Na sua opinião o que usar para acessar o Firebird: dbExpress

Delphi

22/11/2004

Salve pessoal do forum ...
Neste final de semana estive fanzendo algumas pesquisas aqui no forum sobre qual seria a melhor paleta de componentes para acessar o Firebird. Encontrei muita coisa mesmo mas mesmo assim não me decidi sobre qual seria a melhor. tem pouco tempo que estou usando o Firebird, na verdade o sistema que estou desenvolvendo ainda nem esta sendo usado por ninguem. Algumas pessoas no forum dizem que os componentes interbase é melhor ja outros dbExpress.
Então pergunto ao pessoal que ja esta á mais tempo usando o Firebird: Qual paleta de componentes vc usa para acesso ao Firebird e porque?

estou aguardando os comentários

Mmoreira

Mmoreira

Curtidas 0

Respostas

Gandalf.nho

Gandalf.nho

22/11/2004

Eu uso o IBX, e por enquanto está funcionando muito bem.

GOSTEI 0
Alexpatrik

Alexpatrik

22/11/2004

Tambem uso IBX e nao tive problemas :D

GOSTEI 0
Massuda

Massuda

22/11/2004

Eu parto do princípio de que se o sistema terá que funcionar com diferentes bancos de dados, as opções são usar o dbExpress ou ADO. Caso contrário, eu usaria o IBX para Firebird.

GOSTEI 0
Mmoreira

Mmoreira

22/11/2004

muito obrigado a vcs que responderam a minha duvida .... ajudou bastante.

valew

GOSTEI 0
Anjobrasileiro

Anjobrasileiro

22/11/2004

Eu parto do princípio de que se o sistema terá que funcionar com diferentes bancos de dados, as opções são usar o dbExpress ou ADO. Caso contrário, eu usaria o IBX para Firebird.

Também uso o ADO para ter maior flexibilidade com mudanças de banco de dados.

GOSTEI 0
Bruno Belchior

Bruno Belchior

22/11/2004

para maiores informações vá na seção de enquetes que tem uma lá já bastante discutida valeu?

GOSTEI 0
Bon Jovi

Bon Jovi

22/11/2004

Massuda escreveu: Eu parto do princípio de que se o sistema terá que funcionar com diferentes bancos de dados, as opções são usar o dbExpress ou ADO. Caso contrário, eu usaria o IBX para Firebird. anjobrasileiro escreveu: Também uso o ADO para ter maior flexibilidade com mudanças de banco de dados.

Também desenvolvo mais usando ADO desde que foi introduzido no Delphi, pra Win32 é imbátivel em número de fontes de dados suportadas.

Tanto IBX qto dbExpress com o driver da Borland são excelentes, mas lembrando que são para Interbase e não há garantia de plena compatibilidade com próximas versões do Firebird, como poderá ler tb em muitos posts neste forum. Pra usar dbExpress vc teria que comprar um driver de terceiro, pois o driver free que existe lembro que testei +- 1 ano atrás e não estava nada estável, e mesmo assim não confio em soluções de terceiros obscuros. Teria mesmo que comprar um driver confiável.

Neste seu caso eu acessaria via ADO, pro Firebird usando o driver ODBC da própria comunidade (se tiver provider OLE DB estável deles, melhor ainda). E pra SQL Server naturalmente o provider OLE DB que já vem no MDAC.

GOSTEI 0
Bon Jovi

Bon Jovi

22/11/2004

Foi mal, fui pelo pesquisar e respondi no tópico errado, embora tenha haver, mas é mais pra este que quis responder: http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=66245

GOSTEI 0
POSTAR