ordenação de dados
Boa noite pessoal.
Estou desenvolvendo um sistema com delphi 2006, firebird 2.0, dbexpress e com clientdataset.
Existe alguma forma de ordenar os dados num dbgrid de forma que possa escolher vários campos ao mesmo tempo tipo:
Tabela cadastro_candidatos:
Ex.: ordenar por nome_candidato; data_nascimento; maior_nota; etc.
Fiz um filtro com indexfieldname do clientdataset e consigo ordenar o meu dbgrid por qualquer campo. Só que preciso ordenar por vários campos ao mesmo tempo para compor o meu resultado.
Agradeço a atenção e disponibilidade.
Marcos - Juazeiro do Norte/CE
Estou desenvolvendo um sistema com delphi 2006, firebird 2.0, dbexpress e com clientdataset.
Existe alguma forma de ordenar os dados num dbgrid de forma que possa escolher vários campos ao mesmo tempo tipo:
Tabela cadastro_candidatos:
Ex.: ordenar por nome_candidato; data_nascimento; maior_nota; etc.
Fiz um filtro com indexfieldname do clientdataset e consigo ordenar o meu dbgrid por qualquer campo. Só que preciso ordenar por vários campos ao mesmo tempo para compor o meu resultado.
Agradeço a atenção e disponibilidade.
Marcos - Juazeiro do Norte/CE
Marcosjn
Curtidas 0
Respostas
Marcosjn
10/12/2007
Resolvi colocando os índices no indexdefs do clientdataset e na propriedade indexname apontei para o índice criado. No índice que criei é composto por vários campos, inclusive os mesmos podem ter ordens descrescentes também.
GOSTEI 0