MySQL...

Delphi

09/01/2004

Pessoal, lendo a PCMaster deste mês, veio um artigo interessante e preocupante sobre Software Livres.

Comenta sobre as licenças GPL,LGPL e uma tal de Liçenca Dupla.
Esta última refere-se ao MySQL como exemplo. Diz que ele sendo apenas o Banco de Dados, é Free. Mas incorporado a um software deve ser pago.

Muita gente fala muita coisa e nunca sabemos realmente a verdade sobre o MySQL. Algum expert poderia nos ajudar?

O que é isso: apenas como banco de dados e não ser incorporado para ser Free. Isso quer dizer que eu não poderia desenvolver Delphi/MySQL achando que é free que seria ilegal?

Vocês podem opinar no fórum de MySQL que vou colocar lá também.

Danilorsa

Danilorsa

Curtidas 0

Respostas

Rômulo Barros

Rômulo Barros

09/01/2004

Caro amigo, vi em um artigo que o mysql é free quando utilizado no linux. Caso seja utilizado no windows, sua licença está em torno de 300 reais.... (Vi em um artigo)

GOSTEI 0
Rfpsatin

Rfpsatin

09/01/2004

acho que esta meio confusa a reportagem. Pq serve um BD sozinho? ainda + o MySql? se fosse o Oracle... O Oracle tem ferramentas que dispensam qq outra RAD, tem forms, reports,....

Até onde sei, ele é FREEEEEEE p/ Linux, p/ Ruindows é Pago.

GOSTEI 0
Danilorsa

Danilorsa

09/01/2004

Licenças Duplas: há ainda casos de softwares que utilizam duas licenças. Isso ocorre em função do tipo de uso que será feito com aquele programa. ´Existem algumas armadilhas´, alerta o diretor executivo da Topcomm, Seido Nakanishi. Um bom exemplo disso é o MySQL. Quando usado apenas como banco de dados, sua licença é a GPL. Porém, caso seja incorporado em outro programa, torna-se um software proprietário e exige o pagamento de licença...

Revista PCMaster 01/2004

GOSTEI 0
Rfpsatin

Rfpsatin

09/01/2004

Seguinte Danilo, o que pude constatar no site é o seguinte

caso vc utilize o mysql com um outro software [b:bfcf2106f8]proprietário[/b:bfcf2106f8], vc deve adquirir a licença do mesmo que é de U$495.

Então, usar com Delphi, vc tem que pagar
Usar com PHP = Free
usar com Java = Free
Usar com VB = Pagar

Certo?

Ricardo

GOSTEI 0
Turbo Drive

Turbo Drive

09/01/2004

Outrra coisa, qdo vc utiliza o Mysql para desenvolvimento em Universidades e/ou escolas ded informática (ambas registradas no MEC), o Mysql se torna free, senão nego véi, tem que pagar.

GOSTEI 0
POSTAR