Opinião dos amigos ---gt;gt; Delphi X PHP

Delphi

31/08/2005

Caros amigos,

Estou me dedicando e apostando minhas fichas em Delphi para o desenvolvimento dos sistemas dos meus clientes.
Porém me deparei com uma situação, um tanto inusitada pra mim. Tenho como cliente uma faculdade em minha cidade, onde sou terceirizado para desenvolver sistemas específicos para o setor financeiro. Inicialmente, havia optado por desenvolver tudo em Delphi com Interbase. Depois em conversa com o pessoal da área de TI, me orientaram a trabalhar com MySql, porque tudo em banco de dados da faculdade estava neste padrão de BD. Tudo bem, comecei a trabalhar utilizando Mysql.
Depois, em uma das reuniões de discussão para a integração das demais áreas com o sistema que eu estava desenvolvendo, me perguntaram porque eu não mudava para PHP. Porque eles já tinham um projeto grande em PHP rodando que gerencia a parte pedagógica. E nesse projeto já está quase tudo implementado, emissão de contratos, emissão de boletos, notas, presenças, etc...
Como sugestão falaram que se eu tomasse conhecimento um pouco mais a fundo com o PHP certamente migraria de linguagem de desenvolvimento. E me falaram que um fator que pesa muito para isso é o fato de tanto a linguagem como o BD (MySql) são gratúitos e de fácil aprendizado.

Gostaria portanto de saber a opinião dos colegas de fórum já que sobre PHP não sei nada ou quase nada.

Obrigado a todos desde já.

Fiquem com Deus.

Winfor

Winfor

Curtidas 0

Respostas

Bon Jovi

Bon Jovi

31/08/2005

Sobre comparações, Asp.Net tb é uma tecnologia de desenvolvimento gratuita e tecnicamente superior ao PHP. Se o projeto for pra Windows Server, então essa é a melhor opção que vejo. E tb pode acessar perfeitamente MySQL ou qqr outro banco.

Mas especificamente sobre seu caso, pela pressão de já ter um sistema inteiro funcionando em PHP, por questão de padronização é melhor vc tb usar o mesmo. Se tiver que converter pra outra tecnologia no futuro, aí converterão tudo junto.

E não se preocupe que é muuuito fácil de aprender PHP, essa tecnologia tem uma linguagem muito objetiva e proporciona muita liberdade na construção de HTML. Um bom livro para aprender todo o básico:
Título: Desenvolvendo Websites com Php
Autor: Niederauer, Juliano
Editora: Novatec
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=148202

GOSTEI 0
Winfor

Winfor

31/08/2005

Obrigado e foi esclarecedor. Mas o Delphi não teria mais recursos para trabalhar entrada, manipulação e processamento de dados ?

Grande abraço.

GOSTEI 0
Rjun

Rjun

31/08/2005

Entendo muito pouco de PHP, mas Delphi e PHP são ferramentas diferentes. O PHP é especifico para aplicações WEB. Corrijam-me se estiver errado.

GOSTEI 0
Mdm

Mdm

31/08/2005

Bom Dia!!

O PHP inicialmente foi criado para funcionar somente na WEB mas hj tb existe o PHP-GTK que cria aplicações Window Forms. Nunca o utilizei mas já ouvi falar muito bem dele!!!

Eu trabalhava com Delphi e a cinco anos trabalho somente com PHP!!! Estou desenvolvendo uma Sistema totalmente concebido em PHP, no qual agora com a O.O. consigo tem muita coisa que antes era complicado, ele praticamente se assemelha ao Java (não que seja igual, pois ainda está crescendo). É uma linguagem de fácil aprendizado!!!!!

GOSTEI 0
Adriano Santos

Adriano Santos

31/08/2005

Entendo muito pouco de PHP, mas Delphi e PHP são ferramentas diferentes. O PHP é especifico para aplicações WEB. Corrijam-me se estiver errado.

Correto [b:547887893c]Rjun[/b:547887893c], a idéia do PHP é somente trabalhar com WEB.

Bom Dia!! O PHP inicialmente foi criado para funcionar somente na WEB mas hj tb existe o PHP-GTK que cria aplicações Window Forms. Nunca o utilizei mas já ouvi falar muito bem dele!!! Eu trabalhava com Delphi e a cinco anos trabalho somente com PHP!!! Estou desenvolvendo uma Sistema totalmente concebido em PHP, no qual agora com a O.O. consigo tem muita coisa que antes era complicado, ele praticamente se assemelha ao Java (não que seja igual, pois ainda está crescendo). É uma linguagem de fácil aprendizado!!!!!

Mas, como o [b:547887893c]MDM[/b:547887893c] comentou: também existe o PHP-GTK que é destinado a criar aplicações usando O.O.. Tentei usar uma vez e confesso que não consegui nem instalar...achei complicado.

GOSTEI 0
Bon Jovi

Bon Jovi

31/08/2005

Mas o Delphi não teria mais recursos para trabalhar entrada, manipulação e processamento de dados ?

Para aplicação desktop vc diz? Sim, claro, tem muito mais recursos de interface gráfica com o usuário, não por questões de ´PHP vs. Delphi´ e sim pelo tipo de aplicação (HTML vs. WinForms). Mas qual seu objetivo então, aplicação em browser ou normal??

GOSTEI 0
Adriano Santos

Adriano Santos

31/08/2005

[quote:d863c060fa=´Bon Jovi´]
Mas o Delphi não teria mais recursos para trabalhar entrada, manipulação e processamento de dados ?

Para aplicação desktop vc diz? Sim, claro, tem muito mais recursos de interface gráfica com o usuário, não por questões de ´PHP vs. Delphi´ e sim pelo tipo de aplicação (HTML vs. WinForms). Mas qual seu objetivo então, aplicação em browser ou normal??[/quote:d863c060fa]

Na minha opnião se for aplicação em Browser a melhor solução, em se trantado, de rapidez de aprendizado, é o PHP sem dúvida nenhuma. Acredito que um ASP.NET é seja mais complicado. Me corrija quem manja.

Agora Desktop, com certeza o Delphi. Não largo por nada. :D

GOSTEI 0
Winfor

Winfor

31/08/2005

[quote:c44cc36cd9=´Bon Jovi´]

Para aplicação desktop vc diz? Sim, claro, tem muito mais recursos de interface gráfica com o usuário, não por questões de ´PHP vs. Delphi´ e sim pelo tipo de aplicação (HTML vs. WinForms). Mas qual seu objetivo então, aplicação em browser ou normal??[/quote:c44cc36cd9]

Na verdade, estou resistindo ao PHP porque o Delphi me satisfez em todas as necessidades até hoje, sei que nele próprio existem formas de interagir e desenvolver para Web, porém um pouco mais complexas, mas que também podem ser mais produtivas. Pelo menos assim me falaram.
Eu particularmente gostaria de trabalhar com aplicação delphi para entrada, manipulação e processamento das informações. E o pessoal da faculdade, trabalharia com PHP fazendo a parte Web com rotinas especiais como cadastro de vestibular, emissão de boleto, etc... O problema é para a área administrativa que terá que trabalhar com duas interfaces, uma em modo aplicação para o setor financeiro, outra em Browser para a parte pedagógica. Acho que eles não vão gostar muito disso não.

GOSTEI 0
Rômulo Barros

Rômulo Barros

31/08/2005

Eu, particularmente, gosto de misturar Delphi e Php ( Trabalharem em conjunto).
Para isso, utilizo os componentes da paleta IndyClients e passo os parâmetros para um Script PHP, previamente desenvolvido para receber os dados do delphi.
Mais detalhes:
[color=blue:3a6a3a5406][b:3a6a3a5406][i:3a6a3a5406]romulomanoel@tisstech.com.br[/i:3a6a3a5406][/b:3a6a3a5406][/color:3a6a3a5406]

GOSTEI 0
POSTAR