Mudanca de IB para FB

Firebird

05/04/2005

Boa Noite.

Espero que possam me auxiliar. Tenho uma aplicação que foi desenvolvida em IB, agora deve ser alterada para FB, no entanto como ja estou acostumado ao IB e ainda não fiz uso do FB gostaria de saber quais os passos a serem adotados para que se possa migrar corretamente.

Por exemplo: na aplicação eu utilizo DbExpress, Delphi 7, no componente SQLConnection somente disponibiliza o servidor Interbase, tenho que usar este ou ja existe algum drive de acesso para o Firebird? O FB utiliza quais bibliotecas? O Interbase usa as dlls GDS32.dll e DBexpint.dll, devo usar as mesmas para o Firebird ou utiliza-se outras?

Desde ja agradeço.

PS.: Pretendo migrar para o FB 1.5

Arc@njo

Arc@njo

Curtidas 0

Respostas

Maicongabriel

Maicongabriel

05/04/2005

Ao invés de utilizar ´GDS32.dll´, você irá utilizar a ´FBClient.dll´, que vem com o Firebird.
Você pode continuar utilizando o drive dbExpress do Interbase, ou pode utilizar o da UIB (opensource) : [url]http://www.progdigy.com/modules.php?name=Downloads&d_op=viewdownload&cid=2[/url]
Para trocar a sua base de servidor, aconselha-se, que você efetue o backup da mesma com o utilitario gbak do Interbase e depoiz restaure a base com o utilitario de gbak do Firebird.

GOSTEI 0
Gandalf.nho

Gandalf.nho

05/04/2005

Complementando a resposta do maicongabriel, para facilitar, inicialmente vc pode simplesmente instalar o FB 1.5 em modo de compatibilidade com o IB, o que gera uma cópia do arquivo gds32.ddl que pode ser usada por aplicações para não perder a compatibilidade com IB.

GOSTEI 0
POSTAR