novell interbase

Firebird

31/05/2004

:( oi pessoal.

gostaria de uma ajuda

nao consigo instalar o interbase 5 em uma rede novel 4.11 e nao sei nem por onde comecar, preciso muito desta ajuda o mais rapido possivel pos ja estao me cobrando um apossicao

obrigado !

Alex Ferreira

Alex Ferreira

Curtidas 0

Respostas

Afarias

Afarias

31/05/2004

Bom, primeiro, vc não instala o Interbase na ´rede´ mas em um computador ´servidor´... sendo assim, qual o sistema operacional da máquina onde vc deseja instalar o Interbase??

Se for Netware, esqueça!! Netware não é realmente um bom SO para SGBD... e o Interbase não possui versão (atual) para ele (a última foi a 5.5) -- neste caso aconselho q adicione a sua rede um servidor Linux para o Interbase.

Certifíque-se tb de ter configurado suporte ao protocolo TCP em sua rede (estações e servidor onde estará o Interbase -- visto q vc não poderá usar o protocolo SPX)

Além de postar aqui qual o SO q pretende utilizar, seja mais específico quanto aos problemas q está enfrentando.

T+

GOSTEI 0
Alex Ferreira

Alex Ferreira

31/05/2004

obrigado por tentar ajudar, tentarei ser mais especifico.

estou no mato sem cachorro !

nao posso mudar o sistema operacional por uma questao de politica.

o sistema na net e um dos 6.22 (pestorico)

O INTERBASE 5.5 E O UTILIZADO, ESTOU PENSANDO EM CONFIGURAR uma das maquinas ligadas na rede e colocala como servidor deste software so que tambem nao consegui, o interbase diz que nao encontra o caminho e que falta o host da rede e o servidor deste arquivo tambem tera que acessar o sistema.

alguma ideia

agradeço !

GOSTEI 0
Afarias

Afarias

31/05/2004

|O INTERBASE 5.5 E O UTILIZADO, ESTOU PENSANDO EM CONFIGURAR
|uma das maquinas ligadas na rede e colocala como servidor deste
|software

Mas se for o IB 5.5 para Netware, vc pode (DEVE) instalar no servidor netware!

Se não, sugiro q faça como eu disse, adicione um servidor LINUX na rede (o custo disso é muito baixo e não vai alterar nada do q vc já tem) -- e instale o Interbase para linux (ou Firebird se procura uma solução Open Source)

|so que tambem nao consegui, o interbase diz que nao encontra o
|caminho e que falta o host da rede e o servidor deste arquivo tambem
|tera que acessar o sistema.

Bom, explique bem -- então o IB já está instalado e rodando!! Em que momento vc tem esse erro?? e qual a ´string de conexão´ (nome do servidor e caminho da base de dados) que está usando??

T+

GOSTEI 0
Alex Ferreira

Alex Ferreira

31/05/2004

ESTA Rodando em um computador local - acredito que eu precisse e aprenas compartinhar os dados

pensei em instalar o interbase nas duas maquinas que irao usar o sistema e o banco de dados em um diretorio do servidor atual

mais como disse o interbase me da um erro de host

\\servidor\diteroriodedados

tentei tambem mapear nao de certo.

obrigado por tentar ajuda !!!

GOSTEI 0
Alex Ferreira

Alex Ferreira

31/05/2004

esquci de me esplicar melhor

o erro acontece quando tento usar o banco de dados colocado no diretorio do servidor atual

enquando esta rodando local ele roda sem probemas mais que preciso colocar o pelo menos duas maquinas compartinhando o banco

obrigado

GOSTEI 0
Afarias

Afarias

31/05/2004

|ESTA Rodando em um computador local -

Sim, mas que Sistema Operacional ??

|acredito que eu precisse e aprenas compartinhar os dados

O IB não ´compartilha dados´ (no senso de compartilhamento de arquivos)

|pensei em instalar o interbase nas duas maquinas que irao usar o
|sistema e o banco de dados em um diretorio do servidor atual

Não pode! Vc tem q instalar o INTERBASE SERVER no servidor e colocar o banco de dados tb nele. E instalar o INTERBASE CLIENT em todas as estações.

|mais como disse o interbase me da um erro de host
|\\servidor\diteroriodedados

Essa não é uma string de conexão válida... vc não pode tentar acessar uma base de dados dessa forma

|tentei tambem mapear nao de certo.

O IB não usa compartilhamentos (é uma aplicação C/S, não é como nos gerenciadores de arquivo ... vc não tem acesso direto ao arquivo de dados)

|o erro acontece quando tento usar o banco de dados colocado no
|diretorio do servidor atual

O Interbase SERVER deve estar instalado na máquina onde estará os arquivos de dados

|enquando esta rodando local ele roda sem probemas mais que preciso
|colocar o pelo menos duas maquinas compartinhando o banco

diga qual o sistema operacional de onde ficará o arquivo GDB e posso te dizer como será a string de conexão.

T+

GOSTEI 0
Alex Ferreira

Alex Ferreira

31/05/2004

WINDOWS 98

JA ESTOU SEM ESPERANCAS E TEREI QUE VOLTA PARA O PARADOX

VALEU A AJUDA !

GOSTEI 0
Afarias

Afarias

31/05/2004