Numerar as linhas de uma dbgrid

SQL

Delphi

07/06/2021

olá. Estou tendo dificuldades em fazer algo simples : numerar as linhas de uma dbgrid. Usando IBQuery crio um campo calculado e no evento oncalcfields coloco asim : DataSet.FindField('linha').AsInteger := DataSet.RecNo e funciona perfeitamente; mas ao usar outro componente de acesso, como o Zeos lib, não funciona.Como posso resolver isso? - preciso ter a coluna do número da linha.Grato!
Pedro Santos

Pedro Santos

Curtidas 1

Respostas

Wanderson Cardoso

Wanderson Cardoso

07/06/2021

olá. Estou tendo dificuldades em fazer algo simples : numerar as linhas de uma dbgrid. Usando IBQuery crio um campo calculado e no evento oncalcfields coloco asim : DataSet.FindField('linha').AsInteger := DataSet.RecNo e funciona perfeitamente; mas ao usar outro componente de acesso, como o Zeos lib, não funciona.Como posso resolver isso? - preciso ter a coluna do número da linha.Grato!


Já tentou criar no banco um campo que seja autoincrement tipo ID
ai toda vez que adicionar um novo registro ele gera um codigo!
tipo assim
id | nome | idade |
------------------------------------------------------
1 | Thiago | 17 anos |
2 | João | 24 anos |
3 | Yasmim | 18 anos |
4 | Gustavo | 26 anos |
5 | Sanderson | 16 anos |
-------------------------------------------------------
GOSTEI 0
Pedro Santos

Pedro Santos

07/06/2021

olá. Estou tendo dificuldades em fazer algo simples : numerar as linhas de uma dbgrid. Usando IBQuery crio um campo calculado e no evento oncalcfields coloco asim : DataSet.FindField('linha').AsInteger := DataSet.RecNo e funciona perfeitamente; mas ao usar outro componente de acesso, como o Zeos lib, não funciona.Como posso resolver isso? - preciso ter a coluna do número da linha.Grato!


Já tentou criar no banco um campo que seja autoincrement tipo ID
ai toda vez que adicionar um novo registro ele gera um codigo!
tipo assim
id | nome | idade |
------------------------------------------------------
1 | Thiago | 17 anos |
2 | João | 24 anos |
3 | Yasmim | 18 anos |
4 | Gustavo | 26 anos |
5 | Sanderson | 16 anos |
-------------------------------------------------------


A sim, criei como chave primaria. Mas se apago p.exe Yasmim a numeração da linha do DBfrid quebra, pulando do 2 p/ o 4.Por isso não funciona como numerador de linhas.
GOSTEI 0
POSTAR