[off-topic] Patente de algoritmo
Olá pessoal, mais uma vez vou postar um off. Desculpem, mas este assunto me pareceu interessante.
Há algum tempo a Google comprou os direitos sobre um novo algoritmo de busca inventado (acho que) por um indiano que era aluno de mestrado.
A minha dúvida é a seguinte: Se um de nós inventa algo revolucionário, que pode ser alvo de cobiça de grandes empresas internacionais como a google, como podemos proteger nossa idéia?
Pelo que eu sei, se a gente compra uma patente aqui no Brasil (por volta de 800 reais), ela só proibe que outras pessoas usem a sua idéia no Brasil. Se quiser restringir em outros países, tem que pagar taxas lá também.
Ou seja, meros mortais como nós, se tivermos uma idéia mirabolante, mesmo que patenteie aqui no Brasil não adianta nada, pq um gringo pode copiar lá nos EUA.
É assim mesmo que funciona?
Valeu pessoal.
Good coding.
Há algum tempo a Google comprou os direitos sobre um novo algoritmo de busca inventado (acho que) por um indiano que era aluno de mestrado.
A minha dúvida é a seguinte: Se um de nós inventa algo revolucionário, que pode ser alvo de cobiça de grandes empresas internacionais como a google, como podemos proteger nossa idéia?
Pelo que eu sei, se a gente compra uma patente aqui no Brasil (por volta de 800 reais), ela só proibe que outras pessoas usem a sua idéia no Brasil. Se quiser restringir em outros países, tem que pagar taxas lá também.
Ou seja, meros mortais como nós, se tivermos uma idéia mirabolante, mesmo que patenteie aqui no Brasil não adianta nada, pq um gringo pode copiar lá nos EUA.
É assim mesmo que funciona?
Valeu pessoal.
Good coding.
Dan.sm
Curtidas 0
Respostas
Kroki
02/05/2006
É isso mesmo,mas se vc tem uma grande idéia vc tem que negociar com um grande impresa.
GOSTEI 0
Leitorbinario
02/05/2006
Pois é, isso é um problema, esses americanos já tentaram até tirar a invenção do avião de Santos Dumont. Não é brincadeira.
GOSTEI 0
Massuda
02/05/2006
...ela só proibe que outras pessoas usem a sua idéia no Brasil...
Basicamente uma patente força outras pessoas que pretendam usar a invenção a pagar pelo direito de usar a invenção. Não há idéia de ´proibir o uso´.Não adianta querer patentear coisas que já existem ou que são de conhecimento comum. Qualquer patente/pedido de patente pode ser questionado, por qualquer pessoa de qualquer país.
Em caso de questionamento, você tem que provar que sua invenção é inédita ou difere radicalmente de coisas já existentes. No caso de algoritmos, você precisa reunir todo aparato matemático que prova que você fez algo inovador e que demonstre que seu algoritmo funciona.
Note que no caso de uma patente você é obrigado a fornecer detalhes sobre a invenção e qualquer um poderá consultar esses detalhes. Aqui tem um dilema... se você der muitos detalhes, alguém em algum pais que não segue as normas internacionais de propriedade intelectual (imagine algum lugar onde pirataria seja considerado comum e até essencial para a vida das empresas) pode facilmente reproduzir sua invenção; por outro lado, se você omitir detalhes, outras pessoas podem pegar sua idéias, pesquisar e desenvolver coisas que compensem os detalhes que voce omitiu e assim chegar a outra invenção, parecida com a sua, mas não exatamente igual e que, por isso, pode ser patenteada.
...Se quiser restringir em outros países, tem que pagar taxas lá também.
Se você tem uma patente aqui no Brasil e surge depois em outro país uma patente igual a sua, você pode questionar judicialmente essa segunda patente; se você tiver razão, essa segunda patente é cancelada. Registrar patentes em outros países impede que pessoas nesses países patenteiem invenções parecidas com as suas.Alguém citou o caso do avião... Santos Dumont nunca patenteou o avião. Apesar do vôo de Santos Dumont ter ocorrido em 1906, os irmãos Wright patentearam o avião em 1903... legalmente, os inventores do avião são os irmão Wright. Claro, você pode ignorar a patente deles, mas essa atitude invalida todo este tópico (a patente só vale quando protege minhas coisas, não as coisas dos outros).
GOSTEI 0
Titanius
02/05/2006
vixi.. que aula... vivendo e aprendendo... :D
[]s
[]s
GOSTEI 0
Leitorbinario
02/05/2006
os irmãos Wright patentearam o avião em 1903
Acho que patentearam foi um planador e não um avião, a grande diferença entre os dois.
GOSTEI 0
Dan.sm
02/05/2006
Valeu Massuda, era isso mesmo que eu tava querendo saber. Mesmo uma pessoa patenteie algo aqui no Brasil, mas não no exterior ele pode juridicamente rever os seus direitos sobre tal invenção. :D
GOSTEI 0
Massuda
02/05/2006
Um detalhe importante: uma patente é dada/concedida por um determinado tempo (não lembro agora quanto tempo). Passado esse tempo, você não tem direito algum sobre a invenção.
De qualquer forma, se tiver interesse em patentear alguma coisa, procure um escritório de advogados especializado nisso.
De qualquer forma, se tiver interesse em patentear alguma coisa, procure um escritório de advogados especializado nisso.
GOSTEI 0
Aasn
02/05/2006
Olá pessoal,
melhor que patentear uma ´boa idéia´ é vendê-la para uma grande empresa! A Microsoft está doida por novas idéias! É assim que ela age, quando surge alguém com uma boa idéia, ela compra!
[]´s
AASN
melhor que patentear uma ´boa idéia´ é vendê-la para uma grande empresa! A Microsoft está doida por novas idéias! É assim que ela age, quando surge alguém com uma boa idéia, ela compra!
[]´s
AASN
GOSTEI 0
José Henrique
02/05/2006
De fato o primeiro vôo de avião foi o dos irmãos Wright, mas o aparelho de Santos Dumont foi o primeiro a decolar por seu próprios meios; o dos americanos necessitava de uma catapulta*
[size=9:b3fea3469d]*Espécie de estilingue gigante e não quem pega prostitutas[/size:b3fea3469d] :D
[size=9:b3fea3469d]*Espécie de estilingue gigante e não quem pega prostitutas[/size:b3fea3469d] :D
GOSTEI 0
Dan.sm
02/05/2006
melhor que patentear uma ´boa idéia´ é vendê-la para uma grande empresa!
Então AASN, aí é que está o ponto sobre o qual foi elaborado o tópico. Se simplesmente inventar alguma coisa, ir no escritório da MS e dizer que você quer vender a idéia para eles, ela vai pedir pra você explicar como funciona pra poder decidir se compra ou não.
Depois que você termina de explicar ela diz que não interessa e quando você menos espera eles lançam sua idéia no mercado como se fosse deles.
Por isso é necessário patentear e depois vender a patente.
Pelo menos é isso que eu entendi, após vários momentos de divagação e a ajuda dos membros do fórum.
GOSTEI 0
Adriano Santos
02/05/2006
Um detalhe importante: uma patente é dada/concedida por um determinado tempo (não lembro agora quanto tempo). Passado esse tempo, você não tem direito algum sobre a invenção.
Massuda, se não me engano são 50 anos após a morte do autor e se nenhum parente reinvidicar.
GOSTEI 0
Aasn
02/05/2006
Caro dan.sm,
A coisa não é bem assim, primeiro que ninguém vai fazer um ´raio x´ do produto para ninguém, vamos apenas dar uma idéia do potencial do nosso produto, depois, com a globalização, as grandes empresas não vão gastar tempo e dinheiro para reinventar a roda.
Além do mais, não adianta querer ´blindar´ um produto, pois assim que ele entrar no mercado, dezenas de produtos semelhantes aparecereão e com aperfeiçoamentos e inovações que nem imaginamos. Afinal, o objetivo da patente é proteger o produto final e a fórmula que levou até ele e não simplesmente a idéia.
Portanto, muitas vezes o melhor a fazer é, com cautela, lucrar com as boas idéias...
[]´s
AASN
Depois que você termina de explicar ela diz que não interessa e quando você menos espera eles lançam sua idéia no mercado como se fosse deles.
A coisa não é bem assim, primeiro que ninguém vai fazer um ´raio x´ do produto para ninguém, vamos apenas dar uma idéia do potencial do nosso produto, depois, com a globalização, as grandes empresas não vão gastar tempo e dinheiro para reinventar a roda.
Além do mais, não adianta querer ´blindar´ um produto, pois assim que ele entrar no mercado, dezenas de produtos semelhantes aparecereão e com aperfeiçoamentos e inovações que nem imaginamos. Afinal, o objetivo da patente é proteger o produto final e a fórmula que levou até ele e não simplesmente a idéia.
Portanto, muitas vezes o melhor a fazer é, com cautela, lucrar com as boas idéias...
[]´s
AASN
GOSTEI 0