[oFF] Identificar unicamente um PC

Delphi

11/04/2005

Eu busco uma maneira de identificar cada máquina unicamente. Nas máquinas que tem placa de rede, eu sei que posso usar o endereço MAC(só não pesquisei ainda como obtê-lo). No caso de uma placa de rede off-board, se ela for trocada, o esquema falha, mas isto é uma coisa rara de acontecer. Mas teria uma maneira universal, algo que não pudesse ser alterada? Descarto aí volume de HD´s, IP local, etc...

Também pensei em usar a data de criação da pasta WINDOWS, acho que serve né?

T+

Beppe

Beppe

Curtidas 0

Respostas

Kapak

Kapak

11/04/2005

E se vc utilizasse ctrl+shift+g ?

GOSTEI 0
Massuda

Massuda

11/04/2005

@Beppe...

Acho que não tem esquema universal... lembro que quando sairam os primeiros processadores com número de série, rapidamente surgiram soluções para impedir que esse número pudesse ser lido. Com exceção do MAC, todos os identificadores que você imaginar acabam de alguma forma sendo dependentes da marca/modelo do hardware ou podem ser ocultos. Mas mesmo o MAC não pode ser usado, pois nem todo mundo tem placa de rede no micro.

Com relação a usar a data/hora de criação da pasta Windows... precisa tomar cuidado pois tem o caso da HD que é copiado fisicamente de uma máquina para outra (coisa comum em grandes redes). Nesse caso seria interessante incluir o MAC, mas aí já estaria reinventando a roda. O esquema de GUID/UID/etc sugerido pelo kapak seria bem parecido com o esquema implementado usando o MAC + data/hora de criação da pasta Windows.

@kapak

O identificador universal (GUID/UID/etc) gerado via Ctrl+Shift+G é calculado a partir do endereço MAC da placa de rede combinado com a data/hora e (não tenho certeza) mais alguns outros contadores do sistema operacional. Para quem não tem placa de rede, o MAC utilizado é um valor default não nulo.

GOSTEI 0
Beppe

Beppe

11/04/2005

@kapak: Eu procuro algo que eu possa extrair da máquina, meu programa não pode gerar nem indicar seu ID.

@Massuda: Realmente não dá pra usar a data/hora da pasta Windows, já que minha intenção é que a identificação resista a reinstalações.

Pesquisei sobre número de série de CPU´s e [url=http://www.sandpile.org/ia32/cpuid.htm]li[/url] que ´a maioria dos fabricantes não garantem que estes sejam únicos nem internamente´.

Valeu.

GOSTEI 0
POSTAR