr
04/05/2005
faelcavalcanti,
A questão de quebrar o conceito OO, acho que não estaria fazendo isso. Pois o Delphi permite que eu faça isso com propriedades. Até com método. Mas com método eu tenho que redeclarar o método no público e chamar o inherited apenas (não quero fazer isso), eu quero fazer isso igual com propriedades. Apenas adicionando as assinaturas.
property MultaReal; Isso eu estaria vendo a propriedade que é protegida no pai e publicando (published) no filho.
A questão de quebrar o conceito OO, acho que não estaria fazendo isso. Pois o Delphi permite que eu faça isso com propriedades. Até com método. Mas com método eu tenho que redeclarar o método no público e chamar o inherited apenas (não quero fazer isso), eu quero fazer isso igual com propriedades. Apenas adicionando as assinaturas.
property MultaReal; Isso eu estaria vendo a propriedade que é protegida no pai e publicando (published) no filho.
GOSTEI 0
Marco Salles
04/05/2005
Eu nao sei se entendi bem a sua pergunta... :arrow: Mas acho que voce na realidade, quer acessar os [b:49918950f7]dados Protegidos [/b:49918950f7]de uma classe em Outra Unit... Porque na unit que foi definido , é claro que se consegue acessar :lol: :lol:
Olhe , se existe algum jeito , de alterar esta definição , eu particurlamente não conheço. :cry: . Mas para acessar dados Protegidos de Uma determinada classe , :idea: nen precisa torna-los publicos na classe filha...
:wink: Basta Fazer uma[b:49918950f7] conversão do tipo do objeto [/b:49918950f7]na nova Classe e acessar os dados Protegidos atravez dela...
Vamos ao Exemplo:
Suponha que voce tenha declarado uma classe pai
[b:49918950f7][color=darkred:49918950f7]Com fazer para acessar a propriedade ProtecttedData ?? com torna-la Visivel???[/color:49918950f7][/b:49918950f7]
Olhe para a Definição da classe filha
suponha que se tenha definido uma simples classe filha , em uma outra unit..Esta classe filha pode ser a mais simples ..
o Macete e fazer uma conversão do tipo do objeto na nova classe e acessar os dados protegidos atraves dela. Por exemplo:
O grande macete é a chamada que se faz...
Olhe , se existe algum jeito , de alterar esta definição , eu particurlamente não conheço. :cry: . Mas para acessar dados Protegidos de Uma determinada classe , :idea: nen precisa torna-los publicos na classe filha...
:wink: Basta Fazer uma[b:49918950f7] conversão do tipo do objeto [/b:49918950f7]na nova Classe e acessar os dados Protegidos atravez dela...
Vamos ao Exemplo:
Suponha que voce tenha declarado uma classe pai
Type Ttest = Class protected ProtecTedData:Integer; public PublicData:Integer; Function GetValue:String; end;
[b:49918950f7][color=darkred:49918950f7]Com fazer para acessar a propriedade ProtecttedData ?? com torna-la Visivel???[/color:49918950f7][/b:49918950f7]
Olhe para a Definição da classe filha
suponha que se tenha definido uma simples classe filha , em uma outra unit..Esta classe filha pode ser a mais simples ..
o Macete e fazer uma conversão do tipo do objeto na nova classe e acessar os dados protegidos atraves dela. Por exemplo:
var obj:TTest; begin obj:=TTest.Create; //obj.ProtectedData:=20; --->> Não compila ....Fazer a conversão TFake(Obj).ProtectedData:=20; //acessando os dados obj.Free;
O grande macete é a chamada que se faz...
GOSTEI 0
Yallebr
04/05/2005
Marco Salles,
Obrigado pela resposta.
O que vc falou realmente funciona. Mas não seria isso q eu queria. Eu querio assim.
Obrigado pela resposta.
O que vc falou realmente funciona. Mas não seria isso q eu queria. Eu querio assim.
TPai = class private FResultado: Float; protected procedure Contar; property Resultado: Float read FResultado write FResultado; end; TFilho = class(TPai) public property Resultado; ----> isso funcionado. //queria fazer isso. procedure Contar; override. (mas sem precisar implementar o método, igual a propriedade end;
GOSTEI 0
Marco Salles
04/05/2005
TPai = class private FResultado: Float; protected procedure Contar; property Resultado: Float read FResultado write FResultado; end; TFilho = class(TPai) public property Resultado; ----> isso funcionado. //queria fazer isso. procedure Contar; override. (mas sem precisar implementar o método, igual a propriedade end;
GOSTEI 0
Marco Salles
04/05/2005
Apertei o Botão sem terminat minha colocação :oops: :oops: :oops:
Quase que absoluta certeza , que , campos e métodos Definidos com a directiva Private Não Podem se acessados Fora da Unidade onde esta declarado a Classe
Agora , campos e métodos , definidos com a directica Protected Tem a visibilidade Limitada e podem, [b:5c145af1b2]usando a correta conversão [/b:5c145af1b2], serem acessadas Fora da Unidade que a declara...
:arrow: Geralmente , o padrão é , campos de uma classe usando a directiva Private e métodos que acessam esse campos usando a directiva Public
Na sua definição da classe pai , voce deve [b:5c145af1b2]redefinir[/b:5c145af1b2]
Com isto voce Torna ´publico´ o Valor de Resultado e na classe filha ;
Voce consegue agora:
Serai isto :?: :?: :?: :?:
Quase que absoluta certeza , que , campos e métodos Definidos com a directiva Private Não Podem se acessados Fora da Unidade onde esta declarado a Classe
Agora , campos e métodos , definidos com a directica Protected Tem a visibilidade Limitada e podem, [b:5c145af1b2]usando a correta conversão [/b:5c145af1b2], serem acessadas Fora da Unidade que a declara...
:arrow: Geralmente , o padrão é , campos de uma classe usando a directiva Private e métodos que acessam esse campos usando a directiva Public
Na sua definição da classe pai , voce deve [b:5c145af1b2]redefinir[/b:5c145af1b2]
unit Unit2;
interface
type
TPai = class
private
FResultado:Real;
Function GetResultado:Real;
procedure SetResultado(const Value: Real);
public
property Resultado: Real read FResultado write FResultado;
end;
implementation
{ TPai }
function TPai.GetResultado: Real;
begin
result:=FResultado;
end;
procedure TPai.SetResultado(const Value: Real);
begin
FResultado:=Value;
end;Com isto voce Torna ´publico´ o Valor de Resultado e na classe filha ;
Voce consegue agora:
type TFilho = Class(TPai); ............... var obj:TFilho; Begin obj.Create; Obj.Resultado:=20; showmessage(FloatToStr(Obj.Resultado)); obj.Free; end;
Serai isto :?: :?: :?: :?:
GOSTEI 0
Yallebr
04/05/2005
Não.
O que vc fez funciona, pois ele está declarado como público no método do pai.
Agora vamos supor que tenho o método contar no protegido do pai. Eu quero colocar no publico do filho. Igual vc faria com uma propriedade. APenas redeclarando ele no filho no local onde desejo. Assim
O que vc fez funciona, pois ele está declarado como público no método do pai.
type
TPai = class
private
FResultado:Real;
Function GetResultado:Real;
procedure SetResultado(const Value: Real);
public
[b:24cdd4a3ed] property Resultado: Real read FResultado write FResultado; [/b:24cdd4a3ed]
end;
Agora vamos supor que tenho o método contar no protegido do pai. Eu quero colocar no publico do filho. Igual vc faria com uma propriedade. APenas redeclarando ele no filho no local onde desejo. Assim
type TPai = class private FResultado:Real; procedure Contar; public property Resultado: Real read FResultado write FResultado; end; TFIlho = class(TPai) public procedure Contar; override; (ou qualquer outra diretiva que permita) ---> Isso não funciona. Pois preciso imprementar o método. E eu não quero implementar o método, ele é 100¬ igual ao do pai, ele muda apenas a visibilidade dele. Entendeu? end;
GOSTEI 0
Beppe
04/05/2005
Não tem como só redeclarar...o que vc pode fazer e declará-lo como púclico e na sua implementação chamar o método do pai.
GOSTEI 0
Marco Salles
04/05/2005
Agora vamos supor que tenho o método contar no protegido do pai.
Eu quero colocar no publico do filho.
APenas redeclarando ele no filho no local onde desejo. Assim
Não tem como só redeclarar...o que vc pode fazer e declará-lo como púclico e na sua implementação chamar o método do pai.
[color=red:12c275ed34][b:12c275ed34]Isto é Ponto....[/b:12c275ed34][/color:12c275ed34]
Pois preciso imprementar o método. E eu não quero implementar o método, ele é 100¬ igual ao do pai, ele muda apenas a visibilidade dele. Entendeu?
[color=red:12c275ed34][color=red]Isto é outro Ponto[/color:12c275ed34][/color]
[b:12c275ed34]Mude a directiva de Private para Protected e use a conversão[/b:12c275ed34]
GOSTEI 0
Yallebr
04/05/2005
Marco Salles e Beep,
Obrigado.
Beep, seria isso mesmo que eu queria.. Eu cheguei a conslusão que não da. Queria ver isso com vc´s antes de formular uma opniao final.
8)
Obrigado.
Beep, seria isso mesmo que eu queria.. Eu cheguei a conslusão que não da. Queria ver isso com vc´s antes de formular uma opniao final.
8)
GOSTEI 0
Beppe
04/05/2005
Marco Salles e Beep,
Obrigado.
8)
A propósito, lembre de colocar o [b:289ab63457]inherited[/b:289ab63457] na frente, se for usar exatamente o mesmo nome.
GOSTEI 0