O que estudar para fazer OCA?

Oracle

14/04/2014

Olá pessoal!
Alguém sabe me dizer onde posso encontrar a lista com os conteúdos que são necessários estudar para fazer a prova da OCA?
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

Curtidas 0

Melhor post

Eliézio Mesquita

Eliézio Mesquita

08/05/2014

Olá Marisiana tudo bem?

Para você se tornar uma OCA, você precisará fazer 2 provas, uma prova onde o conteúdo é SQL e outra sobre a Arquitetura Oracle:

A primeira prova é eletiva, ou seja, você poderá escolher entre uma das três provas abaixo:

1Z0-061: Oracle Database 12c: SQL Fundamentals
1Z0-051: Oracle Database 11g: SQL Fundamentals
1Z0-047: Oracle Database SQL Expert

Segunda Prova:

1Z0-052: Oracle Database 11g: Administration I


Conteúdo Cobrado na Primeira Prova: (Curso Indicado: Introduction to SQL)

Introdução:
Lista as principais características do banco de dados Oracle 11g; Fornece uma visão geral de: componentes, plataforma de internet, servidor de aplicações e suite do desenvolvedor; Descreve o banco de dados relacional e seus objetos; Apresenta o sistema de ciclo de vida de desenvolvimento; Descreve os diferentes modos de armazenamento de dados; Reve o conceito de banco de dados relacional; Define os termos de modelos de dados; Mostra como várias tabelas podem estar relacionadas.

Recuperando dados usando a instrução SQL SELECT:
Define as terminologias PROJECTION, SELECTION e JOIN; Reve as sintaxes para instruções SQL SELECT básicas; Utilização dos operadores Aritméticos e de Concatenação em instruções SQL; Lista as diferenças entre o SQL e iSQL*Plus; Logando no banco de dados usando iSQL*Plus; Explica a interface iSQL*Plus; Categoriza os diferentes tipos de comandos iSQL*Plus; Mostra como salvar instruções SQL em arquivos de script.

Restringindo e Classificando Dados:
Limitando linhas usando uma seleção; Usando a cláusula WHERE para recuperar linhas específicas; Usando as condições de comparação na cláusula WHERE; Use a condição LIKE para comparar valores literais; Lista as condições lógicas AND, OR, NOT; Descreve as regras de precedência para as condições mostradas nesta lição; Classificando linhas com a cláusula ORDER BY; Usando a substituição com "&" no iSQL*Plus para restringir e classificar dados em tempo de execução.

Usando Functions de uma Única Linha para Personalizar Relatórios:
Mostra as diferenças entre funções SQL de uma única linha e de múltiplas linhas; Categoriza as functions de texto em caso de manipulação e os tipos de manipulação de texto; Mostra as funções de manipulação de texto nas cláusulas SELECT e WHERE; Explica como usar as funções de data (DATE) e funções numéricas; Use a função SYSDATE para recuperar a data atual no formato padrão; Apresenta a DUAL TABLE como meio para ver os resultados da função; Lista as regras para aplicar aos operadores aritméticos em datas; Mostra como usar os operadores aritméticos com datas na cláusula SELECT.

Usando as Funções de Agrupamento (GROUP Functions):
Descreve e categoriza as funções de grupo; Usando as funções de grupo; Utilizando DISTINCT com functions de grupo; Mostra como valores nulos são tratados com functions de grupo; Criando grupos de dados com a cláusula GROUP BY; Agrupando os dados por mais de uma coluna; Evitando consultas inválidas com funções de grupo; Excluindo grupos de dados com a cláusula HAVING.

Exibindo Dados de Múltiplas Tabelas:
Apresenta a sintaxe da cláusula JOIN para seleção de dados em tabelas, usando a sintaxe SQL 99; Renomenado tabelas para escrever códigos mais curtos e identificar colunas explicitamente contidas em várias tabelas; Utilizando a instrução SQL CROSS JOIN para produzir um produto cartesiano; Usando a cláusula NATURAL JOIN para recuperar dados de tabelas com as colunas de mesmo nome; Criando uma join com a cláusula USING para identificar colunas específicas entre tabelas; Criando um JOIN com a cláusula ON para recuperar informações de 3 tabelas; Lista dos tipos de OUTER JOINS: LEFT, RIGHT e FULL; Adicionando condições ao juntar tabelas com a cláusula AND.

Usando SUB QUERIES para Resolver Consultas:
Mostra a sintaxe para SUB QUERIES em uma instrução SELECT com a cláusula WHERE; Lista as diretrizes para usar SUB QUERIES; Descreve os tipos de SUB QUERIES; Executa SUB QUERIES com única linha e mostra a função GROUP em uma SUB QUERIE; Identificando instruções inválidas com SUB QUERIES; Executando SUB QUERIES de múltiplas linhas; Analisa como os operadores ANY e ALL funcionam com SUB QUERIES de múltiplas linhas; Explica como valores nulos são tratados em SUB QUERIES.

>Utilizando os Operadores SET:
Usando o operador UNION para retornar todas as linhas de várias tabelas, eliminando linhas duplicadas; Usando o operador UNION ALL para retornar todas as linhas de várias tabelas; Descreve o operador INTERSECT; Usando o operador INTERSECT; Explicando o operador MINUS; Usando o operador MINUS; Mostra como utilizar do operador SET; Ordenando resultados ao usar o operador UNION.

Manipulando Dados:
Escrevendo instruções INSERT para adicionar linhas a uma tabela; Copiando linhas de outra tabela; Criando instruções UPDATE para alterar dados em uma tabela; Gerando instruções DELETE para remover linhas de uma tabela; Usando um script para manipular dados; Salvando e descartando alterações em uma tabela através de processamento de transações; Mostrando como a READ CONSISTENCY trabalha; Descrevendo a instrução TRUNCATE.

Usando Instruções DDL para Criar e Gerenciar Tabelas:
Lista os principais objetos de banco de dados e descrever as regras de nomeação para objetos de banco; Introduz o conceito de esquema (SCHEMA); Exibe a sintaxe básica para a criação de uma tabela e mostrar a opção DEFAULT; Explica os diferentes tipos de CONSTRAINTS; Mostra o que acontece quando CONSTRAINTS são violadas com instruções DML; Criando uma tabela com uma SUB QUERIE; Descreve a funcionalidade ALTER TABLE; Remove uma tabela com a instrução DROP e renomea uma tabela.

>Criando outros SCHEMA OBJECTS:
Lista os principais objetos de banco de dados e descreve as regras de nomeação para objetos de banco; Introduz o conceito de esquema (SCHEMA); Exibe a sintaxe básica para a criação de uma tabela e mostrar a opção DEFAULT; Explica os diferentes tipos de CONSTRAINTS; Mostra o que acontece quando CONSTRAINTS são violadas com instruções DML; Criando uma tabela com uma SUB QUERIE e removendo uma tabela com a instrução DROP; Descreve a funcionalidade ALTERTABLE; Renomeando uma tabela.

Gerenciando Objetos com DATA DICTIONARY VIEWS:
DescrevE a estrutura de cada um dos DATA DICTIONARY VIEWS; Lista o propósito de cada um dos DATA DICTIONARY VIEWS; Criando consultas que recuperem informações dos DICTIONARY VIEWS sobre SCHEMA OBJECTS.

Controlando o Acesso de Usuários:
Controlando o acesso do usuário; Sistema versus privilégios de objetos; Criando sessões do usuário e concedendo privilégios de sistema; Usando papéis (ROLES) para definir grupos de usuários; Criando e garantindo (GRANTING) privilégios para um papél (ROLE); Concedendo (GRANTING) e revogando (REVOKING) privilégios de um objeto; Alterando sua senha; Usando LINKS entre Banco de Dados.

Gerenciando objetos de esquema (SCHEMA OBJECTS):
Criando de diretórios; Criando e consultando tabelas externas; Criando Tabelas Organizadas por Índice; Criando índices baseados em função; Eliminando colunas; Alterando a estrutura de tabelas e adicionando CONSTRAINTS; Executando a instrução FLASHBACK; Visão geral sobre Materialized Views.

Manipulando Grandes Conjuntos de Dados:
Usando a instrução MERGE; Executando instruções DML com SUB QUERIES; Executando instruções DML com uma cláusula RETURNING; Utilização da instrução INSERT com múltiplas tabelas; Controlando alterações no DML.

Gerando Relatórios Agrupando Dados:
Apresentação da cláusula GROUP BY e da cláusula HAVING; Agregando dados com os Operadores ROLLUP e CUBE; Determinando grupos de sub
GOSTEI 3

Mais Respostas

Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/04/2014

Ninguém pra me ajudar? .... =(
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

14/04/2014

poxa Mariana, bem que eu queria, mas Oracle está um pouco distante da minha realidade.
aproveitando que me meti no seu post, tem como vc ajudar a nossa amiga Mariana?

[url]https://www.devmedia.com.br/forum/oracle-visual/476404[/url]
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/04/2014

Sem problemas Roniere! Obrigada por responder!!
Vou dar uma olhada no post...
GOSTEI 0
Lorran Alves

Lorran Alves

14/04/2014

Olá Marisiana,

No próprio site da Oracle vc encontrará os conteúdos a estudar.Segue o link

http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=458&get_params=p_track_id:Datab11g

GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

14/04/2014

Sem problemas Roniere! Obrigada por responder!!
Vou dar uma olhada no post...


obrigado Marisiana por responder.
GOSTEI 0
Marcus Almeida

Marcus Almeida

14/04/2014

Marisiana

Estou me preparando para tirar a certificação 1Z0-051 - SQL Fundamentals I. Estou seguindo o conteúdo do livro específico para o exame, mas você encontra muita informação no site da própria Oracle e em alguns blogs também. Um que me ajuda muito é o blog do Fabio Prado (http://www.fabioprado.net/), que possui bastante conteúdo a respeito. Uma certa fluencia no ingles também é interessante pra poder prestar a prova depois. Espero ter ajudado. Abraço.
GOSTEI 1
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/04/2014

Muito obrigada Marcus!
Achei esse blog bem interessante e salvei o link aqui.
Também tenho alguns livros da Oracle, tenho Administração I e o PL/SQL, são muito bons.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/04/2014

Olá Marisiana,

No próprio site da Oracle vc encontrará os conteúdos a estudar.Segue o link

http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=458&get_params=p_track_id:Datab11g


Olá Lorran! Muito obrigada por responder! =)
Salvei o link aqui pra olhar com mais tempo em casa.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/04/2014

Que legal!!! Muito obrigada Eliézio! =)
Foi uma grande ajuda e vai me facilitar pra me organizar com o conteúdo pra estudar.
Não tinha visto que tem pré-requisito... Então, vou ter que fazer umas das certificações pra SQL antes.
GOSTEI 0
Eliézio Mesquita

Eliézio Mesquita

14/04/2014

Olá Marisiana tudo bem?

Que bom que ajudou, e existe uma algumas regras e níveis de certificações, segue a imagem direto da oracle:

[img:descricao=Certificações Oracle: Fonte: http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=458&get_params=p_track_id:Datab11g]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/195787-20140513-161625.jpg[/img]
GOSTEI 1
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/04/2014

Tudo bem e contigo?
Uhum... vou ter q fazer a de SQL antes, pra depois tentar a OCA.
Obrigada pela informação!
GOSTEI 0
Eliézio Mesquita

Eliézio Mesquita

14/04/2014

Tudo bem!

Na verdade o certificação OCA é sempre composta de 2 provas( SQL + Administração) = OCA.

GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/04/2014

Fiquei com uma dúvida.... Essas duas provas são realizadas juntas, no mesmo dia?
Ou eu posso fazer a primeira e depois, em um outro momento, fazer a segunda?
GOSTEI 0
Eliézio Mesquita

Eliézio Mesquita

14/04/2014

Olá Marisiana!

O ideal é você fazer as provas em datas separadas, segue minha dica:

Estudar por 1 mês pelos menos 2 horas por dia e fazer a primeira prova(SQL), ai você compra o voucher e faz essa prova, depois você faz a mesma coisa para a segunda prova(Administração) ou seja, estuda por 1 mês pelos menos 2 horas por dia, se você fizer as provas e for aprovada você se tornará OCA em oracle.
Outro ponto importante é que para se tornar OCA não é necessário nenhum curso oficial, você pode estudar sozinha e fazer as provas, já para se tornar uma OCP é obrigatório que você tenha um curso oficial da Oracle, porque uma das etapas para se tornar um OCP é submeter o seu curso para avaliação da Oracle, além de quê, para se tornar OCP é necessário já ser OCA.

Se tiver mais dúvidas vai postando.

GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/04/2014

Ah então eu tinha entendido certo! =)
Vou seguir tua dica Eliézio, muito obrigada!
Se surgirem dúvidas eu volto a interagir....
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

14/04/2014

poca, eu estava perdendo isso, quanta informação.
GOSTEI 0
Eliézio Mesquita

Eliézio Mesquita

14/04/2014

Mariana tem muita coisa, o mundo oracle é bem vasto.
GOSTEI 0
Rodolpho Silva

Rodolpho Silva

14/04/2014

Olá Marisiana,

Eu já sou OCA (PL/SQL) e a dica que posso lhe dar é que as provas não são tão difíceis, mas também não subestime-as. O tempo para fazer as provas é um tempo justo. Agora, se prepare para "pegadinhas", como coisas do tipo: Analise este bloco anônimo. Se ele for executado, compilará normalmente? Gera erro? (aí você descobre que faltou um ";" em um bloco).

Mas no resto, é tranquilo....prepare-se e você conseguirá passar nas 2 provas tranquilamente...
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/04/2014

Olá Rodolpho!

Obrigada pela dica!
Imaginei que possa ter dessas pegadinhas, eu acho que é o que mais me preocupa...
Mas fazer o melhor pra passar! =)
GOSTEI 0
Rodolpho Silva

Rodolpho Silva

14/04/2014

Vá, e faça confiante! Certamente vai passar nas duas provas!!!
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

14/04/2014

voltando aqui, agora para tentar me atualizar sobre o assunto, quanto as provas, preços, locais de provas, forma de pagamento?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/04/2014

Os preços são esses que constam nos links abaixo?

Oracle Database 11g: SQL Fundamentals I R$ 272,00

Oracle Database 11g: Administration I R$ 326,00
GOSTEI 0
Andre Santos..

Andre Santos..

14/04/2014

Ola Marisiana,

vc esta fazendo ...

qual é procedimento??

qual é forma de pagamento??
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/04/2014

Olá!
Estou buscando informações para me programar para fazer...
GOSTEI 0
Andre Santos..

Andre Santos..

14/04/2014

tbm fiquei interessado neste assunto ..

vou acompanhar ....
qualquer coisa posta aqui

obrigado
GOSTEI 0
Rodolpho Silva

Rodolpho Silva

14/04/2014

Pessoal,

Na época que fiz, o registro era no site Promietric.com, mas agora vi que eles mudaram o site de registros. Bem, o procedimento basicamente é o seguinte:

1-Criar um registro no site http://pearsonvue.com/oracle/
2-Após o cadastro, selecionar a prova (anotar no site da Oracle o número da prova, para evitar erros).
3-Selecionar o local do exame de sua preferência. Marcar também a data e o horário.
4-Pagar o valor da prova (somente cartão de crédito).

Após estes passos, basta dirigir-se no local escolhido no dia e hora marcados, com o comprovante do registro no site. Lá, a prova será habilitada no sistema para que possam realizá-la.

Bem, e é só....
Espero que ajude.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/04/2014

Pode crer que ajuda! Muito obrigada!
Vou tentar fazer meu registro essa semana, qualquer coisa volto a questionar..
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

14/04/2014

Cartão internacional?
GOSTEI 0
Rodolpho Silva

Rodolpho Silva

14/04/2014

Cartão internacional?

Exato.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/04/2014

Tá aí outra informação importante.
Terei que providenciar isso...
GOSTEI 0
Eliézio Mesquita

Eliézio Mesquita

14/04/2014

Olá Pessoal tudo bem?

Vocês podem comprar o voucher pelo próprio site da oracle e já é possível comprar a prova via boleto bancário, porém comprando no boleto terá que pagar os impostos, ou seja, terá a facilidade de comprar via boleto porém terá que pagar um pouco mais caro.

Abçs
GOSTEI 0
Rodolpho Silva

Rodolpho Silva

14/04/2014

Olá Pessoal tudo bem?

Vocês podem comprar o voucher pelo próprio site da oracle e já é possível comprar a prova via boleto bancário, porém comprando no boleto terá que pagar os impostos, ou seja, terá a facilidade de comprar via boleto porém terá que pagar um pouco mais caro.

Abçs
Legal, não sabia.....Mas via cartão também terá impostos (IOF)...
GOSTEI 0
Andre Santos..

Andre Santos..

14/04/2014

desculpa eu ta perguntando ..... parcela??? se parcelar quantas vezes??
GOSTEI 0
Marcus Almeida

Marcus Almeida

14/04/2014

Galera até onde eu sei, a prova de SQL pode ser feita em casa não pode?

Estou me preparando e me programando para realizar em Outubro ou Novembro, pois durante o curso oficial percebi que não era tão fácil quanto parecia, ainda mais para quem não trabalha com SQL.
Em relação a parcelamentos, eu acredito que não seja possível.
O valor para SQL continua o mesmo (US$: 125)?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/04/2014

Chegou a conferir esses links Marcus?
Oracle Database 11g: SQL Fundamentals I R$ 272,00

Oracle Database 11g: Administration I R$ 326,00

Não sobre o local da prova, mas acho estranho a prova poder ser realizada em casa... Se alguém tiver informações sobre isso, por gentileza, compartilhe conosco.
GOSTEI 0
Marcus Almeida

Marcus Almeida

14/04/2014

Olá Marisiana, consta no link de Oracle Database 11g: SQL Fundamentals I que o exame pode ser feito on-line, como um exame não-supervisionado.

Lembro que o instrutor do curso contou que a primeira prova temos a possibilidade de fazer em qualquer local conectado a internet, mas a partir da segunda prova (Oracle Database: Administration I) teriamos que realizar a prova num centro autorizado, no meu caso o centro mais próximo fica em São Paulo, quase 400 km de onde moro.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/04/2014

Bom saber disso!
Obrigada pelas informações Marcus!
GOSTEI 0
POSTAR