[OT] Qto Devo Cobrar Pela Minha Aplicação?

Delphi

26/05/2006

Olá amigos!!! É a primeira vez que vou desenvolver um sistema para uma empresa e me deparei com uma pergunta:
Quanto e como devo estipular o preço? Não faço a menor ideia de como cobrar e gostaria desse help.
Outra duvida é que são 10 lojas mas cada uma com seu proprio banco de dados. Como faço? Devo cobrar licenças para as outras lojas? Se for, quanto devo cobrar em relação ao sistema?
Podem ver que estou cheio de dúvidas e que sou novato nessa área. Toda ajuda é bem vinda!!!
Agradeço a todos desde já e um grande abraço

===============================
SEJA FELIZ, FAZENDO FELIZ SEU SEMELHANTE!!! - ´MEISHU-SAMA´

[color=red:e34f9c9888]Título editado por Massuda Por favor, não use apenas letras maiúsculas no título. Leia as [url=http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=6689]Regras de Conduta[/url] do fórum, em especial o item 1.[/color:e34f9c9888]

Luizcap

Luizcap

Curtidas 0

Respostas

_rodfaria_

_rodfaria_

26/05/2006

Talvez ajude um pouco:
http://www.ramosdainformatica.com.br/art_recentes01.php?CDA=586

http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=74518&highlight=

GOSTEI 0
Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

26/05/2006

Olá amigos!!! É a primeira vez que vou desenvolver um sistema para uma empresa e me deparei com uma pergunta: Quanto e como devo estipular o preço? Não faço a menor ideia de como cobrar e gostaria desse help. Outra duvida é que são 10 lojas mas cada uma com seu proprio banco de dados. Como faço? Devo cobrar licenças para as outras lojas? Se for, quanto devo cobrar em relação ao sistema? Podem ver que estou cheio de dúvidas e que sou novato nessa área. Toda ajuda é bem vinda!!! Agradeço a todos desde já e um grande abraço =============================== SEJA FELIZ, FAZENDO FELIZ SEU SEMELHANTE!!! - ´MEISHU-SAMA´ [quote:17d015ba70=´Moderação´][color=red:17d015ba70]Título editado por Massuda Por favor, não use apenas letras maiúsculas no título. Leia as [url=http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=6689]Regras de Conduta[/url] do fórum, em especial o item 1.[/color:17d015ba70]
[/quote:17d015ba70]
Colega,

Existem métricas na engenharia de software para auxiliar na definição no preço do produto (Roger Pressman). Mas primeiramente, você precisa levantar todos os requisitos funcionais e riscos arquiteturais, entre outras coisas, visando identificar o tempo que será necessário para a conclusão do projeto. Identifique os Use-Cases e parque de informática que o software será utilizado, faça o termo de abertura do projeto e identifique claramente os objetivos, necessidades de negócio que o projeto irá atender, cronograma e demais processos de gerenciamento de projetos (PMBoK-PMI).

Mas eu acredito que não adianta você chegar a um preço de 100 mil e o Cliente só puder pagar 10 Mil, bem como, você aceitar os 10 mil e não chegar nos objetivos ou se escravizar. É preciso muito cuidado mesmo neste processo de negociação.

Faça os levantamentos, estime os tempos necessários, apresente ao cliente e discuta com o mesmo até chegar num denominador comum. Tem que ser bom para ambos.

GOSTEI 0
Kroki

Kroki

26/05/2006

Se seu programa não tem muito similares cobre o melhor preço possível,assim estará ajudando a todos da área pois o cliente não vai poder argumentar que seu software não esta em acordo com os similares.
Vamos valorizar nosso serviço para não dar a impressão que programas em delphi é como Windows pirata onde qualquer camelô faz ou tem.

GOSTEI 0
Paullsoftware

Paullsoftware

26/05/2006

Se seu programa não tem muito similares cobre o melhor preço possível,assim estará ajudando a todos da área pois o cliente não vai poder argumentar que seu software não esta em acordo com os similares. Vamos valorizar nosso serviço para não dar a impressão que programas em delphi é como Windows pirata onde qualquer camelô faz ou tem.

é verdade, revendi um projeto para uma locadora, cujo o sistema eu já tinha preparado para uma outra Loja (Locadora) e o meu cliente disse: ´Mais você vai trazer o mesmo sistema que você vendeu para fulano, o seu custo nesse projeto será quase zero!´, nesses casos temos que ser bem frios, pois nessas horas devemos lembrar que quando uma empresa Prepara o layout de uma cadeira por exemplo, ele chega a um valor justo por ela e vende Milhões de cadeiras como aquela, para deversas pessoas sem ter abatimento nos valores, até por que você pode gerar um conflito com o seu cliente antigo do tipo (Pra mim vc vendeu o sistema por X e pra ele por Y???).
Minha opinião nesse caso é: Veja o valor do projeto e veja também quantos projetos já existe que fazem a mesma coisa que o seu, mais lembre-se que o seu será totalmente adaptado as necessidades do seu cliente e se ele comprar um qq pela internet, ele quem deverá se adaptar ao sistema. espero ter ajudado :wink:

GOSTEI 0
Massuda

Massuda

26/05/2006

...lembrar que quando uma empresa Prepara o layout de uma cadeira por exemplo, ele chega a um valor justo por ela e vende Milhões de cadeiras como aquela, para deversas pessoas sem ter abatimento nos valores...
Não sei se entendi direito o que você quis dizer, mas isso não é verdade... o fato de que a cadeira/carro/computador vai ser produzido e vendido em larga escala é levado em conta. Por exemplo, o estampo para produzir a carroceria do carro se paga somente após anos de uso. Se fosse para resgatar o custo em uma única venda, quanto custaria um computador? Só a fábrica para produzir o processador representa um investimento de milhões de dólares.

Para pensar melhor nisso, considere clientes que exigem ´exclusividade´ no sistema ou que tem um problema muito específico que dificilmente você encontrará outra pessoa com o mesmo problema... não é justo que você cobre dessa desses clientes o mesmo que você cobraria de alguém que lhe pede algo sem essas restrições e que possivelmente irá poder ser ´compartilhado´ entre vários clientes.

Acho que a possiiblidade de poder ´compartilhar´ o mesmo sistema entre diversos clientes deve ser levada em conta na hora de fazer seu preço (custo é outra estória).

GOSTEI 0
M@gnun

M@gnun

26/05/2006

Você deve levar muitos fatores em consideração:

- Custo: Todos os custos que você vai ter no projeto. Desde a eletricidade com seu computador, até a gasolina do carro, livros, etc ...
- Tempo gasto para o desenvolvimento.
- Analisar o mercado de informatica na sua região. Falo regiao, pois a realidade de SP é muito diferente da minha cidade por exemplo. (moro em Ourinhos/SP, bem interior aff). Aqui se você cobrar 5 mil em um sistema, os caras chamam a policia para você.
- Analisar a ´vontade´ de investimento em informatica da empresa que irá comprar o sistema.

Chegado em um valor aproximado, deve-se analisar se a empresa tem condições de pagar esse valor. Não adianta chegar em uma ´lojinha´ que fatura 5 mil por mes e oferecer um software por 4,5 mil que eles não vão ter como pagar.

Essas, na minha opinião, são umas da muitas coisas a se fazer na hora de calcular o valor do software.

PS: Acho essa discussão muito interessante e gostaria de ver mais opiniões.

T+

GOSTEI 0
POSTAR