[OT] Anunciado Turbo Delphi, Turbo C e Turbo C#

Delphi

08/08/2006

A Borland/DevCo vai lançar em breve uma nova família de compiladores usando o antigo nome Turbo.

Serão lançados Turbo Delphi para Win32, Turbo Delphi para .NET, Turbo C++ e Turbo C e serão disponibilizadas duas edições, uma gratuita e outra paga; os valores da versão paga serão ao redor de US$500.

A principal diferença entre as edições é que as edições gratuitas não permitem a instalação de componentes/ferramentas de terceiros na IDE; detalhes sobre a licença de uso das edições gratuitas não estão disponíveis no momento.

Detalhes em [URL=http://www.turboexplorer.com/]www.TurboExplorer.com[/url]

Massuda

Massuda

Curtidas 0

Respostas

Massuda

Massuda

08/08/2006

Atualizando a notícia...

Nick Hodges, Gerente de Produtos Delphi/C da Borland/DevCo, informou no NG da Borland que a licença de uso das edições gratuitas irá permitir o uso comercial do produto, ao contrário do que ocorria com as edições Personal do Delphi.

GOSTEI 0
Titanius

Titanius

08/08/2006

Seria isso por causa do Lazarus? :wink:

Será que ele já está incomodando tanto assim... vai saber né!?

GOSTEI 0
Massuda

Massuda

08/08/2006

Seria isso por causa do Lazarus?
Acredito que seja pelo fato do concorrente direto, o Visual Studio, oferecer também versões gratuitas e pelo preço do BDS.

GOSTEI 0
Titanius

Titanius

08/08/2006

[quote:be8009d7e8=´titanius´]Seria isso por causa do Lazarus?
Acredito que seja pelo fato do concorrente direto, o Visual Studio, oferecer também versões gratuitas e pelo preço do BDS.[/quote:be8009d7e8]

Nisso voce tem total razao... a U$500,00 fica viável pra uma pequena empresa comprar, o que cairia drasticamente a pirataria... :D

GOSTEI 0
Massuda

Massuda

08/08/2006

Nisso voce tem total razao... a U$500,00 fica viável pra uma pequena empresa comprar, o que cairia drasticamente a pirataria... :D
Se o problema é custo, se a empresa não usa componentes de terceiros ou não precisa instalar esses componentes na IDE, pode perfeitamente usar, por exemplo, o Turbo Delphi for Win32 Explorer Edition, já que a licença de uso não proíbe o uso comercial do produto. O custo seria zero.

GOSTEI 0
Titanius

Titanius

08/08/2006

Realmente... :D

Ms usando componentes de terceiros, o preço tambme é bem melhor do que o atual...

Massuda, tem previsao de quando vai sair isso?

[]s

GOSTEI 0
Massuda

Massuda

08/08/2006

5 de setembro.

No site [url=http://www.turboexplorer.com/]www.TurboExplorer.com[/url] tem uma contagem regressiva em andamento.

GOSTEI 0
Dmalta

Dmalta

08/08/2006

Fiz um clipping de matérias que sairam esses dias sobre a nova linha Turbo (em inglês):

[url]http://dmalta.blogspot.com/2006/08/turbo-delphi.html[/url]

GOSTEI 0
Siam

Siam

08/08/2006

Será que dá para instalar esse Turbo Delphi com outro Delphi já instalado ?

GOSTEI 0
Massuda

Massuda

08/08/2006

Pelo que foi divulgado até o momento, isso não será possível.

GOSTEI 0
Siam

Siam

08/08/2006

Bom, então já vem um complicador. Para migrar os aplicativos de um Delphi para outro, será necessário outra máquina ou trocar o HD.

GOSTEI 0
Titanius

Titanius

08/08/2006

Só pra por mas lenha na fogueira...

Esse Express aí, é gratuito correto? Só que não pode colocar componentes... então se uma empresa quiser usar o compilador do Turbo Delphi Express, e criar uma IDE pra ela com base nele, pode?

[]s

GOSTEI 0
Dmalta

Dmalta

08/08/2006

Sim, pode. Aliás, nada impede de criar em código novos componentes e mesmo de instanciá-los em runtime. Só não vai pode instalar na IDE do Explorer. O mesmo vale para componentes COM / ActiveX.

Um abraço,

GOSTEI 0
Titanius

Titanius

08/08/2006

Só pra confirmar....

Eu posso criar uma IDE minha, propria... e usar o compilador e as units do Turbo Delphi Express.... sem problemas? mesmo usando componentes de terceiros, ou criados por mim?

GOSTEI 0
Dmalta

Dmalta

08/08/2006

Cara, eu não posso responder pela Borland, mas por tudo que li e escutei do próprio pessoal da Borland, do Nick Hodges, do David I. e do Michael Swindell, essa é uma possibilidade. Por outro lado, um novo [i:9c90fba43e]license agreement[/i:9c90fba43e] está sendo escrito. Teremos que esperar pra ver os termos legais.

Agora, sinceramente, não vale a pena o esforço. O investimento em uma ferramenta de desenvolvimento profissional de primeira linha como o Delphi por menos de US$500 dólares é perfeitamente justificável.

Se não for justificável para um projeto, então muito provavelmente esse projeto pode ser feito com o Turbo Delphi Explorer, gratuito, sem componentes adicionais.

GOSTEI 0
Adriano Santos

Adriano Santos

08/08/2006

Pessoal, to entrando no bonde andando, mas pelo que li vc pode sim titanius, nada impede que crie sua própria IDE. Precisamos ler em qual licenciamento FEE se enquadra.

GOSTEI 0
Massuda

Massuda

08/08/2006

...as units do Turbo Delphi Express...
As units (código fonte) são protegidas por direitos autorais. Normalmente, o que você pode distribuir para terceiros consta da lista existente no arquivo deploy.txt que normalmente se encontra na mesma pasta onde o Delphi foi instalado.

Fora isso, normalmente as licenças de uso de compiladores proibem que se produza um produto concorrente a partir do produto que você adquiriu. Por exemplo, isso consta da licença do Delphi 5:
GENERAL TERMS THAT APPLY TO COMPILED PROGRAMS AND REDISTRIBUTABLES ... (vii) regardless of any modifications which you make and regardless of how you might compile, link, or package your programs, the libraries (including runtime libraries), code, Redistributables, and/or other files of the Software (including any portions thereof) may not be used in programs created by your end users (i.e., users of your programs) and may not be further redistributed by your end users;
...que significa (a grosso modo) que os usuários finais da IDE que você pretende fazer não podem utilizar as bibliotecas do Delphi (o que incluiria a RTL e a VCL, entre outras coisas) nem reditribuir essas bibliotecas. Note que esse tipo de restrição é comum a quase todos os compiladores e bibliotecas de software.

Sinceramente, por mais liberal que a licença de uso do Turbo Explorer possa vir a ser, não acredito que esse tipo de coisa seja permitida.

GOSTEI 0
Dmalta

Dmalta

08/08/2006

licenças de uso de compiladores proibem que se produza um produto concorrente a partir do produto que você adquiriu

Concordo, Massuda. Pra fazer outra IDE teria que ser como o Lazarus, baseado no FreePascal, e não no código fonte próprio da Borland.

GOSTEI 0
Adriano Santos

Adriano Santos

08/08/2006

[quote:601a87e32c]licenças de uso de compiladores proibem que se produza um produto concorrente a partir do produto que você adquiriu

Concordo, Massuda. Pra fazer outra IDE teria que ser como o Lazarus, baseado no FreePascal, e não no código fonte próprio da Borland.[/quote:601a87e32c]

Éééééééé por isso que falei do licenciamento, precisa ler com muita atenção e ver o que pode e o que não pode.
fui.

GOSTEI 0
Marco Salles

Marco Salles

08/08/2006

estou acompanhando com calma mas tb com ansiedade este lançamemto.

Qual o versão do delphi que se pode comparar esta versão gratuita , ou mesmo a versão paga

vamos supor que voce migre para esta versão.... é a continuidade da mesma??? quem garante???

Qual a compatibilidade desta versão com o Delphi7.0 ????

O que especificamente falta nestas versãoes das versões quanto comparadas as versões:
Delphi 2006 Professional ,Delphi 2006 Enterprise , Delphi 2006 Architect

e o que significa a versão Borland® Delphi™ 2006 Architect - New User [b:d936da199f]SMALL TEAM PACK [/b:d936da199f]

Citação de siam:
Bom, então já vem um complicador. Para migrar os aplicativos de um Delphi para outro, será necessário outra máquina ou trocar o HD.

como percebem amigos , são muitas as dúvidas.. Obrigado

GOSTEI 0
Massuda

Massuda

08/08/2006

Pelo que li nos últimos dias...

[quote:37cae9b587=´Marco Salles´]Qual o versão do delphi que se pode comparar esta versão gratuita , ou mesmo a versão paga[/quote:37cae9b587]Equivale ao Borland Developer Studio 2006 Pro com o SP2 instalado mais os HotFixes 1, 2 e 3.

[quote:37cae9b587=´Marco Salles´]Qual a compatibilidade desta versão com o Delphi7.0 ????[/quote:37cae9b587]É a mesma do BDS2006 com o D7.

[quote:37cae9b587=´Marco Salles´]O que especificamente falta nestas versãoes das versões quanto comparadas as versões:[/quote:37cae9b587]A versão Turbo é igual do BDS2006 Pro, exceto pelo fato de que suporta apenas uma linguagem de programação, já que o BDS suporta 4 (Delphi/Win32, Delphi/.NET, C/C++ e C).

Não vejo relação com máquina ou HD. A restrição que existe é que você não pode ter dois Turbo´s na mesma máquina; se você precisa ter 2+ linguagens de programação, o melhor é usar o BDS2006, já que o preço dos quatro Turbo´s irá ser maior que do BDS2006. Uma alternativa é usar o VirtualPC ou VMWare.

GOSTEI 0
Marco Salles

Marco Salles

08/08/2006

Obrigado massuda pelas colocaçoes...

mas se voce quiser o pacote completo

Citação de massuda:
Serão lançados Turbo Delphi para Win32, Turbo Delphi para .NET, Turbo C++ e Turbo C e serão disponibilizadas duas edições, uma gratuita e outra paga; os valores da versão paga serão ao redor de US$500.

A versão Turbo é igual do BDS2006 Pro, exceto pelo fato de que suporta apenas uma linguagem de programação, já que o BDS suporta 4 (Delphi/Win32, Delphi/.NET, C/C++ e C).

então pelo que eu li neste mesmo tópico:

Será que dá para instalar esse Turbo Delphi com outro Delphi já instalado ?

para voce ter um pacote completo de graça , voce tem que ter quatro Computadores , ???????

No caso de se ter o delphi7.0 , tem que desistala-lo para istalar uma das ñovas versões disponiveis ??? ou da para ter na mesma máquina esses dois delphis

Seria isto ou estou entendendo errado..

Muito obrigado.

GOSTEI 0
Massuda

Massuda

08/08/2006

[quote:9e2410dc64=´Marco Salles´]para voce ter um pacote completo de graça , voce tem que ter quatro Computadores , ???????[/quote:9e2410dc64]Sim. Pode parecer ridículo, mas o público alvo dos Turbo´s são as pessoas que não querem pagar mais para ter linguagens de programação que elas não usam, ou seja, se você só trabalha com Delphi/Win32, porque pagar mais para ter C que você não usa?

[quote:9e2410dc64=´Marco Salles´]No caso de se ter o delphi7.0 , tem que desistala-lo para istalar uma das ñovas versões disponiveis ??? ou da para ter na mesma máquina esses dois delphis[/quote:9e2410dc64]Não tenho certeza, mas a restrição que existe é com relação a ter 2+ Turbo´s na mesma máquina; nada foi dito com relação a versões anteriores do Delphi.

GOSTEI 0
Siam

Siam

08/08/2006

Mas por exemplo, quem possui o Delphi 7, qual seria a vantagem de migrar para o Turbo Delphi ?
No meu caso estaria mais interessado em começar a mexer com o Turbo Delphi for .NET

GOSTEI 0
Marco Salles

Marco Salles

08/08/2006

massuda esta clareando ,

no meu caso eu trabalho mais com o Delphi/Win32 , mas tenho que me preparar para o Delphi para .NET..... Como eu estou começando a pesquisar , sobre o .net , me surgem algumas dúvidas .
Alguns componentes são usados tanto em aplicaçoes Win/32 quanto em aplicaçoes .Net .
é o caso por exemplo da tecnologia DbExpress.

esses componentes eles devem ser mantidos nos dois turbos , mesmo que sejam com nomes diferentes , e o que não for necessário , eles devem tirar da Ide... Ficando somente os componentes de acesso necessários a esta ou aquela tecnologia. Seria isto mesmo???

GOSTEI 0
Marco Salles

Marco Salles

08/08/2006

Mas por exemplo, quem possui o Delphi 7, qual seria a vantagem de migrar para o Turbo Delphi ?

como percebe , eu não sou a pessoa mais indicada para esta resposta.

Mas acho que depende da area aonde voce trabalha... Com certeza se pretende por Hora continuar com aplicativos Win/32 , a nova versão Turbo é mais atual , tem mais classes , mais funçoes, mais drivers de atualização e outas coisa mais... Então pode ficar com a nova versão e quebrar o galho no delphi7.0 para fazer aplicativos .net

na verdade siam , não considere este meu tópico como uma resposta , mas tb é uma pergunta.... :lol: :lol: :lol: é o que eu ´acho´ , mas posso estar errado. :cry:

GOSTEI 0
Massuda

Massuda

08/08/2006

Marco, siam

Pelas informações disponíveis no momento, nada impede de você instalarem o Turbo Delphi .NET (Explorer ou Pro) para conhecer Delphi .NET e continuarem usando o D7 para os projetos Win32. No futuro, se optarem por trabalhar com Delphi Win32 e .NET, a opção será usar o BDS, que suporta 2+ linguagens de programação.

GOSTEI 0
Marco Salles

Marco Salles

08/08/2006

desculpe a minha desinformação , mas tenho que perguntar:

Pelas informações disponíveis no momento, nada impede de você instalarem o Turbo Delphi .NET (Explorer ou Pro) para [b:5a8c8858fe]conhecer[/b:5a8c8858fe] Delphi .NET

não entendi o significado da expressão ´Conhecer´... [b:5a8c8858fe]Pq conhecer[/b:5a8c8858fe] ???
Se quiser fazer algum aplicativo usando a tecnologia .net eu não posso ???? tendo tb o Turbo Delphi .NET (Explorer ou Pro) instalado :?:

No futuro, se optarem por trabalhar com Delphi Win32 e .NET, a opção será usar o BDS, que suporta 2+ linguagens de programação.

pelo que estava entendendo , tendo na minha máquina o Delphi7.0 estalado , compilaria meus programas Win/32 usando o Delphi7.0 e se necessitase desenvolver algo em .net usaria o Turbo Delphi .NET (Explorer ou Pro)... Porque voce diz : [b:5a8c8858fe]´no futuro....´[/b:5a8c8858fe] :cry: :cry: :cry:

Obrigado massuda . como pode notar tenho muitas dúvidas.

GOSTEI 0
Massuda

Massuda

08/08/2006

[quote:f7137c1bfe=´Marco Salles´]não entendi o significado da expressão ´Conhecer´[/quote:f7137c1bfe]Escrevi no sentido de ´começar a mexer´; não quis dizer que você não pode usar profissionalmente.

[quote:f7137c1bfe=´Marco Salles´]pelo que estava entendendo , tendo na minha máquina o Delphi7.0 estalado , compilaria meus programas Win/32 usando o Delphi7.0 e se necessitase desenvolver algo em .net usaria o Turbo Delphi .NET (Explorer ou Pro)...[/quote:f7137c1bfe]Sim, isso é exatamente o que eu queria dizer.

[quote:f7137c1bfe=´Marco Salles´]Porque voce diz : ´no futuro....´[/quote:f7137c1bfe]Escrevi ´no futuro...´ porque, no futuro, quando você aposentar seu D7 e quiser trabalhar com Delphi Win32 e Delphi .NET na mesma máquina, a opção é usar o BDS2006 (ou equivalente) ou usar virtualização (VirtualPC ou VMWare).

GOSTEI 0
Marco Salles

Marco Salles

08/08/2006

Obrigado , massuda ... Valeu pelos esclarecimentos.
Muito obrigado mesmo

GOSTEI 0
Erike Almeida

Erike Almeida

08/08/2006

A equipe SpeedCASE, (ferramenta de desenvolvimento que utiliza o Delphi como compilador), já esta estudando a possibilidade de usar o Turbo Delphi como seu compilador oficial. A ferramenta SpeedCASE juntamente com o Turbo Delphi será uma dupla perfeita para as pequenas empresas de desenvolvimento. Ambos possuem versão FREE!!!.

Erike Almeida
www.speeedcase.com.br

GOSTEI 0
Nerdex

Nerdex

08/08/2006

Uma coisa é certa! Eu nunca! ... em hipótease alguma usarei VCL for .NET!
Cuidem-se com isso...

Tetarei o Turbo Explorer para Win32, mas manterei o VS Express Web C Developer compatível com o FW 2.0. Essa é a dupla perfeita!

GOSTEI 0
Marcosalex

Marcosalex

08/08/2006

Uma coisa é certa! Eu nunca! ... em hipótease alguma usarei VCL for .NET! Cuidem-se com isso... Tetarei o Turbo Explorer para Win32, mas manterei o VS Express Web C Developer compatível com o FW 2.0. Essa é a dupla perfeita!

Qual o problema com a VCL.NET? Estou pensando justamente em usá-la e agora voce me deixou aprrensivo.

GOSTEI 0
Nerdex

Nerdex

08/08/2006

A única maneira com q os engenheiros da Borland tiveram para aproveitar a VCL no .Net foi com a criação de ´alias´ e apontamentos/conversões, onde imagina só, um componente do Delphi sendo apontado e forçado a ´conversar´ e adaptar-se com uma respectiva classe do Framework.

Sabemos, e muito que a VCL é muito extensa e foi construída, única e exclusivamente para Win32. Desta forma, essa de reaproveitar a VCL para .Net está amplamente fora de cogitação e longe dos meus projetos.

GOSTEI 0
Willian

Willian

08/08/2006

Como foi dito aqui não será possível rodar os 2 Delphis (´convencional´ e Turbo) num mesmo computador... a galera até já sitou o VMWare.

Para solucionar esse problema é só instalar o Microsoft Virtual PC, que é grátis! ([url]http://www.microsoft.com/windows/virtualpc/default.mspx[/url]). Ele é como o VMWare: ele emula no Windows que vc está usando outro computador... vc abre ele e clica em Run e ele começa simular até o boot!

Ele roda rapidinho, é fácil, é free e, o mais legal, se vc estiver usando um hub para se conectar à rede ele faz uma máquina conversar com a outra via rede simulando inclusive como se fossem cliente e servidor.

Acho que essa será uma ótima saída para quem quiser usar as 2 ferramentas numa única máquina..... citei ela pq se não me engano o VMWare é pago, e caro....

[]s
Willian

GOSTEI 0
Massuda

Massuda

08/08/2006

Meio OT aqui, mas...
...se não me engano o VMWare é pago...
...tanto o Microsoft VirtualPC como o VMWare Server são gratuitos.

GOSTEI 0
Marcosalex

Marcosalex

08/08/2006

Não sei até que ponto esses turbos vão ter mercados. Ele vai vir com o Togetter, StarTeam e o Caliber? Porque esse é o diferencial do BDS sobre o VS.

GOSTEI 0
Massuda

Massuda

08/08/2006

Ele vai vir com o Togetter, StarTeam e o Caliber?
Não, eles serão equivalentes ao BDS2006 Pro (se não me engano, essas coisas que você citou só vem com o BDS2006 Arch), só que o BDS vem com 4 linguagens de programação enquanto os Turbos vem com 1 linguagem de programação.

A propósito, o preço da edição Turbo Pro foi fixado nos Estados Unidos em US$399; por aqui, tomando por base os preços do BDS2006, deverá ficar ao redor de R$1200 (chute meu).

GOSTEI 0
Siam

Siam

08/08/2006

Como foi dito aqui não será possível rodar os 2 Delphis (´convencional´ e Turbo) num mesmo computador...
Mas o que eu entendí que foi dito é que não será possível rodar 2 Turbos na mesma máquina.

GOSTEI 0
Massuda

Massuda

08/08/2006

...o que eu entendí que foi dito é que não será possível rodar 2 Turbos na mesma máquina.
Você tem razão.

GOSTEI 0
Massuda

Massuda

08/08/2006

Para quem não tem problemas com inglês, a Borland disponibilizou hoje um FAQ sobre os novos Turbo:

http://bdn.borland.com/article/33659

GOSTEI 0
Siam

Siam

08/08/2006

Para quem não tem problemas com inglês, a Borland disponibilizou hoje um FAQ sobre os novos Turbo: ...
Dei uma olhada lá e ví que não se pode ter mais de um Turbo instalado, mas não diz nada referente a poder ter um Turbo e o convencional; pode ser que não seja permitido também.

GOSTEI 0
Marco Salles

Marco Salles

08/08/2006

claro que vai poder...

o contrário seria o mesmo que :

Voce que tem uma licença do delphi , não ira ganhar este ´Brinde´... ei voce ai , que não tem uma licença , vem aqui pegar o seu ´Brinde´

acho que seria uma politica no minimo muito infeliz ....

GOSTEI 0
Marcosalex

Marcosalex

08/08/2006

Espero que essas soluções ajudem a Borland. Com essa guinada pro .NET uma parte dos usuarios migrou pro Java ou Visual Studio. Eu ainda prefiro aguardar, mas por via das dúvidas estou estudando Java.

GOSTEI 0
POSTAR