Multicamadas-Validar Campos

Delphi

11/08/2005

:?: Olá a todos.
Estou desenvolvendo uma aplicação multicamadas e nos exemplos que consegui, a validação de campos ocorrem no servidor. Após pressionar o botão Gravar, no evento beforeupdaterecord do DataSet Provider no Remote DataModule.
Minha aplicação usa edit´s e gostaria de poder validar os campos ex: CPF, nome em branco, estado, no ato da digitação do campo.
Como posso realizar estas consistencias colocando os códigos de validação na aplicação servidora.
Abraços a todos
Neto

Neto

Neto

Curtidas 0

Respostas

Paullsoftware

Paullsoftware

11/08/2005

coloque o código de validação dos campos obrigatórios antes de enviar a solicitação para o servidor...

tipo...

if EditNome.text = ´´ then
ShowMessage(´Nome em branco´)
else
if FuncaoChecaCPF = False then
ShowMessage(´CPF inválido´)
else
...
e assim por diante.. :lol:

GOSTEI 0
Neto

Neto

11/08/2005

Obrigado ajuda, mas a idéia seria não crescer o executável cliente, sim a DLL Server.
Acho que isso poder dar uma bôa discussão. Como poderiamos resolver isso??
Abraços
Neto

GOSTEI 0
Rjun

Rjun

11/08/2005

Eu utilizo programação em 3 camadas em C#(Interface/Regras de negócio/Banco de dados). Faço a validação nas três camadas.

GOSTEI 0
Martins

Martins

11/08/2005

A idéia do [b:9247123260]PaullSoftware[/b:9247123260], é válida, e o cliente talvez não fique tão grande.

Mas vale a pena buscar outras saídas.

GOSTEI 0
Neto

Neto

11/08/2005

O EXE, crescerá a medida que o sistema é implementado com novos Form´s, então torna-se arriscado validar na camada (interface/Cliente).
Como validar um edit na camada (Regras do Negocio) ????
Neto

GOSTEI 0
Rjun

Rjun

11/08/2005

É que em C# não valido o Edit. Por exemplo, tenho uma classe chamada cliente, então nas regras de negócio eu valido as propriedades do objeto cliente que veio da camada de interface.

GOSTEI 0
Neto

Neto

11/08/2005

É possível criar na camada (Regras do Negócio) uma Classe Cliente com as validações necessárias da classe, e apartir do Cliente acessa-las??
Caso seja possível é uma solução.
Neto

GOSTEI 0
Orpolonio

Orpolonio

11/08/2005

Colocar as regras em dois lugares seria como programar em duas camadas.
Toda regra eu coloco na camada do meio deixando o .exe do cliente estatico e o banco de dados somente como armazenador de registros;

GOSTEI 0
Kotho

Kotho

11/08/2005

Kra... utilizando a tecnologia MIDAS, ou você testa como vc viu nos exemplos, ou para testar no ato da digitação, testa no client...

No meu entender, o ideal seria fazer todo o teste no final, pois pouparia programação.... porém, é feio, por exemplo, quando se digita um código de cliente, e somente testar se é um cliente válido no final... Isso é muito comum no WEB, mas em aplicações DeskTop, fica feio... é o que eu acho.

GOSTEI 0
POSTAR