O que vcs acham melhor?

Firebird

16/09/2004

o meu sistema irá se comunicar com uma [b:58951fe40d]ura[/b:58951fe40d] (um equipamentoque lhe enviar perguntas e vc pesquisa no banco e manda a resposta é para venda no comercio em cartão de crédito)e eu vou precisar de bastante velocidade na pesquisa a pesquisa será pelo nº do cartão do cliente que eu vou ter que localizar aí eu verifico o limite e o saldo e se tudo ok libero o crédito (obs: o cadastro de clientes terá bastante campos de informações do cliente).aí eu pensei em 3 possibilidade:

1ª colocar os campos limite e saldo no cadastro de clientes e assim não criar uma tabela a mais com os campos codcli,limite e saldo assim economizar uma pouco de espaço no gdb em relação a tabelas.

2ª criar uma tabela com os campos codcli,limite e saldo e na teoria a pesquisa do localização do clinete seria mais rápida porque eu só tenho 3 campos e não um monte como na 1ª.

3ª criar um gdb separado que armazena a tabela com os campos codcli,limite e saldo.

em qual das três ou uma opção diferente é melhor para obter um resultado de consulta o masi rápido possível?

Tap_pedroso

Tap_pedroso

Curtidas 0

Respostas

Vinicius2k

Vinicius2k

16/09/2004

Colega,

Sem dúvida, 1ª opção (na minha opinião)...
Não se importe com o fato de existirem várias colunas na tabela, desde que sua consulta só busque as colunas que vc necessita, não haverá, ao menos teoricamente, perda de performance...
Ex:
Não faça : select * from CLIENTES
Faça : select CODIGO, LIMITE, SALDO from CLIENTES

Muita atenção aos índices ! São parte fundamental do desempenho que qualquer SGBD.

T+

GOSTEI 0
Tap_pedroso

Tap_pedroso

16/09/2004

é eu fique entre 1 e 3, em relação a 1 conforme for entrando + clientes + registro de faturas novas(que irá ter em torno de 700 à 1500 por dia)será que não irá tendo perda de performance durante o tempo?

e em relação à 3 será um .gdb que constará apenas a tabela de limite/saldo do cliente e limite/saldo do lojista então o gdb será sempre bem + leve que o gdb que irá armazenar todas as informações administrativas isso faz uma certa lógica não faz?ou não :D ?

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

16/09/2004

é eu fique entre 1 e 3, em relação a 1 conforme for entrando + clientes + registro de faturas novas(que irá ter em torno de 700 à 1500 por dia)será que não irá tendo perda de performance durante o tempo?

O cadastro de clientes é uma tabela e o registro de faturas outra correto?
Então não há diferença de performance. Vc vai buscar os dados no cadastro de clientes... basta que não traga todas as colunas e linhas desnecessariamente...

e em relação à 3 será um .gdb que constará apenas a tabela de limite/saldo do cliente e limite/saldo do lojista então o gdb será sempre bem + leve que o gdb que irá armazenar todas as informações administrativas isso faz uma certa lógica não faz?ou não :D ?

O tamanho do banco não influi na performance das consultas... o que influi é a quantidade colunas e de linhas retornadas, e as operações efetuadas dentro do select... creio q vc não teria direfença de desempenho e , usar uma outro banco, lhe traria alguns incovenientes como, por exemplo, vc não vai conseguir fazer relacionamentos (FKs) entre os dois bancos, não conseguindo manter a integridade referencial.

T+

GOSTEI 0
Tap_pedroso

Tap_pedroso

16/09/2004

blz vinicius2K vou seguir os seus conselhos muito obrigado pela força.

eu peguei o seu msn no fórum posso entrar em contato quando precisar?

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

16/09/2004

Acho mais conveniente, e seguro, para vc, que vc aguarde outras opiniões dos demais colegas... afinal, nunca fui ´dono da verdade´...

Quanto ao MSN, blz. Mas vc só vai me achar nele nos finais de semana... :wink:

GOSTEI 0
Afarias

Afarias

16/09/2004

Eu fecho com o VINA.

Só fazendo uma pequena observação: a quantidade de registros influi na performance mas num fator muito ´pequeno´ (a princípio) -- geralmente só é sentido seu efeito quando do ´mau´ dimensionamento do hardware empregado (para determinada aplicação).

T+

GOSTEI 0
POSTAR