Mover um form qdo mover o principal
Bom dia!
Tenho dois forms, um principal e um que servirá de menu de botões, como um toolwin window. Porém, gostaria de, quando mover o form principal, o outro form pudesse ´acompanhar´. Porém não encontro nenhum evento que me permita saber quando estão movendo o form principal... Alguém saberia me ajudar?
Tenho dois forms, um principal e um que servirá de menu de botões, como um toolwin window. Porém, gostaria de, quando mover o form principal, o outro form pudesse ´acompanhar´. Porém não encontro nenhum evento que me permita saber quando estão movendo o form principal... Alguém saberia me ajudar?
As-mad
Curtidas 0
Respostas
Edilcimar
02/11/2003
eu nunca tentei, mas provavelmente o melhor caminho seja ancorar o form2 no form1
GOSTEI 0
As-mad
02/11/2003
Como eu faria essa âncora?
Eu estava imaginando em algo como capturar uma mensagem do windows no form principal. Alguém conhece uma mensagem que eu possa usar?
Eu estava imaginando em algo como capturar uma mensagem do windows no form principal. Alguém conhece uma mensagem que eu possa usar?
GOSTEI 0
As-mad
02/11/2003
Consegui!
declarei a seguinte função:
procedure MoveWindow(var msg :TMessage); message WM_MOVE;
e implementei-a na classe da seguinte forma:
procedure TfrmPrincipal.MoveWindow(var msg: TMessage);
begin
frmBarra.Top := Topo; // função que traz Top+Height
frmBarra.Left := Left;
end;
declarei a seguinte função:
procedure MoveWindow(var msg :TMessage); message WM_MOVE;
e implementei-a na classe da seguinte forma:
procedure TfrmPrincipal.MoveWindow(var msg: TMessage);
begin
frmBarra.Top := Topo; // função que traz Top+Height
frmBarra.Left := Left;
end;
GOSTEI 0
Smash
02/11/2003
Bacana sua solução, AS-Mad! Eu estou estudando Windows messages tb e ia olhar se a WM_MOVE servia, qdo vc mesmo respondeu. Ja q vc conhece esse tipo de procedimento, tire uma duvida minha:
Eu peguei um handle de um botao q nao faz parte da minha aplicacao. Meu objetivo é alterar propriedades dele como visible, enabled, width e height. So consegui alterar o caption pela WM_SETTEXT. Tem alguma idéia de como usar o handle para manipular os objetos externos como se fossem da minha aplicaçao?
Valeu
Eu peguei um handle de um botao q nao faz parte da minha aplicacao. Meu objetivo é alterar propriedades dele como visible, enabled, width e height. So consegui alterar o caption pela WM_SETTEXT. Tem alguma idéia de como usar o handle para manipular os objetos externos como se fossem da minha aplicaçao?
Valeu
GOSTEI 0
As-mad
02/11/2003
Carinha, infelizmente não sei.. e não manjo não, eu fui só fuçando... axo q vc devia abrir um tópico com a sua pergunta.. bem interessante mesmo saber isso =)
abraços
abraços
GOSTEI 0