O que e Encapsular em Delphi?
Gostaria que me ajudassem, pois vou começar a dfar aula de Delphi em março e quero ter o conceito bem definido do que ´´e encapsular.
Bem acho que sei mas mesmo assim peço que me ajudem. E tambem com o que e herança e os outros termos basicos....
Desde ja agradeco !!!!
Bem acho que sei mas mesmo assim peço que me ajudem. E tambem com o que e herança e os outros termos basicos....
Desde ja agradeco !!!!
Pantoja
Curtidas 0
Respostas
Beppe
03/02/2004
Através de classes, você pode agrupar um conjunto de dados relacionado entre si, e fazer as operações de acesso e atualização via métodos. Isto é encapsulamento.
Outro conceito atrelado a esse é ocultamente de informações. Utilizando das seções public, private, protected e published você pode controlar quem pode acesaar tais dados.
Herança é extensão de tipos + polimorfismo. Quando você define uma classe, esta recebe um comportamento padrão. Quando você extende esta classe, você pode definir novas capacidades, e alterar as existentes.
Isto é o básico, verifique ´Delphi Language Reference´ no Help, para mais detalhes. Se não entender alguma coisa, é só falar.
Outro conceito atrelado a esse é ocultamente de informações. Utilizando das seções public, private, protected e published você pode controlar quem pode acesaar tais dados.
Herança é extensão de tipos + polimorfismo. Quando você define uma classe, esta recebe um comportamento padrão. Quando você extende esta classe, você pode definir novas capacidades, e alterar as existentes.
Isto é o básico, verifique ´Delphi Language Reference´ no Help, para mais detalhes. Se não entender alguma coisa, é só falar.
GOSTEI 0
Pantoja
03/02/2004
valeu pela ajuda mas acho que preciso de maios exmplos concretos para entender melhor... (entendi mais ou menos)!!
Nao me chame de burro hein !!! rsrs...
Nao me chame de burro hein !!! rsrs...
GOSTEI 0
Beppe
03/02/2004
Bem, não espere aprender um paradigma de 30 anos em 3 dias. Isto que você quer aprender, Orientação a Objeto, não é como queries ou programação visual, é um tópico muito mais elaborado...
Esout muito ocupado no momento, vamos ver amanhã :wink:
Esout muito ocupado no momento, vamos ver amanhã :wink:
GOSTEI 0
Pantoja
03/02/2004
Agradeço muito e aguardo retorno... amanha !!!
GOSTEI 0
Pantoja
03/02/2004
gostaria de saber mais sobre encapsular e herança!!!
GOSTEI 0
Jonas Campos
03/02/2004
Bem, não espere aprender um paradigma de 30 anos em 3 dias. Isto que você quer aprender, Orientação a Objeto, não é como queries ou programação visual, é um tópico muito mais elaborado...
Tiu Beppe sempre com suas filosofas palavras : :lol:
GOSTEI 0
Beppe
03/02/2004
[quote:cae97a33b8=´Jonas De Campos´]Tiu Beppe sempre com suas filosofas palavras : :lol:[/quote:cae97a33b8]
Ih, tiu... :shock:
Ih, tiu... :shock:
GOSTEI 0