[OT] Padrões de projeto

Delphi

03/03/2006

Gostaria de lançar uma discussão aqui no fórum.

Programador DELPHI não gosta ou não sabe utilizar PADRÕES DE PROJETO?

Parece que padrões como MVP, MVC, Singleton, Factory, Abstract Factory, Observer, persistência de objetos, entre outros são ignorados pelos programadores Delphi. Acho que essa é o maior fórum de Delphi do país, mas raramente vemos questões ligadas a isso aqui. E quando temos, raríssimos são os participantes.

Parece fácil constantar que os programadores Delphi no Brasil são adeptos do método arrasta e solta, enchendo os forms com regras de negócio.

Estou enganado? Vamos lá, participem....

Rjun

Rjun

Curtidas 0

Respostas

Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

03/03/2006

Colegas,

Neste nível que você se refere, em lingua portuguesa, você encontra em www.oodesign.com.br

GOSTEI 0
Michael

Michael

03/03/2006

Acho que isso depende da formação e da experiência de cada desenvolvedor, Delphi ou não. Devem existir muitos programadores C#.NET que não sabem o que são design patterns. Quero dizer que não vejo isso como uma desvantagem específica do Delphi.

Creio que dificilmente alguém que esteja iniciando em desenvolvimento vá procurar modelagem e orientação a objetos. Esse tipo de conhecimento é encontrado com mais frequência entre programadores com mais tempo de estrada.

Seria muito bom se todos estudassem esse segmento. Vale muito a pena.

[]´s

GOSTEI 0
Michael

Michael

03/03/2006

Programador DELPHI não gosta ou não sabe utilizar PADRÕES DE PROJETO?

Esqueci de responder... Acho que a maioria dos desenvolvedores [b:b1b77f0dcd]não sabe[/b:b1b77f0dcd] utilizar design patterns.

[]´s

GOSTEI 0
Rjun

Rjun

03/03/2006

Michael

Utilizei programador Delphi devido ao nosso universo. Mas acho que você esta certo. A maioria dos [b:51df5dae51]desenvolvedores[/b:51df5dae51] não sabe ou sequer ouvir falar em padrões de projeto.

GOSTEI 0
Massuda

Massuda

03/03/2006

...sequer ouvir falar em padrões de projeto.
Acho que isso é o mais provável.

Percebi que o pessoal que trabalha com .NET e Java ou que fez faculdade recentemente tem mais conhecimento disso, mas fora desses grupos é muito raro alguém saber o que é um singleton.

GOSTEI 0
Michael

Michael

03/03/2006

A revista ClubeDelphi vem publicando artigos voltados à orientação a objetos, e alguns sobre design patterns. Essa foi inclusive uma das metas para o ano de 2006.

Vcs acham que um artigo por mês exlusivamente voltado a padrões de projeto seria interessante? Algo como abordar todos os design patterns da [b:70c1278846]GoF[/b:70c1278846] em Delphi. Isso renderia uns dois anos de artigos... ;-)

O que acham?

[]´s

GOSTEI 0
Massuda

Massuda

03/03/2006

Michael,

A idéia é interessante, mas geralmente o complicado é dar um exemplo prático de uso dos padrões.

GOSTEI 0
Michael

Michael

03/03/2006

Michael, A idéia é interessante, mas geralmente o complicado é dar um exemplo prático de uso dos padrões.

Realmente [b:0875263dde]Massuda[/b:0875263dde], alguns são bem complicados de se exemplificar... Bom, fica registrada a sugestão.

[]´s

GOSTEI 0
Paullsoftware

Paullsoftware

03/03/2006

[quote:3ae6158e32=´Rjun´]...sequer ouvir falar em padrões de projeto.
Acho que isso é o mais provável.

Percebi que o pessoal que trabalha com .NET e Java ou que fez faculdade recentemente tem mais conhecimento disso, mas fora desses grupos é muito raro alguém saber o que é um singleton.[/quote:3ae6158e32]

eu faço parte dessa equite... não sei nem nunca ouvi falar...
alguém poderia postar aqui alguns sites que falam a respeito! :lol:

GOSTEI 0
Paullsoftware

Paullsoftware

03/03/2006

nem bem postei e já achei um pouco de conteúdo a respeito...
segue o link! [url]http://www.macoratti.net/vb_pd1.htm[/url]

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

03/03/2006

Eu observo dois motivos principais para a pouca utilização de O.O e, consequentemente, dos Design Patterns:

1. É extremamente raro (apenas para não dizer que não existem) centros de treinamento e literatura focando o ensino de uma linguagem em O.O desde o início. Você só consegue aprender O.O em estudos mais aprofundados... algo como ´primeiro você aprende a correr, só depois a andar´.

2. A migração de linguagens estruturadas (meu caso).

Até 4/5 anos atrás eu não utilizava nenhum conceito ou padrão O.O em meus projetos. Como migrei do Clipper, a ´ordem´ sempre foi reutilizar código usando funções estáticas nas famigeradas ´libs´.

Em contra partida não condeno o uso e ainda trabalho bastante com libs. Apesar de conhecer muito pouco de Java e ainda estar estudando C#, já observei uma vantagem do C sobre o Java: a possibilidade ter-se as funções estáticas e nem tudo precisar estar dentro de classes. Falando honestamente, ter que instanciar uma classe para exibir uma mensagem ao usuário, por exemplo, é massante.
Seria realmente uma opção válida ou ainda é um ´vício´ dos ´velhos tempos´? Honestamente, não sei dizer...

Particularmente, acho o MVC e MVP um pouco de ´viagem´. Bastante difícil de aplicar à realidade.
Meu foco na utilização de O.O em meus projetos são adaptabilidade e reaproveitamento de código e a melhor solução que encontrei foi trabalhar com Abstract Factory e Frameworks.

GOSTEI 0
_rodfaria_

_rodfaria_

03/03/2006

Sugiro
-este livro que é bacana:
ftp://ftp.ora.com/pub/graphics/book_covers/hi-res/0596007124.jpg

-uma busca por ´Joanna Carter´, que escreveu vários artigos sobre o assunto

-baixar estes vídeos que falam sobre Design Patterns
http://eclipse.ime.usp.br/cursos/OO/yoder-pt.html

GOSTEI 0
POSTAR