Nulo e Vazio (Qual a Diferença)
Parece algo intrigante e até hoje não achei um livro que explicasse claramente qual a diferença de um campo Null (Nulo) e um campo Vazio.
Alguém poderia me explicar
Alguém poderia me explicar
Ricardo Barbosa
Curtidas 0
Melhor post
Marconi
01/07/2003
Ricardo
A grande diferença entre Nulo e Vazio, é que o Vazio é um valor que tem endereço na Memória e o Vazio não tem qualquer referencia.
Se voce tiver uma variavel String e der a ela o valor EmptyStr, ou seja uma string vazia, voce pode fazer concatenações com ela, pois ao ser acionada, o processador vai buscar um endereço na memória que diz que ela tem um valor vazio, mas se ela estiver NULL não há endereço na memória e qualquer tentativa de concatenação vai dar erro de endereço ´FFFFFFFF´.
A mesma coisa acontece com variaveis numéricas. Zero é um valor mas NULL não é nada.
Antes de processar qualquer valor de uma variável, ou campo, que possa não ter recebido valores e estar com NULL, é bom testar esta condição. Exemplo:
if tabela[´campo´]<> null
then MinhaVariavel:=tabela[´campo´]*10 else MinhaVariavel:=0;
Marconi
A grande diferença entre Nulo e Vazio, é que o Vazio é um valor que tem endereço na Memória e o Vazio não tem qualquer referencia.
Se voce tiver uma variavel String e der a ela o valor EmptyStr, ou seja uma string vazia, voce pode fazer concatenações com ela, pois ao ser acionada, o processador vai buscar um endereço na memória que diz que ela tem um valor vazio, mas se ela estiver NULL não há endereço na memória e qualquer tentativa de concatenação vai dar erro de endereço ´FFFFFFFF´.
A mesma coisa acontece com variaveis numéricas. Zero é um valor mas NULL não é nada.
Antes de processar qualquer valor de uma variável, ou campo, que possa não ter recebido valores e estar com NULL, é bom testar esta condição. Exemplo:
if tabela[´campo´]<> null
then MinhaVariavel:=tabela[´campo´]*10 else MinhaVariavel:=0;
Marconi
GOSTEI 2
Mais Respostas
Thaisandrade
01/07/2003
Bom Ricardo, ai vai depender do que você entende por um campo vazio, por que dependendo do que você entender por vazio, é o mesmo que nulo.
GOSTEI 0
Thaisandrade
01/07/2003
Bom Ricardo, dependendo do que você entende por campo vazio, é o mesmo que nulo. Nulo, é um valor que indica que não tem nada no campo, poe exemplo: Imagine um campo char(30). Se você jogar ´´ dentro do campo, ele estará vazio, porém não estará nulo.
Entendeu?
Entendeu?
GOSTEI 2
Marconi
01/07/2003
Opss!
Corrigindo a comida de bola acima
Isto é o que eu realmente queria dizer:
´A grande diferença entre Nulo e Vazio, é que o Vazio é um valor que tem endereço na Memória e o Null não tem qualquer referencia. ´
Marconi
Corrigindo a comida de bola acima
Isto é o que eu realmente queria dizer:
´A grande diferença entre Nulo e Vazio, é que o Vazio é um valor que tem endereço na Memória e o Null não tem qualquer referencia. ´
Marconi
GOSTEI 2