Numero automatico

Firebird

05/11/2003

Pessoal, como eu faco para no momento em que eu clicar no botao novo, ele adicionar automaticamente o codigo do cliente?
Exemplo.
O ultimo cliente cadastrado tem o codigo 10, quando eu selecionar novo, ele automaticamente colocar o codigo 11 para o proximo.
Eu utilizo IBDataset.

Aflsilva

Aflsilva

Curtidas 0

Respostas

Tiquinha

Tiquinha

05/11/2003

Olá !!!

Você pode criar um generator em sua base de dados e na sua query tem uma propriedade chamada generator field ai vc escolhe o nome do seu generator o campo de sua tabela que ira incrementar e seleciona On New Record, dá Ok e cada vez que você clicar em novo(append) incrementara automatico.
No Interbase pra vc criar um generator tem que escrever o seguinte codigo.

create generator nome

Espero ter ajudado.
Patricia

GOSTEI 0
Aflsilva

Aflsilva

05/11/2003

Amiga, consegui fazer da maneira que voce informou. Se nao for incomodar muito, voce sabe como fazer para caso apos ser pedido um novo registro e o mesmo for cancelado, para o numero nao continuar e voltar o anterior?
Exemplo.
Peço para inserir um novo registro, esse fica com o código ´1´. Antes de salvar o mesmo, eu cancelo a operação. Se eu pedir um novo registro, esse novo vai ficar com o código ´2´. Como eu faço para que esse código seja o ´1´ que não foi salvo e não o ´2´?
Espero ter sido claro. :wink:

GOSTEI 0
Afarias

Afarias

05/11/2003

vc não ´pode´ voltar o valor de um generator!

-- ta bom... vc pode mas *NÃO DEVE* -- pois é assim q funciona em sistemas multi-usuário.

T+

GOSTEI 0
POSTAR