[OT] Constatação - RM Sistemas BDE !?!?
Amigos,
Ontem tive a oportunidade de ver um sistema da linha CorporeRM da RM Sistemas ( www.rmsistemas.com.br ), e tive uma desagradável surpresa, digo desagradáve pois não pensanva que eles usassem ainda... o sistema dele é feito utilizando BDE. Simplesmente o Segundo melhor ERP comercial do Brasil (o primeiro é o da Microsiga, vai entender...) utiliza uma tecnologia totalmente ultrapassada.
Fico imaginando.. um sistema que na minha faculdade roda em no mínimo 150 máquinas... com BDE?!?! fica uma coisa totalmente horrível e lenta, ou será que existe alguma mágica pro BDE funcionar 100¬ ?
Digo, quando todos atualmente se prendem a programar para parâmetros, a RM Sistemas ainda utiliza BDE, sem parâmetros, vou explicar... vamos supor que entre em matrículas... tem um DBComboBox lá que a menina coloca o nome do aluno, porém na verdade é um DBLookupComboBox.. ou seja, carrega todos os alunos pra abrir a tela.. entendem o problema, ou o suposto problema?!
Bem, está aí uma constatação um tanto estranha, e boa pra se abrir uma discussão sobre este tema, até quando se usar BDE é bom, e parametrização de sistemas, até que ponto é válida!?
Bem, é isso...
[]s
Ontem tive a oportunidade de ver um sistema da linha CorporeRM da RM Sistemas ( www.rmsistemas.com.br ), e tive uma desagradável surpresa, digo desagradáve pois não pensanva que eles usassem ainda... o sistema dele é feito utilizando BDE. Simplesmente o Segundo melhor ERP comercial do Brasil (o primeiro é o da Microsiga, vai entender...) utiliza uma tecnologia totalmente ultrapassada.
Fico imaginando.. um sistema que na minha faculdade roda em no mínimo 150 máquinas... com BDE?!?! fica uma coisa totalmente horrível e lenta, ou será que existe alguma mágica pro BDE funcionar 100¬ ?
Digo, quando todos atualmente se prendem a programar para parâmetros, a RM Sistemas ainda utiliza BDE, sem parâmetros, vou explicar... vamos supor que entre em matrículas... tem um DBComboBox lá que a menina coloca o nome do aluno, porém na verdade é um DBLookupComboBox.. ou seja, carrega todos os alunos pra abrir a tela.. entendem o problema, ou o suposto problema?!
Bem, está aí uma constatação um tanto estranha, e boa pra se abrir uma discussão sobre este tema, até quando se usar BDE é bom, e parametrização de sistemas, até que ponto é válida!?
Bem, é isso...
[]s
Titanius
Curtidas 0
Respostas
Faustoalves
07/10/2006
Simples, cada caso é um caso..
Vc disse que o BDE esta ultrapassado, concordo plenamente, mas esta dando resultado para a RM?
De que adiantaria ela utilizar a ultima tecnologia em programação ou ainda em Engine se saisse do foco principal de toda e qualquer empresa que é FATURAR, LUCRAR COM SEUS PRODUTOS.
De nada adiantaria eu utilizar a última tecnologia seja tanto em Engine ou ainda em programação, teria um crescimento único, faria bem para meu ego mas e para o bolso??
Em alguns de meus sistemas ainda utilizo o Paradox, e se vira muitissimo bem..
Fausto
Vc disse que o BDE esta ultrapassado, concordo plenamente, mas esta dando resultado para a RM?
De que adiantaria ela utilizar a ultima tecnologia em programação ou ainda em Engine se saisse do foco principal de toda e qualquer empresa que é FATURAR, LUCRAR COM SEUS PRODUTOS.
De nada adiantaria eu utilizar a última tecnologia seja tanto em Engine ou ainda em programação, teria um crescimento único, faria bem para meu ego mas e para o bolso??
Em alguns de meus sistemas ainda utilizo o Paradox, e se vira muitissimo bem..
Fausto
GOSTEI 0
Titanius
07/10/2006
Este é o foco... desenvolver um sistema para pequeno porte em BDE, sem problemas... agora, fica imaginando ligar mais de 200 computadores ligados ao mesmo tempo... isso demanda banda...e torna lento, pois o BDE por si só é lento... a questão é, será que eles descobriram como fazer o BDE funcionar bem?! Acredito que nenhuma empresa queira ficar para trás em tecnologia, mesmo estando ganhando muito com a tecnologia atual... li que eles vão mudar o sistema pra .NET, não por .NET ser melhor que Win32, e sim porque eles fizeram uma parceria com a Microsoft (segundo a própria Microsoft, a RM Sistemas é a maior vendedora do SQL Server no Brasil) pra pagar menos nas licenças dos VS da vida...
Bem, é isso.... a minha questão a levantar aqui é... até que ponto o BDE é rápido e eficiente!?
[]s
Bem, é isso.... a minha questão a levantar aqui é... até que ponto o BDE é rápido e eficiente!?
[]s
GOSTEI 0
Faustoalves
07/10/2006
Muito bem colocado esta seu último post, neste ponto concordo plenamente com vc, eu lembro da RM desde os primórdios, qdo a FENASOFT ainda era sediada no Ibirapuera, naquela época eles utilizavam o COBOL, ou melhor dizenso o MS-COBOL.
Qto configurar o BDE, te digo, até hoje ainda apanho para configurá-lo.
[]´s
Fausto
Qto configurar o BDE, te digo, até hoje ainda apanho para configurá-lo.
[]´s
Fausto
GOSTEI 0
Marcio.theis
07/10/2006
Acredito que nesta situação do BDE provavelmente eles desenvolveram uma tecnologia deles sobre o BDE, tipo, criaram os componentes deles de conexão, tables, qry, etc... Na minha visão eles devem de ter feito algo do tipo, provavelmente têm parcerias com a borland, onde conseguiram saber como tirar o máximo do BDE, e acredito também que quando desenvolveram o programa, o BDE era top de linha, imagina se hoje fossem passar tudo para ADO, ou para outro tipo de tecnologia, o tempo e dinheiro que não vão perder para migrar tudo ? Então no caso esta mudança agora para .NET deve de ser definitivo, e foi um bom momento para a migração, visto que vão ganhar mais dinheiro para efetuar a migração...
GOSTEI 0
Titanius
07/10/2006
É isso... eles usam o próprio sistema do Delphi, e um tal de RMS... segundo um amigo que trabalhou lá.. fora isso, utiliza componentes de terceiros normais..
Acredito que a mudança pra .NET se deva, não por causa do sistema em si, e mais pela pressão da MS sobre eles, pois a maior vendedora deles usando sistema da concorrente é complicado... e é claro... a Microsoft tem poder de cobrar 1 real pelo VS se quiser, agora vai fazer isso na Borland?!?
Acredito que a mudança pro .NET é definitiva, já que um diretor falou em uma palestra que eles estão tentando migrar pra .NET pra ficar parecido com a WEB, ou seja, o sistema ser idêntico ao da WEb, pra ter a facilidade do usuário ao migrar...
Agora, acredito que eles usem o tal de framework de persistencia, acho que o RMS é isso, isso explica muita coisa... :D
Estou perguntando isso porque estou pra iniciar um projeto grande, e estou em dúvida de usar: IBX, DBX, FibPlus ou Bold for Delphi...
[]s
Acredito que a mudança pra .NET se deva, não por causa do sistema em si, e mais pela pressão da MS sobre eles, pois a maior vendedora deles usando sistema da concorrente é complicado... e é claro... a Microsoft tem poder de cobrar 1 real pelo VS se quiser, agora vai fazer isso na Borland?!?
Acredito que a mudança pro .NET é definitiva, já que um diretor falou em uma palestra que eles estão tentando migrar pra .NET pra ficar parecido com a WEB, ou seja, o sistema ser idêntico ao da WEb, pra ter a facilidade do usuário ao migrar...
Agora, acredito que eles usem o tal de framework de persistencia, acho que o RMS é isso, isso explica muita coisa... :D
Estou perguntando isso porque estou pra iniciar um projeto grande, e estou em dúvida de usar: IBX, DBX, FibPlus ou Bold for Delphi...
[]s
GOSTEI 0
Scandolara
07/10/2006
AMIGOS,
o q posso falar é q :
com minha humilde experiencia em Empresas e sistemas .. (sou aprendiz) ainda ... é q um sistema só é ultrapassado qdo ele deixa de atender as necessidades da Empresa, ou seja, o sistema pode estar sendo desenvolvido em COBOL e atender as necessidades do empresario, entao o sistema nao é ultrapassado. As empresas visam lucro e qdo nao conseguem ai é a necessidade de trocar um ´sistema´ . Esse comentario é tanto dos 2 lados, empresa cliente, empresa fornecedora de software.
Agora se o software esta atendendo, esta gerando lucros, esta sendo destaque, etc, etc, etc .. os clientes estao gostando ... entao o ´ssistema´ não é ultrapassado !
Sempre ter a ultima tecnologia é mto relativo ..., pois vc nunca vai conseguir ter um ´sistema´ robusto, estavel, confiável e em pleno funcionamento de acordo com as necessidades do mercado de Gestao, trocando toda vez q uma tecnologia é apresentada como nova ! Devemos ter cuidado (e muito ainda) antes de migrar qq tecnologia . Podemos ter uma ´dor-de-cabeca´ gigante .. rsss experiencia propria e ja vivida.
Esse é meu ponto de vista
[ ]s
o q posso falar é q :
com minha humilde experiencia em Empresas e sistemas .. (sou aprendiz) ainda ... é q um sistema só é ultrapassado qdo ele deixa de atender as necessidades da Empresa, ou seja, o sistema pode estar sendo desenvolvido em COBOL e atender as necessidades do empresario, entao o sistema nao é ultrapassado. As empresas visam lucro e qdo nao conseguem ai é a necessidade de trocar um ´sistema´ . Esse comentario é tanto dos 2 lados, empresa cliente, empresa fornecedora de software.
Agora se o software esta atendendo, esta gerando lucros, esta sendo destaque, etc, etc, etc .. os clientes estao gostando ... entao o ´ssistema´ não é ultrapassado !
Sempre ter a ultima tecnologia é mto relativo ..., pois vc nunca vai conseguir ter um ´sistema´ robusto, estavel, confiável e em pleno funcionamento de acordo com as necessidades do mercado de Gestao, trocando toda vez q uma tecnologia é apresentada como nova ! Devemos ter cuidado (e muito ainda) antes de migrar qq tecnologia . Podemos ter uma ´dor-de-cabeca´ gigante .. rsss experiencia propria e ja vivida.
Esse é meu ponto de vista
[ ]s
GOSTEI 0
Otto
07/10/2006
Concordo plenamente com o amigo scandolara, pois, temos um sistema wms utilizando o BDE com firebird, em torno de umas 50 máquinas fora coletores de dados.. nunca tivemos problemas com lentidão. é ultrapassada é, mas, atende a nossa necessidade. :wink:
GOSTEI 0
Marcosalex
07/10/2006
Concordo plenamente com o amigo scandolara, pois, temos um sistema wms utilizando o BDE com firebird, em torno de umas 50 máquinas fora coletores de dados.. nunca tivemos problemas com lentidão. é ultrapassada é, mas, atende a nossa necessidade. :wink:
Será que a RM não tem nenhum cliente que precise de mais de 200 conexoes? Muito estranho. Aqui na minha empresa, depois que beiramos as 100 conexoes simultaneas o BDE começou a ficar impraticável. Colocamos DBX e hoje mesmo com 300 conexões ele trabalha tranquilo, mais rápido, sem pau e utilizando menos memória.
GOSTEI 0
Titanius
07/10/2006
Essa é a questão... disse 200 pois minha faculdade roda o tal do RMClassis.. que é de faculdade.. mas fico pensando nas empresas que usam o ERP completo.. poutz.. impraticável! e hora gente, mudar do BDE não seria tão trabalhoso assim pra uma empresa dessas... sei lá...
[]s
[]s
GOSTEI 0
Macario
07/10/2006
Ola.
Onde curso e utilizado o CorporeRM, tanto para administracao quanto para os alunos e professores.
Ele roda em browser, ha momentos de extrema lentidao mesmo estando dentro da faculdade, para acesso via internet entao as vezes fica impraticavel principalmente em epoca de provas. Imagine milhares de pessoas querendo ver suas notas e controle de faltas.
Agora um fato tecnico, e possivel um sistema web usando BDE?
Onde curso e utilizado o CorporeRM, tanto para administracao quanto para os alunos e professores.
Ele roda em browser, ha momentos de extrema lentidao mesmo estando dentro da faculdade, para acesso via internet entao as vezes fica impraticavel principalmente em epoca de provas. Imagine milhares de pessoas querendo ver suas notas e controle de faltas.
GOSTEI 0
Nerdex
07/10/2006
Sim, pq não? Fica como uma camada intermediária, e junto ao Alias você pode configurar Path da máquina server na rede entre outras configs. A questão da lentidão no BDE é devido a sua aquitetura bidirecional, que conseqüêntemente gera o alto consumo para fazer cache de dados. Em contrapartida ´hoje´ usamos o ClientDataSet para cahe [u:90b0676187]local[/u:90b0676187].
Agora só para descontrair pessoal...: :lol:
Imaginem um sistema Web com BDE e IntraWeb + 50 usuários on-line?
GOSTEI 0
Titanius
07/10/2006
Quanto a parte Web, é feita em ASP.NET... é um dos motivos deles estarem mudando pra .NET, padronizar o sistema inteiro... o sistema em si é bom, mas foi o que o amigo disse, é extremamente ruim mexer nele, por causa da lentidaão... :(
GOSTEI 0