[OT] Futuro do Delphi

Delphi

27/09/2006

o que vocês achama sobre o futuro do delphi, vamos opiniões dos desenvolvedores delphi????

Por que hoje as empresas estão preferindo java?

por que nenhuma empresa quer pagar uma fortuna em uma IDE, nenhuma empresa quer ficar depende de IDE proprietária, elas querem que seus aplicativos sejam multiplataforma, não querem depender de sistema operacional, vejam bem hoje eclipse,netbeans ferramentas free open source com um poder de desenvolvimento incrivel, pra que vou pagar por um delphi ou vs 2005? não tem logica, empresas hoje querem custo beneficio.

o futuro do delphi vai ser igual ao clipper, só vai existir os sistemas Client Server. que pena trabalho com o delphi à 10 anos, hoje estamos migrando para java, com struts, java server faces EJB eclipse e netbeans entre outros framework, bom mas é à vida abraços e deixem seus comentários, outra não venham falar que java não é produtivo que é mentira...

abraços

Pauldiano66

Pauldiano66

Curtidas 0

Respostas

Lnunes

Lnunes

27/09/2006

Eu particularmente não acho que o futuro de delphi seja igual ao do cliper,o que eu vejo é que existem duas tendências, que são o java e o .net sendo que o delphi está seguindo o segundo caminho.

Quanto a questão do valor das IDE hoje elas já não custam uma fortuna como no passado, e um bom exemplo disto é o turbo delphi e o visual studio.

Já em se tratando do custo benefício esta questão é relativa, pois o custo beneficio não se pode ser apenas analisado pelo fator dinheiro e sim através de uma soma de fatores como dinheiro,produtividade,cultura empresarial dentre outros.

E vale lembrar que assim com muitas empresas estão apostando no java muitas outras estão apostando no .net.

Acredito que no futuro teremos espaço tanto para o java como para o .net e consequentimente o nosso delphi que mais uma vez continuará vivo.

Obs: Isto é apenas uma opinião pessoal posso está enganado, pois não tenho competência para prevê o futuro.

GOSTEI 0
Mrmarcelojr

Mrmarcelojr

27/09/2006

Cara, eu jah cai de cabeça no java...ja não dedico mais meu tempo para estudar delphi. Porque ....a tendencia são aplicativos web, eu sei q em delphi é possivel, utilizando o .net, mas se for para programar em .net, eu vou é fazer em c#.......E é bem como o colega pauldiano66 falou...o eclipse e netbeans são fantásticos, não deixam nada a desejar sobre essas ide´s pagas....eu ainda estou penando para desenvolver alguma coisa em j2ee, mas em j2se, ele é muito produtivo, tão quanto o delphi..

O que eu falaria para os feras aqui do fórum, é dar mais atenção para o lazarus, pois se vc´s tentassem melhora-lo...seria muito bom, pois não precisariamos ter que aprender outra linguagem novamente, e teriamos aplicativo multiplataforma....

O lazarus tem muitos bugs ainda, e o .exe gerado por ele é enorme

GOSTEI 0
Titanius

Titanius

27/09/2006

Acho que o Delphi tem muito ainda o que dar... o Java é uma linguagem Free, e não Open... se um dia a Sun quiser cobrar pelo java ela pode... sei que tem outros projetos open, mas nao igual ao da sun... lembram do FreePascal (Lazarus)? Pois é, é gratuito mas nunca será um Delphi...

Pra não criar uma Thread de qual linguagem é melhor (já estamos cheios delas aqui no fórum :) ), acredito que as duas linguagens são muito boas, o que eu vejo de ruim no java ([b:6345ba25ef]opinião pessoal[/b:6345ba25ef]) é que a curva de aprendizagem dele é muito grande... mas depois é só alegria... :lol:

[]s

GOSTEI 0
Ramms

Ramms

27/09/2006

O Turbo Delphi veio justamente para salvar o nome delphi...
Se vc tiver um bom programador pode programar gratuitamente no turbo delphi.. é o retorno kra...
E o Turbo Delphi Professional tah bem barato comparado ao BDS 2006....

GOSTEI 0
Pauldiano66

Pauldiano66

27/09/2006

Turbo Delphi pra mim é lixo, à propria Borland já deixou bem claro, essa versão é para estudantes e hobistas, SOAP,com+,3 camadas´drives para oracle sql server não tem neste turbo não vem praticamente nada, e outra amigo empresas hoje querem é dinheiro, cultura pra elas não importa, concordo com você java e .net vao caminhar juntos, mas com visual studio por que é o que está na frente, agora olha o site de emprego apinfo,catho só tem trampo pra java, agora se for pra eu investir vou cair de cara no java é o que esta dando grana velhinho,tambem fico triste com o delphi trabalho com essa linguagem à 10 anos mas é à realidade ok.
Olha depois do delphi 8 o delphi foi para o brejo, à borland deixou à desejar, o suporte é horrivel, e outra não podemos esperar e passar à mão na cabeça ok, e outra vamos ser realistas olhar o mercado, vamos fazer uma análise de quantas empresas tem o delphi 8,2005,2006?

GOSTEI 0
Welgomes

Welgomes

27/09/2006

Dos, Win-16, Win32 e agora .net

O Delphi nunca nos deixou na mão. A linguagem Pascal sobreviveu a muitas mudanças através do Delphi. Vou continuar a estudar Delphi e talvez C# ou Java como segunda linguagem.

Eu acredito que fica difícil para qualquer tipo de programa pago sobreviver a um outro programa open ou free de igual ou melhor qualidade.

O que falta no Delphi é uma IDE do tipo WYSIWYG para fazer páginas HTML como no frontpage. E componentes WEB (CGI) rodando nos navegadores.

Um erro fatal que a Borland vem cometendo foi separar a parte WEB (q já não é grande coisa) entre as versões Professional, Enterprise e Architect.

Poxa! Web é presente e futuro que cagada feia.

GOSTEI 0
POSTAR