OCS Inventory

Infraestrutura

13/11/2015

Ei pessoal, alguem aqui que trabalhe com servidores(Windows ou Linux), poderia me informar se o OCS inventory é uma boa opção para obter informações de todos os ativos da empresa, da rede, toda infraestrura?
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

Curtidas 0

Melhor post

Alex Lekao

Alex Lekao

23/11/2015

ja usamos o OCS aqui na empresa, e eu abandonei devido a necessidade de se usar os clientes nas estacoes.

atualmente uso o SpiceWorks, que integra software de gerencaimento de chamado e inventario de rede, ele inventaria os equipamentos, computadores, impressoras, pabx, roteadores, etc.

alem de ter a gestao de softwares e auxiliar na monitoria de licencas do windows, office, etc.

monitora tbm atualizacoes do windows, antivirus, integra com AD, lista de compras, etc.

Nao precisa de client nas estacoes, apenas um servidor que pode ser praticamente qqr estacao windows, nao me lembro se eh exclusivo windows ou se eh possivel utilizar com linux tbm.

Estou bastante satisfeito com ele.
GOSTEI 2

Mais Respostas

Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

13/11/2015

Não conhecia esse software, você já testou?
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

13/11/2015

Ainda não, ainda vou instalar um Windows Server virtualizado para essa finalidade.
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

13/11/2015

Domingão quase ninguem aparece por aqui, talvez seja utilizado por alguem.
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

13/11/2015

Domingão quase ninguem aparece por aqui, talvez seja utilizado por alguem.


Esperar amanha, valeu.
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

13/11/2015

Boa tarde pessoal, ninguem conhece o OCS Inventory?
GOSTEI 0
Marcos P

Marcos P

13/11/2015

Carlos,

Das plataformas free para gerenciamento do parque de equipamentos o OCS Inventory é uma das melhores.

Pode usá-lo sem receio algum !

A principal limitação dele, contudo, é o fato de não gerenciar as licenças de software instalados nas estações.

Esse processo, que é tão ou mais importante que o inventário físico, pode ser feito pelo GLPI, que funciona perfeitamente em conjunto com o OCS Inventory.

O site do OCS Inventory tem todas as informações necessárias para configurar e testar a ferramenta !

Recomendo, apenas, que seja montado um ambiente controlado de testes para que sejam realizadas as simulações necessárias antes da implantação em produção.

Outra dica é simular a instalação dos clients nos diversos tipos de SO envolvidos, pois existem particularidades de uso principalmente relacionadas aos privilégios de segurança no momento da instalação, coisa que varia ( um pouco ) em um mesmo tipo de SO e ( muito ) entre tipos diferentes de SO.
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

13/11/2015

Muito agradecido Marcos P, você citou uma outra ferramenta, ela é free tambem?
GOSTEI 0
Marcos P

Marcos P

13/11/2015

Existem outras Free ( mas o OCS é o melhor ) e várias pagas ( mais completas que o OCS ).
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

13/11/2015

Esse GLPI que citou é gratuito?
pode ser feito pelo GLPI
GOSTEI 0
Marcos P

Marcos P

13/11/2015

Open Source ( GLPI )
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

13/11/2015

Muito obrigado, tenha uma ótima semana Marcos!
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

13/11/2015

Já testaram? Baixa para o server e para os clients?
GOSTEI 0
Marcos P

Marcos P

13/11/2015

Já usei em uma rede pequena ( mais ou menos 200 estações ).

Deve ser configurado um server da aplicação e todos os clients que precisem do inventário.

A partir disso, os clients atualizam a base de dados do sistema no server.

Obviamente, se a ideia é monitorar todas as máquinas da rede, o client OCS deve ser instalado em todos os equipamentos ( clientes e servidores diversos ).
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

13/11/2015

Boa pergunta Edvaldo, Obrigado Marcos.
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

13/11/2015

Boa tarde Marcos, obrigado.
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

13/11/2015

Boa noite Alex, obrigado por expor mais uma opção, mas a pergunta clichê é, "é gratuito"?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

13/11/2015

sim, completamente.

eles tem inclusive uma biblioteca de apps que vc pode integrar ao sistema e alguns sao pagos, e tem alguns outros recursos que podem ser agregados que sao pagos tbm.

tem um monitor de rede que eh muito interessante, que vc pode monitorar recursos da rede que necessitam ficar disponiveis o tempo todo, entre outras coisas.

ainda nao consegui implantar o portal do usuario, para que os usuarios da empresa possam acessar um portal com base de conhecimento, verificar o status de seus chamados e abrir novos chamados, etc.

Boa noite Alex, obrigado por expor mais uma opção, mas a pergunta clichê é, "é gratuito"?
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

13/11/2015

O post ficou longo, serve para qualquer Windows Server? vou tentar instalar no 2003.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

13/11/2015

olha, nao instalei em server, so em windows 7, acredito que deva funcionar sim, nao sei de alguma contra indicação.

O post ficou longo, serve para qualquer Windows Server? vou tentar instalar no 2003.
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

13/11/2015

Terminando de instalar o Windows Server, aproveitar e fazer o XP, depois informo se entendi como funciona o programa.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

13/11/2015

normalmente ele eh em ingles, mas tem patch de correcao para fazer a traducao para o portugues.

se precisar de alguma coisa me fala que te ajudo.

o nosso aqui nao esta com 100% instalado, mas acredito que ja esteja bem avancado, um 70% ou um pouco mais.
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

13/11/2015

Primeiro to instalando o OCS, para testar mesmo, mas aproveitando, para ver as maquinas, basta ter elas no AD?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

13/11/2015

OCS eu nao manjo. rsrsr

no caso do SpiceWorks nao, ele faz uma coleta na rede e colega direto por wmi, snmp ou ssh e tal.
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

13/11/2015

Mas isso ele faz de forma automatica não é?

o OCS no WS 2003 parece que não funciona, ainda testando.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

13/11/2015

a varredura de rede sim, vc precisa passar apenas os dados de usuario e senha para ele fazer as conexoes e coletar os dados.
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

13/11/2015

Parece que realmente não funciona no WS 2003.

[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/362745-20151125-152559.png[/img]
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

13/11/2015

verficiar firewall, IIS essas coisas.
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

13/11/2015

Deu problema, tenho que configurar?

[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/362745-20151125-165346.png[/img]
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

13/11/2015

Rapaz, agora ferrou.

nao conheco essa parte.
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

13/11/2015

Consegui instalar o IIS porem da no mesmo, com ou sem o firewall. partir para o outro programa mesmo.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

13/11/2015

blz.

No Spice eu acabo conhecendo um pouco melhor.

e normalmente nao da trabalho praticamente nenhum, muito simples e pratico.

tem alguns passo a passos na internet inclusive.
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

13/11/2015

Está bem Alex, vou tentar me virar aqui com ele, testar no Windows Server 2003 e 2008, caso fique perdido, retornarei.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

13/11/2015

blz.

ele eh bem simples viu, nao tem muito segredo.

mas qqr coisa nao esite, pode chamar. rssr
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

13/11/2015

Instalou, "funcionou"(testando), mas pede para registrar.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

13/11/2015

eh um registro simples para participar dos foruns e tal.

nao tem BO nao.

nao eh o mesmo tipo de registro que HP e outras empresas pedem para que vc use o software e tal, coisa bem tranquila mesmo. rssr
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

13/11/2015

Se puder olhar meu outros posts, deu um probleminha lá.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

13/11/2015

blz.

vou ver se encontro, esta especificamente sobre o SpiceWorks?
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

13/11/2015

Não, não.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

13/11/2015

entao nao sei quais foram. kkkkkk

mas andei respondendo alguns posts. nao sei se eram os seus. rsrsr
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

13/11/2015

Respondeu sim!
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

13/11/2015

fmz!!!

Abraco.
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

13/11/2015

fmz!!!

Abraco.


Valeu.
GOSTEI 0
Luiz Pini

Luiz Pini

13/11/2015

Boa noite!
Estou com um problema, utilizo o OCS em uma máquina virtual e o serviço estava funcionando perfeitamente.
Porém agora quando eu clico no ícone para abrir a página de acesso ao OCS ela nem carrega.
O que poderia ser?
GOSTEI 0
POSTAR