[OT] Usar telas parecidas é legal?

Delphi

07/08/2006

Bem, é o seguinte: estou fazendo um utilitário para o meu programa que trabalha com arquivos que estão gravados no banco de dados, mostrando-os em uma ListView como o explorer do windows.

Enquanto criava esse utilitário, fiz telas bem parecidas com telas do windows para que o usuário pudesse perceber que o funcionamento é o mesmo. Programei atalhos de teclado iguais aos do windows para manter o padrão. Mas o problema é por exemplo, na tela em que ele pergunta se quer sobre-escrever um arquivo. Utilizando o raciocínio de manter o padrão, acabou que a tela ficou 100¬ igual ao diálogo que aparece no explorer como podem ver a seguir:

Esse é um ScreenShot do meu ´frm_replacefiledialog´...

Queria saber se esses desenhos das telas também são protegidos por lei e o que o pessoal daqui me aconselharia a fazer nesse caso.

t+!

Delphi32

Delphi32

Curtidas 0

Respostas

Jarabeucp

Jarabeucp

07/08/2006

Amigo eu acredito que essas telas também são protegidas por lei imagine só, se é proibido a utilização de programas piratiados!!!! ai eu te faço uma pergunta essa tela não é do programa? logico que sim por isso que acho que se copiar essas telas q vc fala também é crime.

GOSTEI 0
Delphi32

Delphi32

07/08/2006

Pensando bem agora, depois de já ter feito essa e umas outras duas telas, eu também comecei a pensar em mudá-las. Mas se eu não estou enganado, algumas telas que o Windows mostra são chamadas através de API (não sei se é o caso dessa especificamente). E nesse caso, também seria crime usar as telas? Acredito que não, não é?

GOSTEI 0
Iluvatar

Iluvatar

07/08/2006

olha, sinceramente, acho q fazer telas parecidas ou praticamente iguais nao eh uma pirataria direta.

vejamos o exemplo: vc faz uma planilha excel com o mesmo tipo de grafico e cores de uma outra planilha. Isso eh plagio ? Ou, vc faz um site com o layout igual ou parecido, plagio ? Ou, vc faz um janela igual a do windows para o seu sistema, isso eh plagio ? acho q naum.

naum entendo completamente dos meios legais , mas acho q , ate q se prove q a tela, o funcionamento, a utlizacao e o codigo dela seja IDENTICO...naum se trata de plagio.

se fosse assim, imagine qtos alunos de faculdade de informatica teriam problemas com os projeto de sistemas operacionais e compiladores....

posso esta enganado...mas essa eh a minha opiniao

GOSTEI 0
Adriano_servitec

Adriano_servitec

07/08/2006

Olah pessoal, tambem gostaria de saber sobre este assunto, pois ja vi um programa parecido com o Delphi que eh o Lazarus, entao a pergunta, se alguem quiser fazer telas iguais ao meu programa inclusive botoes e as mesmas funcionaidades, isso nao seria plagio entao?

GOSTEI 0
Corcos

Corcos

07/08/2006

Na minha opinião também não é pirataria/plagio.

Basta colocar algo seu, coloque o nome do seu sistema no titulo e pronto

GOSTEI 0
Gandalf.nho

Gandalf.nho

07/08/2006

Não é ilegal, a própria API do Windows publica esses layouts padrões justamente para que os programadores possam fazer uso dessas telas padrões. Pode ver até que o próprio Delphi possui componentes que encapsulam essas caixas de diálogo padrões, para que o programador não precise recriá-las.

GOSTEI 0
Silviodelgado

Silviodelgado

07/08/2006

Fazer uma tela que tenha função semelhante à do Windows com a mesma aparência não é pirataria. Plágio? Talvez. Mas a própria Microsoft incentiva esse tipo de coisa por valorizar a padronização e, principalmente, usabilidade (assim, o usuário não precisa aprender a utilizar cada programa de uma forma diferente).

Agora, quanto a websites e outros programas, não aposte nessa idéia de que não é plágio, pois existe uma coisa chamada Direitos Autorais, que são bem mais complexos do que a maioria das pessoas julga.

Se vc produz software profissionalmente, procure um advogado para se resguardar de problemas futuros.

Abraços!

GOSTEI 0
Luciano Paranhos

Luciano Paranhos

07/08/2006

Fazer uma tela que tenha função semelhante à do Windows com a mesma aparência não é pirataria. Plágio? Talvez. Mas a própria Microsoft incentiva esse tipo de coisa por valorizar a padronização e, principalmente, usabilidade (assim, o usuário não precisa aprender a utilizar cada programa de uma forma diferente). Agora, quanto a websites e outros programas, não aposte nessa idéia de que não é plágio, pois existe uma coisa chamada Direitos Autorais, que são bem mais complexos do que a maioria das pessoas julga. Se vc produz software profissionalmente, procure um advogado para se resguardar de problemas futuros. Abraços!

Olá para Todos...

Para completar o que o amigo SilvioDelgado disse, A MS disponibiliza um documento chamado Windows Vista User Experience Guidelines.

Ele ajuda para quem programa para Windows fazer interfaces amigaveis e semelhante ao Windows Vista.

Portanto, fazer programas com a interface parecida ou identica ao Sistema Operacional que o suporta é uma pratica extremamente recomendada.

C

GOSTEI 0
Rodc

Rodc

07/08/2006

Vale lembrar que a sua tela está igual ao Sistema Operacional Windows. O seu programa não está concorrendo com o Windows, um completa o outro.
Agora, se você fizer um Sistema Operacional com as telas iguais do Windows, aí sim você vai ser processado, pois estás tentando ´enganar´ os clientes da Microsoft com um plagio.
Mesma coisa se você fizer um sistema com as telas iguais ao meu sistema e com as mesmas funcionalidades. Vou processá-lo pois você está tentando ganhar meus cliente com um plágio do meu sistema.

GOSTEI 0
Futuro

Futuro

07/08/2006

Não tem nada de plágio ou pirataria... Telas não inclui em ´marcas registradas´, alias, a própia API taí prá isso, mas se você quer reinventar a roda pode criar tudo novamente.

GOSTEI 0
POSTAR