O dilema do desconto na venda!

Delphi

11/02/2009

Olá pesoal!

Recentemente um cliente pediu para que nas impressões de pré-venda e orçamento o valor do item seria o valor líquido , ou seja, ja com o desconto, porém ele tb queria que o valor da venda da venda fosse arredondado, ou seja uma venda com 15¬ de desconto nos itens somaria R$ 85,33 e ele queria que o valor fosse R$ 85,00, porem sabemos que o valor da venda é o valor da soma de seus itens e que o desconto só pode ser dado ou nos itens ou na venda.
Neste caso o cliente usa um desconto anterior à finalização da venda, este desconto é atribuído a todos os itens da venda que no final somam R$ 85,33, mesmo que eu quisesse mudar o desconto para o valor se aproximar ele quase nunca ficaria igual ao valor que o vendedor quer.
A unica possibilidade do valor ficar igual ao que o vendedor quer é dar o desconto na venda, ou seja, no valor final exemplo:

VALOR BRUTO : R$ 100,00
DESCONTO DE 15¬ : R$ 15,00
VALOR LÍQUIDO : R$ 85,00

Mas o problema começa ai, porque a soma do desconto de 15¬ em cada item não corresponde ao desconto da venda, como faria para imprimir os itens com o valor líquido e o valor bater com o valor da venda descontada de 15¬.

Ainda tenho o dilema do relatório de itens vendidos onde o valor de venda liquido do itens é que aparece, na hora de finalizar a venda eu gravo o valor de venda bruto e o valor vendido, mas como eu distribuiria o desconto dado no valor da venda de forma que o valor em desconto distribuido nos itens fosse o mesmo do da venda.

Parece um pouco confuso, mas creio que da para entender, acho que deve ser uma situação rotineira porem eu não tenho consultoria e acho que é impossível fazer o valor ficar igualsinho.

Se algum dos colegas ja passou por este dilema ficarei muito feliz que compartilhe comigo a solução para o problema.
Saudações!

Desenvolvedor2

Desenvolvedor2

Curtidas 0

Respostas

Dedi

Dedi

11/02/2009

Amigo,constatemente passo por estes problemas e lhe digo eles nuncam acabam os clientes sempre querem algo ´diferente´,no seu caso acho que poderia ser assim, vc dá o desconto item a item, faz a somatoria destes itens e no final da venda dê o desconto de arredondamento.
exemplo:

produto    bruto  -15¬ 
======     ====   ==== 
Produto1   2,35   2,00 
Produto2   3,56   3,03 
Produto3   2,50   2,13 
Produto4   4,80   4,08 
Produto5   4,60   3,91 
Produto6   1,26   1,07 

Soma-----------> 16,21 
Desconto------->  0,21 
Total final----> 16,00