O usuario fala e o programa digita, tem como fazer isto?
Ola pessoal!!!
Estou querendo fazer uma aplicação que digita o que o usuário fala.
Será que existe algum componente ou linhas de comando, que faça isto?
:D
Estou querendo fazer uma aplicação que digita o que o usuário fala.
Será que existe algum componente ou linhas de comando, que faça isto?
:D
Teoprog
Curtidas 0
Respostas
Lucas Silva
14/01/2004
já vi isto sim..
Mais só em softwares específicos, e caros.
Acho dificel você encontrar os fontes para esta função.
Lucas!
Mais só em softwares específicos, e caros.
Acho dificel você encontrar os fontes para esta função.
Lucas!
GOSTEI 0
Deus
14/01/2004
Olha, eu recentemente instalei o [i:383ab43214]Microsoft Speech SDK[/i:383ab43214], que vem com dois utilitários: um pra você falar e executar comandos, e um pra você ir falando e ele ir anotando o que você falou num notepad. O de comandos até que funciona mais ou menos, agora o de anotar.. vou te dizer, ele não entendia -NADA- do que eu dizia! Talvez tenha melhorado de lá pra cá, não sei, mas o que posso te dizer é que o resultado foi bastante desanimador.. :) De qualquer forma, o que eu quis dizer foi: dá pra você fazer algo do tipo com o [i:383ab43214]Speech Recognition[/i:383ab43214] desse pacote do [i:383ab43214]Microsoft Speech SDK[/i:383ab43214] mas, até onde eu vi, ele só reconhece palavras usando fonemas em inglês.. não mexi muito. De qualquer forma, dê uma passada [url=http://www.microsoft.com/speech/download/old/sdk40a.asp]neste site[/url]
Abraços, dEUS.
Abraços, dEUS.
GOSTEI 0
Cebikyn
14/01/2004
Sim, o MS Speech só funciona em inglês. E o pior é que não tem os arquivos para aceitar voz em português.
GOSTEI 0
Nildo
14/01/2004
Uma vez, não me lembro onde nem quando, eu achei um patch para aceitar o portugues (brasileiro). Só não peguei pois achei que era facil conseguir. Só nao me lembro onde achei.
GOSTEI 0
Teoprog
14/01/2004
sobe
GOSTEI 0
Teoprog
14/01/2004
sobe
GOSTEI 0
Weber
14/01/2004
Tenho esse artigo a algum tempo, mas eu nunca tentei por pra funcionar, talvez seja util pra você.
Não me pergunte mais nada, eu não sei se funciona.
---------------------------------------------------------------------------------
Quem nunca viu os tão tradicionais Agentes da Microsoft que são instalados com o Word ou com excel? Agora quem nunca pensou em utilizar essa tecnologia em seus programas? Pensando nisso...
fiz uma vasta busca pela internet. E essa busca resultou nesse “resumão” de como utilizar os agentes em programas delphi.
Antes de começar a utilizar os agentes e seus programas delphi e necessário a instalação de alguns componentes em seu pc. Alguns desses componentes são opcionais. Ah! Você ira perder um bom tempo com Downloads.
1. Faça o Download do arquivo MSAgent.exe, pois este é o componente essencial.
Observação Se o seu Sistema for Windows 2000 ou superior ignore esse Dica, pois os componentes essenciais do Microsoft Agent já Foram instalados.
Local de Download:
http://activex.microsoft.com/activex/controls/agent2/MSagent.exe
2. Se você quer ouvir seu agenter falar, faça o download do arquivo tv_enua.exe e o instale.
Local de Download:
http://activex.microsoft.com/activex/controls/agent2/tv_enua.exe
Para que nosso agente Fale em português é necessária a instalação de mais dois arquivos.
http://www.htmlbible.com/MicrosoftSpeechComponents/
Role a pagina Ate ver a opção Português (Brasil) e baixe os dois Arquivos:
O lhttsptb.exe e o AgtX0416.
3. Para ele receber Comandos de Voz faça o Download de mais um Arquivo.
(Você precisa falar os comandos através do microfone). Faça o download do arquivo o Microsoft Speech Recognition Engine.
Local de Download:
http://activex.microsoft.com/activex/controls/agent2/actcnc.exe
4. Em nosso pc configuramos quase tudo através do painel de controle para você ter a opção de controlar, habilitar e gerenciar todas as Engines de Reconhecimento e de Speech instaladas em seu sistema, Baixe e instale o seguinte arquivo: spchcpl.exe.
Local de Download:
http://agent.microsoft.com/agent2/spchcpl.exe
5. Agora você só precisa baixar o character (Agentes) do Microsoft Agent.
Você pode encontrar vários Agentes no endereço abaixo.
http://www.msagentring.org/chars.htm
Muito Bem, agora você precisa importar o controle ActiveX dos agentes para o Delphi:
1) Abra o Delphi
2) Clique em ´Component -> Import ActiveX Control”
3) Selecione o componente ´Microsoft Agent Control 2.0”
4) Clique no botão “Install... , OK...,Yes “
5) Prossiga a instalação do controle
Um novo componente TAgent vai ser adicionado à palheta de componentes do Delphi, na aba ActiveX.
Após a Instalação dos Arquivos Necessários Para controle do Agente, No meu Caso Com Windows 98 SE, MSAgent.exe, tv_enua.exe, lhttsptb.exe e o AgtX0416 e Instalação do Componente TAgent.
REINICIE SEU COMPUTADOR:
Crie um novo projeto para testar a programação com agente. O programa vai mostrar alguns ´comportamentos´ do personagem Peedy e fazê-lo falar.
No formulário coloque um componente Tagent, e um Tedit para digitar o texto que o personagem vai falar.
Declare a Seguinte Variável na Opção Private da unit.
Agente: IAgentCtlCharacter;
No Evento FormCreate escreva:
Agent1.Connected := True;
Agent1.Characters.Load(´Papagaio´, ´Peedy.acs´);
// Associar o agente à variável Agente
Agente := Agent1.Characters[´ Papagaio ´];
Agente.Show(0); // Aparecer 0-lentamente 1-instantaneamente
// Encenação de abertura
Agente.Play(´Greet´); // Cumprimentar
Agente.Play(´Announce´); // Anunciar
Agente.Speak(´Ola Tudo Bem´, EmptyStr); // Falar
Sleep(700); // Da uma pausa ao programa
Agente.Speak(´Escreva um texto e clique no botão´, EmptyStr);
Agente.Play(´RestPose´); // Descansar
No Evento FormDestroy escreva:
Agente.Hide(0);
Agent1.Connected:=false;
No evento OnClick do Botão escreva:
Agente.Speak(edit1.Text,EmptyStr);
Prontinho Seu Programa Agora tem um agente que Fala e se move, igual ao da Microsoft.
Abaixo segue algumas animações e sua descrição.
Animação Descrição
*************************************************************
Acknowledge Balança a Cabeça
Alert Endireita a cabeça e levanta as sobrancelhas
Announce Levanta a mão
Blink Pisca os olhos
Confused Passa a mão na cabeça
Congratulate Faz sinal de positivo
Decline Levanta a mão e balança a cabeça
DontRecognize Leva a mão até a orelha
Explain Estende o braço para o lado
GestureDown Aponta para baixo
GestureLeft Aponta para a esquerda
GestureRight Aponta para a direita
GestureUp Aponta para cima
GetAttention Acena com a mão
GlanceDown Olha para baixo
GlanceLeft Olha para a esquerda
GlanceRight Olha para a direita
GlanceUp Olha para cima
Greet Faz gesto de boas vindas
Hide Desaparece
Hear_1 Estende as orelhas
Hear_2 Vira a cabeça para esquerda
Idle1_1 Enche o pulmão
Idle3_1 Começa a dormir
LookDown Olha para a baixo
LookDownBlink Olha para baixo e pisca
MoveDown Voa para baixo
MoveLeft Voa para esquerda
MoveRight Voa para direita
MoveUp Voa para cima
Pleased Bate palmas e sorri
Read Pega papel do casaco, começa a ler e olha para cima
Sad Expressão de Triste
Show Aparece como mágica
Surprised Expressão de surpreso
Think Olha para cima e coloca a mão no queixo
Uncertain Levanta sobrancelhas e coloca mão no queixo
Wave Acena com a mão
Write Pega papel do casaco, escreve olha para cima
*************************************************************
Código da unit do Exemplo.
unit AgenteUnit;
interface
uses
Windows, Messages, SysUtils, Variants, Classes, Graphics, Controls, Forms,
Dialogs, OleCtrls, AgentObjects_TLB, StdCtrls;
type
TForm1 = class(TForm)
Agent1: TAgent;
Edit1: TEdit;
Button1: TButton;
procedure FormCreate(Sender: TObject);
procedure FormDestroy(Sender: TObject);
procedure Button1Click(Sender: TObject);
private
{ Private declarations }
Agente: IAgentCtlCharacter;
public
{ Public declarations }
end;
var
Form1: TForm1;
implementation
{$R *.dfm}
procedure TForm1.FormCreate(Sender: TObject);
begin
Agent1.Connected := True;
Agent1.Characters.Load(´Peedy´, ´Peedy.acs´);
// Associar o agente à variável Agente
Agente := Agent1.Characters[´Peedy´];
Agente.Show(0); // Aparecer 0-lentamente 1-instantaneamente
// Encenação de abertura
Agente.Play(´Greet´); // Cumprimentar
Agente.Play(´Announce´); // Anunciar
Agente.Speak(´Ola Tudo Bem´, EmptyStr); // Falar
Sleep(700); // Da uma pausa ao programa
Agente.Speak(´Escreva um texto e clique no botão´, EmptyStr);
Agente.Play(´RestPose´); // Descansar
end;
procedure TForm1.FormDestroy(Sender: TObject);
begin
Agente.Hide(0);
Agent1.Connected:=false;
end;
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
Agente.Speak(edit1.Text,EmptyStr);
end;
end.
Importante: quando seu programa for distribuído os arquivos necessários para que os agentes funcionem terão que ser instalados no computador do seu cliente, caso contrário ele não vai funcionar.
Nem todos os Agentes Possui os Comandos descritos acima.
Todos os agente são instalados no diretório
C:\...\ CHARS.
Não me pergunte mais nada, eu não sei se funciona.
---------------------------------------------------------------------------------
Quem nunca viu os tão tradicionais Agentes da Microsoft que são instalados com o Word ou com excel? Agora quem nunca pensou em utilizar essa tecnologia em seus programas? Pensando nisso...
fiz uma vasta busca pela internet. E essa busca resultou nesse “resumão” de como utilizar os agentes em programas delphi.
Antes de começar a utilizar os agentes e seus programas delphi e necessário a instalação de alguns componentes em seu pc. Alguns desses componentes são opcionais. Ah! Você ira perder um bom tempo com Downloads.
1. Faça o Download do arquivo MSAgent.exe, pois este é o componente essencial.
Observação Se o seu Sistema for Windows 2000 ou superior ignore esse Dica, pois os componentes essenciais do Microsoft Agent já Foram instalados.
Local de Download:
http://activex.microsoft.com/activex/controls/agent2/MSagent.exe
2. Se você quer ouvir seu agenter falar, faça o download do arquivo tv_enua.exe e o instale.
Local de Download:
http://activex.microsoft.com/activex/controls/agent2/tv_enua.exe
Para que nosso agente Fale em português é necessária a instalação de mais dois arquivos.
http://www.htmlbible.com/MicrosoftSpeechComponents/
Role a pagina Ate ver a opção Português (Brasil) e baixe os dois Arquivos:
O lhttsptb.exe e o AgtX0416.
3. Para ele receber Comandos de Voz faça o Download de mais um Arquivo.
(Você precisa falar os comandos através do microfone). Faça o download do arquivo o Microsoft Speech Recognition Engine.
Local de Download:
http://activex.microsoft.com/activex/controls/agent2/actcnc.exe
4. Em nosso pc configuramos quase tudo através do painel de controle para você ter a opção de controlar, habilitar e gerenciar todas as Engines de Reconhecimento e de Speech instaladas em seu sistema, Baixe e instale o seguinte arquivo: spchcpl.exe.
Local de Download:
http://agent.microsoft.com/agent2/spchcpl.exe
5. Agora você só precisa baixar o character (Agentes) do Microsoft Agent.
Você pode encontrar vários Agentes no endereço abaixo.
http://www.msagentring.org/chars.htm
Muito Bem, agora você precisa importar o controle ActiveX dos agentes para o Delphi:
1) Abra o Delphi
2) Clique em ´Component -> Import ActiveX Control”
3) Selecione o componente ´Microsoft Agent Control 2.0”
4) Clique no botão “Install... , OK...,Yes “
5) Prossiga a instalação do controle
Um novo componente TAgent vai ser adicionado à palheta de componentes do Delphi, na aba ActiveX.
Após a Instalação dos Arquivos Necessários Para controle do Agente, No meu Caso Com Windows 98 SE, MSAgent.exe, tv_enua.exe, lhttsptb.exe e o AgtX0416 e Instalação do Componente TAgent.
REINICIE SEU COMPUTADOR:
Crie um novo projeto para testar a programação com agente. O programa vai mostrar alguns ´comportamentos´ do personagem Peedy e fazê-lo falar.
No formulário coloque um componente Tagent, e um Tedit para digitar o texto que o personagem vai falar.
Declare a Seguinte Variável na Opção Private da unit.
Agente: IAgentCtlCharacter;
No Evento FormCreate escreva:
Agent1.Connected := True;
Agent1.Characters.Load(´Papagaio´, ´Peedy.acs´);
// Associar o agente à variável Agente
Agente := Agent1.Characters[´ Papagaio ´];
Agente.Show(0); // Aparecer 0-lentamente 1-instantaneamente
// Encenação de abertura
Agente.Play(´Greet´); // Cumprimentar
Agente.Play(´Announce´); // Anunciar
Agente.Speak(´Ola Tudo Bem´, EmptyStr); // Falar
Sleep(700); // Da uma pausa ao programa
Agente.Speak(´Escreva um texto e clique no botão´, EmptyStr);
Agente.Play(´RestPose´); // Descansar
No Evento FormDestroy escreva:
Agente.Hide(0);
Agent1.Connected:=false;
No evento OnClick do Botão escreva:
Agente.Speak(edit1.Text,EmptyStr);
Prontinho Seu Programa Agora tem um agente que Fala e se move, igual ao da Microsoft.
Abaixo segue algumas animações e sua descrição.
Animação Descrição
*************************************************************
Acknowledge Balança a Cabeça
Alert Endireita a cabeça e levanta as sobrancelhas
Announce Levanta a mão
Blink Pisca os olhos
Confused Passa a mão na cabeça
Congratulate Faz sinal de positivo
Decline Levanta a mão e balança a cabeça
DontRecognize Leva a mão até a orelha
Explain Estende o braço para o lado
GestureDown Aponta para baixo
GestureLeft Aponta para a esquerda
GestureRight Aponta para a direita
GestureUp Aponta para cima
GetAttention Acena com a mão
GlanceDown Olha para baixo
GlanceLeft Olha para a esquerda
GlanceRight Olha para a direita
GlanceUp Olha para cima
Greet Faz gesto de boas vindas
Hide Desaparece
Hear_1 Estende as orelhas
Hear_2 Vira a cabeça para esquerda
Idle1_1 Enche o pulmão
Idle3_1 Começa a dormir
LookDown Olha para a baixo
LookDownBlink Olha para baixo e pisca
MoveDown Voa para baixo
MoveLeft Voa para esquerda
MoveRight Voa para direita
MoveUp Voa para cima
Pleased Bate palmas e sorri
Read Pega papel do casaco, começa a ler e olha para cima
Sad Expressão de Triste
Show Aparece como mágica
Surprised Expressão de surpreso
Think Olha para cima e coloca a mão no queixo
Uncertain Levanta sobrancelhas e coloca mão no queixo
Wave Acena com a mão
Write Pega papel do casaco, escreve olha para cima
*************************************************************
Código da unit do Exemplo.
unit AgenteUnit;
interface
uses
Windows, Messages, SysUtils, Variants, Classes, Graphics, Controls, Forms,
Dialogs, OleCtrls, AgentObjects_TLB, StdCtrls;
type
TForm1 = class(TForm)
Agent1: TAgent;
Edit1: TEdit;
Button1: TButton;
procedure FormCreate(Sender: TObject);
procedure FormDestroy(Sender: TObject);
procedure Button1Click(Sender: TObject);
private
{ Private declarations }
Agente: IAgentCtlCharacter;
public
{ Public declarations }
end;
var
Form1: TForm1;
implementation
{$R *.dfm}
procedure TForm1.FormCreate(Sender: TObject);
begin
Agent1.Connected := True;
Agent1.Characters.Load(´Peedy´, ´Peedy.acs´);
// Associar o agente à variável Agente
Agente := Agent1.Characters[´Peedy´];
Agente.Show(0); // Aparecer 0-lentamente 1-instantaneamente
// Encenação de abertura
Agente.Play(´Greet´); // Cumprimentar
Agente.Play(´Announce´); // Anunciar
Agente.Speak(´Ola Tudo Bem´, EmptyStr); // Falar
Sleep(700); // Da uma pausa ao programa
Agente.Speak(´Escreva um texto e clique no botão´, EmptyStr);
Agente.Play(´RestPose´); // Descansar
end;
procedure TForm1.FormDestroy(Sender: TObject);
begin
Agente.Hide(0);
Agent1.Connected:=false;
end;
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
Agente.Speak(edit1.Text,EmptyStr);
end;
end.
Importante: quando seu programa for distribuído os arquivos necessários para que os agentes funcionem terão que ser instalados no computador do seu cliente, caso contrário ele não vai funcionar.
Nem todos os Agentes Possui os Comandos descritos acima.
Todos os agente são instalados no diretório
C:\...\ CHARS.
GOSTEI 0