[OT] Programa que se desenvolve nele, vamos debater?
Olá amigos, a tempos estou querendo fazer isso, vou tentar explicar minha idéia, para que após isso, os amigos possam tentar me ajudar.
Pois bem, a minha idéia é a seguinte: Ter um sistema (seja qual for a área), em que o usuário pudesse programar nele, seria como se fosse um Delphi, porem voltado exclusivamente para o sistema em questao. Logicamente eu desenvolveria uma IDE para que os usuario pudessem programar em cima disso, e algumas ´UNITS´ (reparem nas aspas), que seriam as funções padrões do sistema. e etc..
Ou seja, criar um sistema, em que o próprio usuário programasse nele, usando a conexão com o banco de dados fornecido pelo sistema. Vamos supor: o usuario cria uma tela de cadastro de clientes, e adiciona no menu do sistema, ao clicar no menu o sistema chamaria este ´sistema´ que foi desenvolvido pelo usuário.
Pois bem, minha questão é a seguinte: não posso usar o Delphi, pois ele não permite que eu distribua o compilador (como me foi alertado pelo amigo massuda), então é isso, queria saber dos amigos, qual linguagem eu poderia usar, que tenha um acesso ao banco de dados firebird, e que eu possa distribuir.
Pensei no Lazarus (Free Pascal), mas um ´sistema´ com apenas um Edit na tela fica com 5 MB, ou seja, complicado demais...
Mas estou aberto a qualquer sugestão, pode ser qualquer linguagem de preferencia parecidas com Clipper e/ou Pascal (ao meu ver, melhor de se trabalhar do que C ). :D
Então é isso, está aberta a discussão e qualquer Reply será de ótima ajuda.
Obrigado a todos e desde já agradeço,
[]s
Pois bem, a minha idéia é a seguinte: Ter um sistema (seja qual for a área), em que o usuário pudesse programar nele, seria como se fosse um Delphi, porem voltado exclusivamente para o sistema em questao. Logicamente eu desenvolveria uma IDE para que os usuario pudessem programar em cima disso, e algumas ´UNITS´ (reparem nas aspas), que seriam as funções padrões do sistema. e etc..
Ou seja, criar um sistema, em que o próprio usuário programasse nele, usando a conexão com o banco de dados fornecido pelo sistema. Vamos supor: o usuario cria uma tela de cadastro de clientes, e adiciona no menu do sistema, ao clicar no menu o sistema chamaria este ´sistema´ que foi desenvolvido pelo usuário.
Pois bem, minha questão é a seguinte: não posso usar o Delphi, pois ele não permite que eu distribua o compilador (como me foi alertado pelo amigo massuda), então é isso, queria saber dos amigos, qual linguagem eu poderia usar, que tenha um acesso ao banco de dados firebird, e que eu possa distribuir.
Pensei no Lazarus (Free Pascal), mas um ´sistema´ com apenas um Edit na tela fica com 5 MB, ou seja, complicado demais...
Mas estou aberto a qualquer sugestão, pode ser qualquer linguagem de preferencia parecidas com Clipper e/ou Pascal (ao meu ver, melhor de se trabalhar do que C ). :D
Então é isso, está aberta a discussão e qualquer Reply será de ótima ajuda.
Obrigado a todos e desde já agradeço,
[]s
Titanius
Curtidas 0
Respostas
Titanius
30/09/2005
Sobe...
Ninguém tem nem uma idéia?
Ninguém tem nem uma idéia?
GOSTEI 0
Beppe
30/09/2005
Se o usuário que vai desenvolver o sistema, com que parte você fica? :?
De qualquer forma, usuário não sabe nem usar o designer do Report Builder.
GOSTEI 0
Titanius
30/09/2005
Se o usuário que vai desenvolver o sistema, com que parte você fica? :?
Olá beppe,
A minha intensão é justamente essa, fornecer um sistema que o usuário possa programar nele, dar mais liberdade para os usuários, como meu sistema seria para empresas grandes, elas tem um CPD, e por isso tem como eles terem um usuário em cima do sistema e tals...
Estive olhando o PascalScript da RemObjects, porém não estou muito convencido dele, não sei se ele dá muita liberdade da pessoa programar, sabe, das limitações e tals.... alguém já desenvolveu algum aplicativo comercial com ele? Indica ele?
[]s
GOSTEI 0
Iniciante12345
30/09/2005
Eita... Bom, novamente cara, digo: Não é tão simples assim como fazer um programa de contas a pagar... É muito mais complexo do que fazer um grande ERP ou até mesmo um grande jogo... Exige muito conhecimento, em várias áreas, tem que conhecer como se constroi as APIs do Windows, tem que saber linguagem de máquina, conhecer hardware pra caramba, especialmente como se faz a ligação de software pra hardware, pois usa muito essa parte, enfim... Você pode utilizar os componentes do Delphi pra não precisar utilizar conhecimento em códigos da API do windows, mas pra isso, não gerará código como um *.pas... Pra isso tem que construí-los e pegar as variantes...
Bom, tem um livro no submarino, só que é Java, que ensina como criar um compilador... Procura por Programação, ou Criando um Compilar em Java, algo assim, estou sem tempo já tenho que sair...
Falow..
Bom, tem um livro no submarino, só que é Java, que ensina como criar um compilador... Procura por Programação, ou Criando um Compilar em Java, algo assim, estou sem tempo já tenho que sair...
Falow..
GOSTEI 0
Iniciante12345
30/09/2005
Ah.. Consegui um tempinho... Vou ser breve...
Vou te dar esses três links de livros pra dar uma geral:
http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=257683&ST=SE
http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=16879&ST=SE
E a prática (em java, a melhor linguagem do mundo, na minha opinião hehehe):
http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=250668&ST=SE
Além de estudar, estudar estudar estudar estudar estudar e enfim, praticar, também recomendo que primeiro participe de projetos do tipo. Existem alguns por exemplo no SourceForge.net e outros no Java.Net.
Recomendo artigos e tudo sobre threads, bits e APIs de SO´s.
Só não vai pensar que isso se faz em um mês como outro qualquer. Programas assim costumam, por uma pessoa ainda, mas costuma demorar mais de um ano. Até você estudar, conhecer tudo que tem que conhecer, estudar threads, APIs, gerenciamento de bits (no geral, linguagem de máquina que é o principal), enfim, você tem que ter uma visão muito ampla, não é a toa que o Delphi é produzido por uma equipe gigantesca e custa 7 mil mangos. Você poderia fazer um programa igual ao Visual Kit 5, algo assim, agora querer fazer igual ao Delphi, então vai precisar de centenas de colaboradores disponíveis com conhecimento e prática no assunto enfim. Mas fazer um igual ao Visual Kit 5 não é impossível, dá pra fazer, mas lembre-se que pra fazerem esse t
Ah, e esquece o Delphi se for fazer, a borland proibe, é impossível fazer também, porque o Delphi é muito superficial. Linguagens como Java e C são excelentes. Não recomendo Pascal, é furada, não é OO e não tem recursos bom pra produção.
Opa, não fui tão breve, mas acho que foi o suficiente..
Vou te dar esses três links de livros pra dar uma geral:
http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=257683&ST=SE
http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=16879&ST=SE
E a prática (em java, a melhor linguagem do mundo, na minha opinião hehehe):
http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=250668&ST=SE
Além de estudar, estudar estudar estudar estudar estudar e enfim, praticar, também recomendo que primeiro participe de projetos do tipo. Existem alguns por exemplo no SourceForge.net e outros no Java.Net.
Recomendo artigos e tudo sobre threads, bits e APIs de SO´s.
Só não vai pensar que isso se faz em um mês como outro qualquer. Programas assim costumam, por uma pessoa ainda, mas costuma demorar mais de um ano. Até você estudar, conhecer tudo que tem que conhecer, estudar threads, APIs, gerenciamento de bits (no geral, linguagem de máquina que é o principal), enfim, você tem que ter uma visão muito ampla, não é a toa que o Delphi é produzido por uma equipe gigantesca e custa 7 mil mangos. Você poderia fazer um programa igual ao Visual Kit 5, algo assim, agora querer fazer igual ao Delphi, então vai precisar de centenas de colaboradores disponíveis com conhecimento e prática no assunto enfim. Mas fazer um igual ao Visual Kit 5 não é impossível, dá pra fazer, mas lembre-se que pra fazerem esse t
Ah, e esquece o Delphi se for fazer, a borland proibe, é impossível fazer também, porque o Delphi é muito superficial. Linguagens como Java e C são excelentes. Não recomendo Pascal, é furada, não é OO e não tem recursos bom pra produção.
Opa, não fui tão breve, mas acho que foi o suficiente..
GOSTEI 0
Iniciante12345
30/09/2005
ambém tiveram uma grande equipe, não foi centenas mas não foi um só também...
GOSTEI 0
Beppe
30/09/2005
Ah, e esquece o Delphi se for fazer, a borland proibe, é impossível fazer também, porque o Delphi é muito superficial.
Oi?
GOSTEI 0
Rjun
30/09/2005
[b:a07e6e81ef]COMO É QUE É?[/b:a07e6e81ef]
GOSTEI 0
Vinicius2k
30/09/2005
Ah, e esquece o Delphi se for fazer, a borland proibe, é impossível fazer também, porque o Delphi é muito superficial.
Apenas a título de informação: o [url=http://www.innosetup.org]InnoSetup[/url] que lhe indiquei [url=http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=68811]neste tópico[/url] é escrito em Delphi.
Sem discutir se a idéia do colega titanius é viável ou não, o que acho que não seja, é induscutível que [b:fa884680ce]é possível[/b:fa884680ce].
T+
GOSTEI 0
Iniciante12345
30/09/2005
ué... que que o innosetup tem haver???????? só porque é script não é um compilador pra sistemas em Windows.
aaaaaaaaaaaaaaaa tomá banho viiiiiuuuu........ esse povo não entende acha que script é linguagem de máquina e talz.....
bom, aaaaaaaaaaa, tomá banho, cada um com seu pensamento........ ué.... eu tenhho o meu.... então eu estou certo pra mim mesmo........
meu Deus....... vamos ver se Delphi faz mais rápido e melhor que Java ou C...... vamo ve...............
aaaaaaaaaaaaaaaa tomá banho viiiiiuuuu........ esse povo não entende acha que script é linguagem de máquina e talz.....
bom, aaaaaaaaaaa, tomá banho, cada um com seu pensamento........ ué.... eu tenhho o meu.... então eu estou certo pra mim mesmo........
meu Deus....... vamos ver se Delphi faz mais rápido e melhor que Java ou C...... vamo ve...............
GOSTEI 0
Vinicius2k
30/09/2005
:shock:
rapaz! quanto stress!
rapaz! quanto stress!
GOSTEI 0
Titanius
30/09/2005
Vixi.. acho que os animos se exaltaram.. :shock:
Na verdade, acho ser viavel... não que o usuário irá programar o sistema inteiro, o sistema terá todos os módulos, tudo, agora, se o usuário quiser implementar, ou acrescentar, ele pode fazer sozinho, sem ter que recorrer a mim para isso... ou seja, ele não irá (e não poderá, pois irei bloquear) que ele desenvolva o sistema inteiro, e sim adaptações e acrescentar alguns módulos, relatórios e etc..
Por isso citei o PascalScript, pois é um Script, não aumenta em quase nada o tamanho do executável, e com ele eu posso criar Forms, Datawares, WinControls e etc... ainda não consegui faze-lo funcionar com um relatorio... por isso eu perguntei sobre ele, se é viavel desenvolver um sistema comercial com ele...
Então é isso, com os animos mais esfriados, podemos dar continuidade a discussão sobre o sistema em si? :wink:
Desde já Agradeço.
[]s
Na verdade, acho ser viavel... não que o usuário irá programar o sistema inteiro, o sistema terá todos os módulos, tudo, agora, se o usuário quiser implementar, ou acrescentar, ele pode fazer sozinho, sem ter que recorrer a mim para isso... ou seja, ele não irá (e não poderá, pois irei bloquear) que ele desenvolva o sistema inteiro, e sim adaptações e acrescentar alguns módulos, relatórios e etc..
Por isso citei o PascalScript, pois é um Script, não aumenta em quase nada o tamanho do executável, e com ele eu posso criar Forms, Datawares, WinControls e etc... ainda não consegui faze-lo funcionar com um relatorio... por isso eu perguntei sobre ele, se é viavel desenvolver um sistema comercial com ele...
Então é isso, com os animos mais esfriados, podemos dar continuidade a discussão sobre o sistema em si? :wink:
Desde já Agradeço.
[]s
GOSTEI 0
Michael
30/09/2005
[quote:e63e699738=´programador meia-boca´]Ah, e esquece o Delphi se for fazer, a borland proibe, é impossível fazer também, porque o Delphi é muito superficial. Linguagens como Java e C são excelentes. Não recomendo Pascal, é furada, não é OO e não tem recursos bom pra produção. [/quote:e63e699738]
Vc é programador Delphi? Logicamente que não, pois sequer sabe q o Delphi não usa Pascal, nunca usou, nem na versão 1. Tirando isso, ainda profere um absurdo maior, dizendo que não é orientado a objetos.
[quote:e63e699738=´programador meia-boca´] esse povo não entende acha que script é linguagem de máquina e talz....[/quote:e63e699738]
Me arrisco q dizer que os melhores programadores Delphi deste país frequentam este fórum, e 90¬ deles sabem mais do que vc.
[quote:e63e699738=´programador meia-boca´]meu Deus....... vamos ver se Delphi faz mais rápido e melhor que Java ou C...... vamo ve...............[/quote:e63e699738]
A discussão de qual linguagem é a melhor só é relevante para aprendizes de programador, como vc. Programadores, ou melhor, desenvolvedores de verdades não gastam seu tempo com uma discussão inútil como essa.
Detesto esses programadores meia-boca, que baixaram uma apostila na Web e se acham entendidos de tudo.
Falando agora com quem merece, Titanius: existem ums componentes que permitem que vc mude as propriedades dos objetos visuais, bem como suas posições na tela e suas dimensões, exatamente como o Form Designer no Delphi faz. Isso seria útil nesta sua idéia de permitir que os usuários personalizem seus programas.
Vou procurar os links e posto aqui. Não me lembro de cabeça.
[]´s
Vc é programador Delphi? Logicamente que não, pois sequer sabe q o Delphi não usa Pascal, nunca usou, nem na versão 1. Tirando isso, ainda profere um absurdo maior, dizendo que não é orientado a objetos.
[quote:e63e699738=´programador meia-boca´] esse povo não entende acha que script é linguagem de máquina e talz....[/quote:e63e699738]
Me arrisco q dizer que os melhores programadores Delphi deste país frequentam este fórum, e 90¬ deles sabem mais do que vc.
[quote:e63e699738=´programador meia-boca´]meu Deus....... vamos ver se Delphi faz mais rápido e melhor que Java ou C...... vamo ve...............[/quote:e63e699738]
A discussão de qual linguagem é a melhor só é relevante para aprendizes de programador, como vc. Programadores, ou melhor, desenvolvedores de verdades não gastam seu tempo com uma discussão inútil como essa.
Detesto esses programadores meia-boca, que baixaram uma apostila na Web e se acham entendidos de tudo.
Falando agora com quem merece, Titanius: existem ums componentes que permitem que vc mude as propriedades dos objetos visuais, bem como suas posições na tela e suas dimensões, exatamente como o Form Designer no Delphi faz. Isso seria útil nesta sua idéia de permitir que os usuários personalizem seus programas.
Vou procurar os links e posto aqui. Não me lembro de cabeça.
[]´s
GOSTEI 0
Michael
30/09/2005
Achei os links:
[b:d2b0c940f8]Comerciais[/b:d2b0c940f8]
http://www.greatis.com/delphicb/formdes/
http://www.greatis.com/delphicb/formdes/ctrldes.html
Existem alguns free e open source. Eu achei no Torry, mas a página deles não está disponível agora. Qdo voltar eu posto. São muito bons.
[]´s
[b:d2b0c940f8]Comerciais[/b:d2b0c940f8]
Existem alguns free e open source. Eu achei no Torry, mas a página deles não está disponível agora. Qdo voltar eu posto. São muito bons.
[]´s
GOSTEI 0
Emerson Nascimento
30/09/2005
Titanius, você quer fazer algo como o Protheus, da microsiga?
GOSTEI 0
Beto_martini
30/09/2005
Olá Titanius.
Não sei se entendi bem o que vc. quer fazer. Mas, pelo que percebi, não seria interessante, ao invés de vc. pensar em um compilador, criar um interpretador?
Dessa forma, vc. poderia até criar uma linguagem simples, com sua sintaxe própria, etc...
Pense em algo como a JVM do java.
Um abraço.
Em tempo: Atualmente estão aparecendo umas figuras estranhas no fórum. Acho que o melhor é ignorar.
Não sei se entendi bem o que vc. quer fazer. Mas, pelo que percebi, não seria interessante, ao invés de vc. pensar em um compilador, criar um interpretador?
Dessa forma, vc. poderia até criar uma linguagem simples, com sua sintaxe própria, etc...
Um abraço.
Em tempo: Atualmente estão aparecendo umas figuras estranhas no fórum. Acho que o melhor é ignorar.
GOSTEI 0
Titanius
30/09/2005
Achei os links:
Comerciais
[]´s
Olá Michael, eu já conhecia ele, muito bom, muito bom mesmo... por este o motivo de eu tentar fazer essa ´linguagem´ (repare nas aspas), parecida com o Delphi, pois esse componente é uma mão na roda para modelar um Form. Mas estou com dificuldade na ´linguagem´ em si.... pensei no PascalScript, mas como eu disse, não sei se ele é capaz de aguentar uma aplicação comercial.
Titanius, você quer fazer algo como o Protheus, da microsiga?
Emerson, quem me dera :D, to longe de pensar em desenvolver algo como o Protheus, mas a idéia é parecida como a dele, pois ele fizeram o que estou tentando fazer, uma linguagem em que o proprio usuário programe nele... em tempo, como eles fizeram? :roll:
Olá Titanius.
Um abraço.
beto_martini, justamente.... Compilador é complicado de desenvolver, estou começando a pensar em algo como interpretador de scripts, mas no caso o JVM é um interpretador? Será que não tinha um parecido com o Pascal? :wink:
[]s a todos
GOSTEI 0
Weber
30/09/2005
Olha só, não tem muito haver mas talvez de uma clareada.
O componente Fast Report é um gerador de script, quem já utilizou sabe do que estou falando.
Com o Fast dá pra fazer [b:e3c0677e57]de forma precária[/b:e3c0677e57] uma tela simples, com button, edit, combo, etc. Existe também acesso a banco de dados e tal. IF, WHILE, FOR entre outros funcionam perfeitamente. Não consegui descobrir como fazer um form abrir outro form e também não consegui criar funções e/ou procedures.
Sei que é tudo muito vago, mas como parte do código do Fast Report é aberto talvez de para estudar como tudo é feito.
O componente Fast Report é um gerador de script, quem já utilizou sabe do que estou falando.
Com o Fast dá pra fazer [b:e3c0677e57]de forma precária[/b:e3c0677e57] uma tela simples, com button, edit, combo, etc. Existe também acesso a banco de dados e tal. IF, WHILE, FOR entre outros funcionam perfeitamente. Não consegui descobrir como fazer um form abrir outro form e também não consegui criar funções e/ou procedures.
Sei que é tudo muito vago, mas como parte do código do Fast Report é aberto talvez de para estudar como tudo é feito.
GOSTEI 0
Titanius
30/09/2005
Olha só, não tem muito haver mas talvez de uma clareada.
Com o Fast dá pra fazer [b:fc401d75c1]de forma precária[/b:fc401d75c1] uma tela simples, com button, edit, combo, etc. Existe também acesso a banco de dados e tal. IF, WHILE, FOR entre outros funcionam perfeitamente. Não consegui descobrir como fazer um form abrir outro form e também não consegui criar funções e/ou procedures.
Obrigado Weber, neste caso tem o PascalScript, open-source, desenvolvido pela RemObjects, que pode fazer isso, e é mais fácil de mexer que o Fast Report, que se não me engano chama Fast Script o interpretador dele... a parte de boa dos dois, é que é código aberto, dando a possibilidade de incluir e excluir algumas funções.... a parte boa do Fast é que ele já tem acesso à BD, o que o PascalScript não tem... ou seja, a junção dos dois seria ótimo :D
Mas, seria essa mesmo a solução? Interpretação de Scripts? Se sim, eis algumas perguntas para os amigos:
1-) Não ficaria lento para um sistema, sendo ele feito quase totalmente em Script?
2-) Teria alguma desvantagem (agilidade e etc..) ao acesso ao banco de dados usando scripts?
[]s
GOSTEI 0