[OT]Modelagem para envio de mensagens

Delphi

22/05/2007

Olá pessoal,
estou tentando modelar um sistema de envio de mensagens. Mas estou, digamos, completamente perdido.

Minhas tabelas :(

Código:

USUSARIOS( 
ID_USUARIO 
NOME 
) 

MENSAGEM( 
ID_MENSAGEM 
ID_USER_DE 
ID_USER_PARA 
TITULO 
CORPO 
DATA_ENVIO 
HORA_ENVIO 
) 

Deveria ter uma tabela para armazenar as respostas?
Desculpa mas estou perdido.

Carlosib

Carlosib

Curtidas 0

Respostas

Ara.es

Ara.es

22/05/2007

O que vc realmente quer,, enviar mensagem diretamente... ou num site.. tipo um forum ?!?!? o que deseja... der mais informações assim ficara mais facil lhe ajudar..

GOSTEI 0
Carlosib

Carlosib

22/05/2007

Desejo envio de mensagem de dentro do meu aplicativo que é clientXserver.

O sistema é multi-usuário... queria ter uma forma de um usuário poder enviar mensagem a outros usuários e que esses outros pudessem responder as mensagens.

GOSTEI 0
Carlosib

Carlosib

22/05/2007

Sobe

GOSTEI 0
Ara.es

Ara.es

22/05/2007

Bem vc poderia na tabela de mensagens, incluir um campo para indicar a mensagem de origem, assim vc teria condições de saber a relação entre as mensagens...

GOSTEI 0
Nigro

Nigro

22/05/2007

Lá vem um spamer, mas vamos lá...
Coloque também um campo para que o usuário possa anexar um arquivo, assim o seu cliente pode fazer um HTML e se anexá-lo o e-mail sairá como uma página...
Ai, ai... lá vem spam por ai...

GOSTEI 0
Carlosib

Carlosib

22/05/2007

Nigro, fica tranquilo... não é para gerar spam.. :D

Pensei assim:

Tabela Usuario(id, nome)

Tabela UsuarioMensagemEnviada(idUsuario, idMensagem)

Tabela Mensagem(id, titulo, texto, data, hora)

Não será para o envio de html... nem usarei stmp... é apenas a troca de mensagem de dentro de meu aplicativo.

Mais idéias?

GOSTEI 0
Carlosib

Carlosib

22/05/2007

É um aplicativo pequeno, no máximo, digamos 40 usuários trocando mensagens.

Um usuário pode enviar uma mesma mensagem para mais de uma pessoa. E uma resposta a uma mensagem pode ser a mais de um usuário.

O conceito do envio e recebimento da mensagem seria o mesmo do email.

Por exmplo: Pedro enviou uma mensagem a paulo, joão e tiago. Tiago ao clicar em responder pode responder a pedro, paulo e joão ou no momento da resposta eliminar algum usuário da lista de receptor da mensagem.

GOSTEI 0
Carlosib

Carlosib

22/05/2007

Usuario(id_usuario, nome)

Mensagem(id_mensagem, titulo, texto, resposta)

O campo RESPOSTA terá por default o valor 0(zero). Esse valor padão é para quando o usuário for gerar uma NOVA MENSAGEM.

Quando o usuário for gerar uma resposta a uma mensagem esse valor será incrementando em um(1). Estou confuso a como organizar as respostas a uma determinada mensagem. Será necessário a criação de uma tabela para as respostas?

Como um usuário poderá criar uma nova memsagem por vez se fará necessário a criação da tabela FROM

FROM(id_usuario, id_mensagem, Data_Hora_Envio)

Como um usuário pode enviar uma mesma mensagem para vários usuário faz-se necessário a criação da tabela TO

TO(id_usuario, id_mensagem, Data_Hora_Leitura)

GOSTEI 0
Massuda

Massuda

22/05/2007

[quote:100ff27a2f=´Moderação´][color=red:100ff27a2f]Tópico bloqueado por Massuda

Tópico duplicado. Por favor, continuem a discussão neste tópico...
http://forum.devmedia.com.br/viewtopic.php?t=87572[/color:100ff27a2f][/quote:100ff27a2f]

GOSTEI 0
POSTAR