OpenGL - problemas na iluminação nos eixos (0,0,0)
Olá pessoal,
Estou estudando o opengl utilizando delphi, e estou construindo um heightmap como um programa de aprendizado. O mapa foi fácil fazer já que a lógica é quase a mesma do 2d. Quando cheguei nas luzes a coisa ficou meio estranha. Eu sei que luzes no opengl não são fáceis para calibrar, eu não estou conseguindo entender a lógica pq cada número que mudo na definição das luzes muda tudo na tela do opengl.
O problema principal mesmo é se eu estiver com a camera no ponto (x=1, y=1, z=1) TUDO que foi desenhado antes do eixo (x=0,y=0,z=0) ficam totalmente pretos. O mesmo acontece se for ao contrário. É como se tivesse uma divisão mo ponto 0,0,0. Ou ele clareia antes ou clareia depois desse ponto.
O que pretendo é colocar uma luz ambiente e uma luz como se fosse o Sol para que as sombras fossem igualmente distribuidas em todo o mapa.
Não ocorre a continuação da luz de forma uniforme entre os eixos zero.
Segue umas imagens para ajudar a entender o problema.
[b:a2904d664e]Nessa imagem da para ver que tudo que está antes do eixo Z=0 fica preto. Enquanto que as luzes do Eixo X não acontece a mesma coisa.[/b:a2904d664e]
[b:a2904d664e]Nesta eu movi com a camera para o ouro lado do eixo Z (Z<0) e acontece o contrário[/b:a2904d664e]
[b:a2904d664e]Aqui é se eu ficar no meio do eixo Z (Z=0) com a camera nenhum dos dois lados é iluminado[/b:a2904d664e]
[b:a2904d664e]Esta é uma representação das normais caculadas, parecem está corretas, mas como eu posso ter certeza? tem que estar virada contra a superficie do objeto como esta agora?[/b:a2904d664e]
Aqui estão todas as luzes que eu defini para ter esse resultado, porém mesmo mudando várias luzes e tipos o problema do eixo 0 sempre está lá.
[i:a2904d664e]
glEnable(GL_TEXTURE_2D);
glShadeModel(GL_SMOOTH);
glClearColor(0.0, 0.0, 0.0, 1);
glClearDepth(1.0);
glEnable(GL_DEPTH_TEST);
glDepthFunc(GL_LEQUAL);
glHint(GL_PERSPECTIVE_CORRECTION_HINT, GL_NICEST);