O MySql é free ou não??

MySQL

04/05/2004

Estive dando uma olhada no site http://www.mysql.com/, e em lugar algum eu li onde dizem que este banco é free.

Inclusive não encontrei a área de dowload´.


Fausto


Faustoalves

Faustoalves

Curtidas 0

Respostas

Otto

Otto

04/05/2004

é free sim, mas, somente pra uso nao comercial, e nesse site tem o link pra download, deixa eu facilitar pra vc..

:: http://dev.mysql.com/downloads/ ::


GOSTEI 0
Neoramza

Neoramza

04/05/2004

quer diser que se eu implementar um sistema em uma empresa usando o banco de dados MySQL eles terão que paar para usa-lo?


GOSTEI 0
Kandrus

Kandrus

04/05/2004

Exatamente a licença é em torno de 400 doletas


GOSTEI 0
Eniorm

Eniorm

04/05/2004

Exatamente a licença é em torno de 400 doletas


Aproveitando o embalo...

E o IB6 Open, acontece a mesma coisa?
E o PostGreeSQL ?

T+


GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

04/05/2004

[quote:c6f6a0c877=´Enio Marconcini´]E o IB6 Open, acontece a mesma coisa?
E o PostGreeSQL ?[/quote:c6f6a0c877]

IB 6.0 e Firebird são 100¬ free licenciados sob a IPL... quanto ao PostGree, não tenho certeza em relação à versão pra Linux, mas a versão para Win32 da dbExperts é paga e custa R$ 700...


GOSTEI 0
Otavio Bueno

Otavio Bueno

04/05/2004

Qual seria a melhor versão no caso de apenas um sistema simples para teste ?.

Muito Obrigado
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

04/05/2004

Olá pessoal!
Aproveitando o assunto sobre MySQL e essa questão de ele ser free ou não...
Alguém sabe me dizer se, agora, o MySQL pertence a Oracle?
Eu vi que ele está disponível para download no site da Oracle e, além disso, a Oracle possui o MySQL Workbench para administração do MySQL.
Não tive tempo de fazer uma pesquisa pra descobrir isso, se alguém souber me responder, fico grata!
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

04/05/2004

Oi Marisiana,

achei esse link falando a respeito.

[url]http://ricardooliveir.wordpress.com/2011/01/12/mysql/[/url]

Vou continuar as pesquisas para ver se acho algo a mais para nao ficar apenas com uma visao da coisa. rsrsr
GOSTEI 0
Marcos Oliveira

Marcos Oliveira

04/05/2004

Sim Marisiana!

A Sun Microsystems, adquiriu o MySQL em 2008.
A Oracle por sua vez adquiriu a Sun Microsystems no ano seguinte.

Resumindo, a Oracle é dona do MySql.

Lembro que na época gerou uma certa insegurança pra quem já usava o MySQL, se ele iria continuar no mercado, e muita gente desistiu dele.

Att,

Marcos
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

04/05/2004

Show Alex!! Obrigada!
Tá explicado, a Oracle comprou a Sun, empresa ao qual o MySQL pertencia.

Mas então, conforme o oTTo comentou acima, o MySQL não é mais free?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

04/05/2004

Oi... Eu novamente..

Segue mais um link rsrsr
WikiPedia

No Site do MySql, vc sempre ve o logo da Oracle e tem as informacoes de trade mark e afiliados, etc.

e quando vc clica no link de Politica de Marca Registrada ele te direciona para o Site da Oracle nesta area de politicas de marcas registradas.

Entao acredito que seja deles. rsrsr
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

04/05/2004

Obrigada Alex!
No link que vc me passou consta o seguinte:
"É um Software Livre com base na GPL (entretanto, se o programa que acessar o Mysql não for GPL, uma licença comercial deverá ser adquirida)7 ;"
Então, ele só é free se for utilizado com SO Linux?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

04/05/2004

Sim Marisiana!

A Sun Microsystems, adquiriu o MySQL em 2008.
A Oracle por sua vez adquiriu a Sun Microsystems no ano seguinte.

Resumindo, a Oracle é dona do MySql.

Lembro que na época gerou uma certa insegurança pra quem já usava o MySQL, se ele iria continuar no mercado, e muita gente desistiu dele.

Att,

Marcos


Oi Marcão! Não tinha visto tua resposta.. =)
Faz tempo q não uso o MySQL, mas cheguei a conhecer a ferramenta MySQL Workbench há uns dois meses atrás
e ela me despertou interesse, pois eu vi q a forma de estruturação e administração é bem semelhante ao Oracle Database.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

04/05/2004

Oi Marisiana,

Seu eu disser que li tudo eu estou mentindo. kkkkk

Entendi, eu dei uma olhada, mas entendi diferente o ponto.

O que entendi foi o seguinte, se o software que for acessar ou fazer uso do banco for livre tudo bem, caso contrario havera necessidade de aquisicao.

Como ele eh muito usado com PHP e ele eh free, entao sem problemas, no caso se for utilizado com Java, e ele eh free sem problemas, ao passo que se for usado Delphi, Visual Studio, etc, eles sao pagos, ai tem que adquirir uma licenca.

Nao creio que seja com relacao aos servidores que irao hospeda-los, mas sim com relacao as aplicacoes que faram conexao com ele, ou no caso se os codigos sao abertos ou nao.

Mais ai entramos em outro tipo de discussao que eu particularmente desconheco. rssr

eu tentei entender de acordo com a documentacao de licencas do MySql.
[url]http://www.mysql.com/about/legal/licensing/oem/[/url]

Coloquei o link, mas honestamente, ja tenho tanto conhecimento assim. kkk

Mas acho legal o esquema e interessante. rsrsr

Obrigada Alex!
No link que vc me passou consta o seguinte:
"É um Software Livre com base na GPL (entretanto, se o programa que acessar o Mysql não for GPL, uma licença comercial deverá ser adquirida)7 ;"
Então, ele só é free se for utilizado com SO Linux?
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

04/05/2004

chegando tarde!!! sinceramente desconhecia esse questão do MySQL, pra mim ele era totalmente free, até para uso comercial, o que eu sabia, era que certos "serviços oou produtos" eram pagos.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

04/05/2004

Eu acho q você está certo Alex!
Eu fui pesquisar pra ver o que é a GPL (Licença Pública Geral) e não tinha conseguido entender o que era.
Na Wiki, na página que explica o que é a GPL, diz o seguinte:
"A GPL é a licença com maior utilização por parte de projetos de software livre, em grande parte devido à sua adoção para o projeto GNU e o sistema operacional GNU/Linux. "

Li rápido demais e interpretei errado, pois isso quer dizer que Linux também possui essa licença.
Então, pelo que pude entender agora, é exatamente isso que o Alex mencionou...
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

04/05/2004

Ainda bem que questionei, senão eu ia ficar com a idéia errada... =D
Obrigada!
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

04/05/2004

mais um que estava totalmente por fora. (EU)
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

04/05/2004

Marisiana, sobre a possibilidade de modificar o mysql e comercializa-lo, tem haver com isso?
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

04/05/2004

Marisiana, sobre a possibilidade de modificar o mysql e comercializa-lo, tem haver com isso?


ja ouvi falar disso.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

04/05/2004

Não sei responder isso... Mas a primeira coisa que me passou pela cabeça quando vi que a Oracle comprou a Sun foi: Será que o MySQL vai deixar de ser free?
Por enquanto, pelas informações que tive e através do que cometamos no tópico, ele continua free nas condições citadas a cima...
Mas essa pode ser uma estratégia da Oracle, pois o MySQL sempre foi muito bem conceituado no mercado de desenvolvimento de software, então, eles poderem estar querendo ganhar um domínio maior. Na minha opinião, a Oracle já domina, pois é o banco de dados considerado mais poderoso, mais robusto e, quando se fala em performance, ele está no topo do ranking.
GOSTEI 0
Fred Montier

Fred Montier

04/05/2004

http://www.xaprb.com/blog/2009/02/17/when-are-you-required-to-have-a-commercial-mysql-license/

Quando você está obrigado a ter uma licença MySQL comercial?
Tue, 17 de fevereiro de 2009, em bancos de dados
Como você deve saber, o MySQL tem um modelo dual-licenciamento. Você pode obter a fonte sob a GPL versão 2, ou você pode comprar uma licença comercial.

Eu estive recentemente ouvindo um monte de confusão sobre quando você tem que comprar uma licença comercial. As pessoas com quem falei acreditam erroneamente que eles estão obrigados a comprar uma licença se eles vão usar o MySQL em nada, mas um negócio não tem fins lucrativos, por exemplo. Eu não sei como essas noções começar, mas eles fazem.

Então, quando você está obrigado a comprar uma licença comercial? É muito simples: quando você quer fazer algo com MySQL que o GPL não permite.

Eu não sou um advogado, e você deve fazer sua própria investigação jurídica, mas uma interpretação errada do GPL é galopante e eu acho que eu deveria tentar contrariar a desinformação sobre isso se eu puder. Note que, neste artigo, vou usar a palavra "livre" com muito cuidado, como usado pela Free Software Foundation. Se você não sabe o que o Software Livre é, você deve aprender.

Aqui estão algumas coisas a GPL permite:

A GPL permite-lhe gerir uma empresa com fins lucrativos em MySQL.
A GPL permite que você modifique o código fonte do MySQL em qualquer maneira que você quer.
A GPL permite a venda de MySQL.
A GPL permite que você redistribuir o MySQL.
A GPL permite que você redistribuir as modificações do MySQL.
E você não tem que pedir a permissão de ninguém ou pagar alguém para o direito de fazer isso. Você está chocado? Você não deveria estar.

O acima vêm com algumas restrições, mas essas restrições são (em termos gerais), apenas para impedi-lo de fazer o software menos livre. Assim, por exemplo, se você vender ou redistribuir, você tem que fazê-lo sob a GPL também. Você não pode tirar a GPL ou onerar parte do software e, em seguida, passar sobre uma versão menos-Free do software para os outros.

Aqui estão algumas coisas que o GPL não exigem:

O GPL não exige que você redistribuir as suas modificações ao MySQL.
O GPL não exige que você GPL licença de qualquer software que simplesmente se conecta ao MySQL.
O GPL não exige que você GPL licença de todo o software em sua empresa.
Então, se você tem que comprar uma licença comercial para coisas a GPL não permitem, que são aqueles? Aqui estão alguns cenários que posso pensar.

Você precisa de uma licença comercial se você deseja modificar MySQL e redistribuir o resultado como software não-livre.
Você precisa de uma licença comercial se você deseja incorporar MySQL dentro de seu programa não-livre. Note-se que de incorporação não é o mesmo que "fazer uma ligação a."
Uma vez que estas coisas não são permitidas sob a GPL, você precisa comprar o direito de usar o código fonte do MySQL sob uma licença não-GPL. É aí que a dupla de licenciamento entra.

MySQL é muito cuidadoso em seus materiais de marketing. Até agora não me lembro de ouvir alguém do MySQL dizer que você tem que ter uma licença comercial para algum propósito que não o exigem. Às vezes, eles dizem coisas como "MySQL Enterprise é para pessoas que querem ganhar dinheiro com o MySQL." Esta mensagem de marketing pode não ser claro para uma pessoa que não conhece as liberdades garantidas por licenças de Software Livre (ou seja, pode deixá-los com o falso impressão de que eles têm de pagar para MySQL se eles querem usá-lo para fazer um lucro). Mas essas pessoas sempre pode aprender a verdade por gastar os poucos minutos necessários para educar-se sobre as liberdades maravilhosas garantidos pela GPL.
GOSTEI 0
POSTAR