Multicamadas-Validar Campos
:?: Olá a todos.
Estou desenvolvendo uma aplicação multicamadas e nos exemplos que consegui, a validação de campos ocorrem no servidor. Após pressionar o botão Gravar, no evento beforeupdaterecord do DataSet Provider no Remote DataModule.
Minha aplicação usa edit´s e gostaria de poder validar os campos ex: CPF, nome em branco, estado, no ato da digitação do campo.
Como posso realizar estas consistencias colocando os códigos de validação na aplicação servidora.
Abraços a todos
Neto
Estou desenvolvendo uma aplicação multicamadas e nos exemplos que consegui, a validação de campos ocorrem no servidor. Após pressionar o botão Gravar, no evento beforeupdaterecord do DataSet Provider no Remote DataModule.
Minha aplicação usa edit´s e gostaria de poder validar os campos ex: CPF, nome em branco, estado, no ato da digitação do campo.
Como posso realizar estas consistencias colocando os códigos de validação na aplicação servidora.
Abraços a todos
Neto
Neto
Curtidas 0
Respostas
Paullsoftware
11/08/2005
coloque o código de validação dos campos obrigatórios antes de enviar a solicitação para o servidor...
tipo...
if EditNome.text = ´´ then
ShowMessage(´Nome em branco´)
else
if FuncaoChecaCPF = False then
ShowMessage(´CPF inválido´)
else
...
e assim por diante.. :lol:
tipo...
if EditNome.text = ´´ then
ShowMessage(´Nome em branco´)
else
if FuncaoChecaCPF = False then
ShowMessage(´CPF inválido´)
else
...
e assim por diante.. :lol:
GOSTEI 0
Neto
11/08/2005
Obrigado ajuda, mas a idéia seria não crescer o executável cliente, sim a DLL Server.
Acho que isso poder dar uma bôa discussão. Como poderiamos resolver isso??
Abraços
Neto
Acho que isso poder dar uma bôa discussão. Como poderiamos resolver isso??
Abraços
Neto
GOSTEI 0
Rjun
11/08/2005
Eu utilizo programação em 3 camadas em C#(Interface/Regras de negócio/Banco de dados). Faço a validação nas três camadas.
GOSTEI 0
Martins
11/08/2005
A idéia do [b:9247123260]PaullSoftware[/b:9247123260], é válida, e o cliente talvez não fique tão grande.
Mas vale a pena buscar outras saídas.
Mas vale a pena buscar outras saídas.
GOSTEI 0
Neto
11/08/2005
O EXE, crescerá a medida que o sistema é implementado com novos Form´s, então torna-se arriscado validar na camada (interface/Cliente).
Como validar um edit na camada (Regras do Negocio) ????
Neto
Como validar um edit na camada (Regras do Negocio) ????
Neto
GOSTEI 0
Rjun
11/08/2005
É que em C# não valido o Edit. Por exemplo, tenho uma classe chamada cliente, então nas regras de negócio eu valido as propriedades do objeto cliente que veio da camada de interface.
GOSTEI 0
Neto
11/08/2005
É possível criar na camada (Regras do Negócio) uma Classe Cliente com as validações necessárias da classe, e apartir do Cliente acessa-las??
Caso seja possível é uma solução.
Neto
Caso seja possível é uma solução.
Neto
GOSTEI 0
Orpolonio
11/08/2005
Colocar as regras em dois lugares seria como programar em duas camadas.
Toda regra eu coloco na camada do meio deixando o .exe do cliente estatico e o banco de dados somente como armazenador de registros;
Toda regra eu coloco na camada do meio deixando o .exe do cliente estatico e o banco de dados somente como armazenador de registros;
GOSTEI 0
Kotho
11/08/2005
Kra... utilizando a tecnologia MIDAS, ou você testa como vc viu nos exemplos, ou para testar no ato da digitação, testa no client...
No meu entender, o ideal seria fazer todo o teste no final, pois pouparia programação.... porém, é feio, por exemplo, quando se digita um código de cliente, e somente testar se é um cliente válido no final... Isso é muito comum no WEB, mas em aplicações DeskTop, fica feio... é o que eu acho.
No meu entender, o ideal seria fazer todo o teste no final, pois pouparia programação.... porém, é feio, por exemplo, quando se digita um código de cliente, e somente testar se é um cliente válido no final... Isso é muito comum no WEB, mas em aplicações DeskTop, fica feio... é o que eu acho.
GOSTEI 0