Normalização de BD para biblioteca
Boa noite, pessoal...
Bateu uma dúvida aqui ! Geralmente as bibliotecas têm vários exemplares do mesmo livro. A nível de sistema, qual será a "forma correta" de inseri-los ? Cadastro todos os dados do livro repetidamente, em número igual ao exemplares, alterando somente o número do exemplar ? Ou há outra forma...
Obrigado.
Bateu uma dúvida aqui ! Geralmente as bibliotecas têm vários exemplares do mesmo livro. A nível de sistema, qual será a "forma correta" de inseri-los ? Cadastro todos os dados do livro repetidamente, em número igual ao exemplares, alterando somente o número do exemplar ? Ou há outra forma...
Obrigado.
Adalberto Brasaca
Curtidas 0
Melhor post
Jerson Boer
24/02/2018
Adalberto, bom dia. Se os exemplares são idênticos, acredito que ficaria uma base mais limpa, sem repetições, se você estruturar de forma que exista 1 cadastro do livro e uma outra tabela contabilizando os exemplares, como se fosse um estoque de produto. Nesse "estoque" poderiam ter dados adicionais como um Contabilizador de exemplares, data que ele foi adquirido, data em que aquele exemplar foi retirado, inutilizado, etc. E se o sistema possuir um processo de gestão por código de barras, colocaria essa informação também na tabela exemplar.
Avalie a ideia e qualquer coisa vamos complementando.
Avalie a ideia e qualquer coisa vamos complementando.
GOSTEI 1
Mais Respostas
Adalberto Brasaca
23/02/2018
Olá Jerson. Grato pela contribuição. Estou desenvolvendo essa aplicação para ajudar uma escola pública do Ensino Fundamental, totalmente free. Apesar da aplicação contemplar foto dos alunos e códigos de barras, eu já sei que eles não possuem leitor de códigos, nem uma webcam ou uma impressora na sala. Sabe como é escola do governo... Acho que você tem razão. Entrei em contato com a coordenadora da escola perguntando sobre a quantidade de exemplares que eles recebem. Se ela responder afirmativamente, vou reestruturar o banco de dados. Grande abraço.
GOSTEI 0