movimentação financeira e geração de parcelas para compras a prazo
se algum de vocês já fizeram um sistema comercial, será que você poderia me dar o previlégio de me dar uma ajudinha por favor. Estou realizando um sistema para um mercadinho. e gostaria de saber como faço após concluir uma venda tipo, forma de pagamento se for parcelado, como faço quanto a quantidade de parcelas, e se for pagamento a vista pra onde vai o valor da compra. Será necessário criar uma tabela para gravar o que o mercadinho faturou durante um dia, uma semana ou um mês por exemplo. Sou iniciante no ramo. fiz um curso de técnico de informática mas infelizmente tive péssimos professores em disciplinas de análise e banco de dados. Agradeço pela atenção.
Donilton Silva
Curtidas 0
Respostas
Joel Rodrigues
27/12/2011
Boa noite, Donilton.
Bem, geralmente se grava em uma tabela o cabeçalho(código, data, valor, forma de pagamento, cliente, etc) da venda e em outra os itens.
Nesse caso, você pode ter uma tabela para o PARCELAMENTO onde você cada registro contem o código da compra, o valor da parcela, a data de vencimento e de pagamento, entre outras informações que julgar necessário
Assim, haveria um relacionamento 1-N (1 venda PODE conter N parcelas).
Ao salvar a venda, você pegaria o valor total dividiria pela quantidade de parcelas para estimar/sugerir o valor da cada parcela (não sei se você quer permitir alterar). Para determinar o vencimento (como sugestão), você pode definir uma quantidade de dias entre parcelas e uma carência (nem sei se é esse o termo), que seria uma quantidade de dias até começar a pagar a primeira parcela.
Bom, são algumas dicas.
Se preferir, pode me mandar um email que tento te ajudar com umas dicas.
joelrlneto@gmail.com
Bem, geralmente se grava em uma tabela o cabeçalho(código, data, valor, forma de pagamento, cliente, etc) da venda e em outra os itens.
Nesse caso, você pode ter uma tabela para o PARCELAMENTO onde você cada registro contem o código da compra, o valor da parcela, a data de vencimento e de pagamento, entre outras informações que julgar necessário
Assim, haveria um relacionamento 1-N (1 venda PODE conter N parcelas).
Ao salvar a venda, você pegaria o valor total dividiria pela quantidade de parcelas para estimar/sugerir o valor da cada parcela (não sei se você quer permitir alterar). Para determinar o vencimento (como sugestão), você pode definir uma quantidade de dias entre parcelas e uma carência (nem sei se é esse o termo), que seria uma quantidade de dias até começar a pagar a primeira parcela.
Bom, são algumas dicas.
Se preferir, pode me mandar um email que tento te ajudar com umas dicas.
joelrlneto@gmail.com
GOSTEI 0
Donilton Silva
27/12/2011
Muito obrigado por sua participação em meu aprendizado, viu joel. Gostaria sim de mais uma dica se você é claro tiver um tempinho. Na venda avulsa (cliente não cadastrado) existe o fechamento de caixa, como funciona este processo de fechamento de caixa e pra que serve. A tá ia me esquecendo, sobre a movimentação de entrada e saída como funciona este processo também
(lembrando a você que já tenho a Tabela Movimento e Tipo de Movimento) mais ainda não sei utilizala. Mais uma vez muito obrigado por sua grandiosa ajuda em minha longa caminhada ao conhecimento.
(lembrando a você que já tenho a Tabela Movimento e Tipo de Movimento) mais ainda não sei utilizala. Mais uma vez muito obrigado por sua grandiosa ajuda em minha longa caminhada ao conhecimento.
GOSTEI 0