Niveis de segurança - pratica

Infraestrutura

07/12/2013

temos na faculdade e em cursos apenas uma teoria de segurança da informação(dados, sistemas(operacionais e não))
em termos praticos, o que podemos fazer? seja em ambiente linux e windows (server).
Roniere Almeida

Roniere Almeida

Curtidas 0

Respostas

Alan Mario

Alan Mario

07/12/2013

boa pergunta Roniere, legal, vou acompanhar....e aproveitando o barco, essa segurança nos servers interferem no banco de dados?
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

07/12/2013

boa pergunta, eu só sei um pouco sobre banco de dados.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

07/12/2013

ta complicado, hehehe.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

07/12/2013

oooiiii... galera... boa tarde!!!

Acho esse assunto meio vasto e discursivo... rssr

todos esses sistemas tem suas segurancas, no caso, portas abertas ou fechadas, tanto windows server, quanto os bancos de dados, qto o proprio linux.

o importante eh manter essas configuracoes bem feitas e apenas as portas necessarias abertas para uso.

no caso o banco de dados tem uma porta especifica, assim como o ts, e por ai vai, algumas pessoas entendem que por seguranca eh melhor mudar essas portas e entao fazer as configuracoes com portas diferentes para oferecer mais seguranca.

o importante disso tudo eh ter um bom firewall instalado, antivirus, etc, etc... rsrsr

no nosso caso, aqui onde trabalho temos um firewall linux, temos um antivirus que tbm fornece um recurso de seguranca do tipo firewall, ele fecha as portas e detecta invacoes etc, migramos nossos principais servidores para a nuven, o acesso a nuvem somente com vpn e usando senhas de alta complexidade, letras, numeros, caracteres especiais, tudo misturado e pelo menos 10 caracteres no minimo... rsrsr

e estamos em inicio de implementacao de um apliance de firewall que oferecera mais seguranca ainda.

e por ai vai... rsrsr

espero ter ajudado a discurssao... rsrsr

abraco.

Alex - Lekao
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

07/12/2013

perguntas:

no windows server por exemplo, ja vem com um firewall não é?

no mesmo sistema operacional, em si tratando de portas, na instalação limpa(nova) é necessario implementar essa segurança?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

07/12/2013

sim o windows normalmente ja tem.

e na instalacao tudo dependera de sua analise, se vc quiser mudar as portas e tal, ai vc muda, mas essas analises normalmente sao feitas sempre no inicio de tudo.

dependendo da estrutura que vc montar nao precisa mudar os padroes, pq para entrar na estrutura vc ja estaria em um firewall e tal.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

07/12/2013

tem nada aew não? material que ajude em cada situação?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

07/12/2013

tem nada aew não? material que ajude em cada situação?

cara... tenho nao...

aqui como tenho um pessoal que me assessora, eu recorro a eles e faco pesquisas, o que achar eu testo deu certo, bola pra frente... rsrsr

e infelizmente nao tenho muito o habito de ficar quardando material essas coisas... rsrsr
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

07/12/2013

poxa Alex, pois guarde, pode ser util para os amigos do forum!!!
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

07/12/2013

poxa Alex, pois guarde, pode ser util para os amigos do forum!!!

kkkk... blz...

to tentando guardar.. meus favoritos ta com uma lista de mais de 50 sites... srsrsr

o problema eh que vez ou outra nao lembro o que tenho e vou adicionar a favoritos novamente.... kkkk

sou muuuuito enrolado... rsrsr
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

07/12/2013

ah sim complica, hehehe, meus favoritos são organizados por pastas, o esquema do google chrome é perfeito, não precisa fazer backup.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

07/12/2013

eh.. eu tbm uso o chrome...

mas preciso me organizar e arrumar tempo... que ta complicado.. rsrsr

preciso parar e ajeitar tudo... e depois dar continuidade... com fiz tudo baguncado agora vai dar trabalho... rsrsr
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

07/12/2013

entendo, as vezes me perco com meus arquivos, mas sempre tento ajeitar tudo.
GOSTEI 0
POSTAR