MySQL + DBExpress + AutoIncremento

Delphi

26/09/2012

olá Amigos, estou com um problema e até agora não consegui solucionar, tenho uma tabela no mysql onde o campo id é autoincremento, está funcionando tudo certo, mais acontece que logo apos eu dar um post e um applyupdate, eu não consigo saber qual o valor do id, teria como eu pegar qual valor foi salvo no campo id? Estou usando delphi xe2, mysql e a conexão DBExpress(SQLQuery, DataSetProvider e ClientDataSet).

Agradeço desde já a ajuda de todos
Anderson Ferreira

Anderson Ferreira

Curtidas 0

Respostas

Wilton Júnior

Wilton Júnior

26/09/2012

Cara tem um colega meu da faculdade que ta fazendo a mesma coisa no seu sistema ele tambem usa o autoincremento do mysql, ele especifica todos os campo no sqlquery menos o auto incremental.
Tenta fazer uma sqlquery separada só com o código autoincremental para ser visualizado se for isso que entendi.

Espero ter ajudo.
Deus Abençoe.
GOSTEI 0
Leonardo Xavier

Leonardo Xavier

26/09/2012

To fazendo um sistema com a mesma estrutura que o seu, resolvei meu problema da seguinte forma:

Antes do comando insert. Da seguinte forma:

Quando o componente é ativado ou seja o clientedataset, ele já dá acesso direto a todos os dados da tabela para você então com isso você já tem os dados inclusive do Id de cada tabela sua

clientedatase1.active:=true;
clientedatase1.last;
variavel:=variavel+clientedataset.id_campotabela.value;

Quando você for dar o comando post é só informar o id_campotabela.value, e você terá a chave primaria de seu cadastro.

Seria isso que você queria?
GOSTEI 0
Alisson Santos

Alisson Santos

26/09/2012

olá Amigos, estou com um problema e até agora não consegui solucionar, tenho uma tabela no mysql onde o campo id é autoincremento, está funcionando tudo certo, mais acontece que logo apos eu dar um post e um applyupdate, eu não consigo saber qual o valor do id, teria como eu pegar qual valor foi salvo no campo id? Estou usando delphi xe2, mysql e a conexão DBExpress(SQLQuery, DataSetProvider e ClientDataSet).

Agradeço desde já a ajuda de todos

se for para controle interno, joga para uma variavel, se for para visualização joga direto para um campo db.
GOSTEI 0
POSTAR