O método de procura reg. ´FindNearest´...
blz amigos,
Eu estou utilizando o método de pesquisa de registro que procura o registro mais próximo da ocorrência. O método é findNearest. Mas quando eu informo um valor que não contem na tabela este método aponta para um registro que eu não informei, ou seja, aponta para o próximo registro. Queria que o sistema informasse uma mensagem para usuário quando o registro não for encontrado. Já tentei de varias formas, mas não consigo. Tentei comparar o findNearest com o edit.text, mas isso não é possível, porque da erro que os tipos não são compatíveis.
agradeço pela atenção.
Pestana.
Eu estou utilizando o método de pesquisa de registro que procura o registro mais próximo da ocorrência. O método é findNearest. Mas quando eu informo um valor que não contem na tabela este método aponta para um registro que eu não informei, ou seja, aponta para o próximo registro. Queria que o sistema informasse uma mensagem para usuário quando o registro não for encontrado. Já tentei de varias formas, mas não consigo. Tentei comparar o findNearest com o edit.text, mas isso não é possível, porque da erro que os tipos não são compatíveis.
agradeço pela atenção.
Pestana.
Pestana
Curtidas 0
Respostas
Massuda
17/08/2005
Eu não entendo muito de BD, mas FindNearest tem um funcionamento meio ´estranho´ a primeira vista. Imagine que sua tabela tenha os valores...
{amarelo, azul, branco, preto, verde, vermelho}
...se você der um FindNearest(´v´) ele vai te retornar ´verde´ mas se você der um FindNearest(´c´), retorna ´preto´. O segundo exemplo está correto, pois FindNearest posiciona ou no registro que é igual ou maior ao valor que você está procurando.
É isso que você está observando?
{amarelo, azul, branco, preto, verde, vermelho}
...se você der um FindNearest(´v´) ele vai te retornar ´verde´ mas se você der um FindNearest(´c´), retorna ´preto´. O segundo exemplo está correto, pois FindNearest posiciona ou no registro que é igual ou maior ao valor que você está procurando.
É isso que você está observando?
GOSTEI 0
Pestana
17/08/2005
Conserteza amigo,
é isso que eu estou observando, mas como eu faço para o método retornar verdadeiro se encontrou o registro e falso caso não encontrou, com isso o sistema dispara uma mensagem caso o registro não foi encontrado.
abraços!
Pestana.
é isso que eu estou observando, mas como eu faço para o método retornar verdadeiro se encontrou o registro e falso caso não encontrou, com isso o sistema dispara uma mensagem caso o registro não foi encontrado.
abraços!
Pestana.
GOSTEI 0
Massuda
17/08/2005
...como eu faço para o método retornar verdadeiro se encontrou o registro e falso caso não encontrou...
Com FindNearest isso não é possível porque ele sempre vai posicionar em algum registro da tabela, ou seja, ele sempre ´encontra´ um registro.Acho que o que você precisa é validar o resultado do FindNearest usando algum critério adequado aos seus dados, ou seja, faz o FindNearest, valida o resultado e se não estiver OK avise o usuário.
Se você estiver tentando usar FindNearest para localizar nomes parecidos, uma solução mais adequada seria implementar busca fonética (soundex); se for o caso, [url=http://forum.clubedelphi.net/search.php]pesquise[/url] aqui no fórum.
GOSTEI 0
Pestana
17/08/2005
:) blz amigos,
agradeço pela atenção de todos que me ajudaram, deu certo que eu queria fazer.
abraços!
Pestana.
agradeço pela atenção de todos que me ajudaram, deu certo que eu queria fazer.
abraços!
Pestana.
GOSTEI 0