[OT] Usar telas parecidas é legal?
Bem, é o seguinte: estou fazendo um utilitário para o meu programa que trabalha com arquivos que estão gravados no banco de dados, mostrando-os em uma ListView como o explorer do windows.
Enquanto criava esse utilitário, fiz telas bem parecidas com telas do windows para que o usuário pudesse perceber que o funcionamento é o mesmo. Programei atalhos de teclado iguais aos do windows para manter o padrão. Mas o problema é por exemplo, na tela em que ele pergunta se quer sobre-escrever um arquivo. Utilizando o raciocínio de manter o padrão, acabou que a tela ficou 100¬ igual ao diálogo que aparece no explorer como podem ver a seguir:
Esse é um ScreenShot do meu ´frm_replacefiledialog´...
Queria saber se esses desenhos das telas também são protegidos por lei e o que o pessoal daqui me aconselharia a fazer nesse caso.
t+!
Enquanto criava esse utilitário, fiz telas bem parecidas com telas do windows para que o usuário pudesse perceber que o funcionamento é o mesmo. Programei atalhos de teclado iguais aos do windows para manter o padrão. Mas o problema é por exemplo, na tela em que ele pergunta se quer sobre-escrever um arquivo. Utilizando o raciocínio de manter o padrão, acabou que a tela ficou 100¬ igual ao diálogo que aparece no explorer como podem ver a seguir:
Esse é um ScreenShot do meu ´frm_replacefiledialog´...
Queria saber se esses desenhos das telas também são protegidos por lei e o que o pessoal daqui me aconselharia a fazer nesse caso.
t+!
Delphi32
Curtidas 0
Respostas
Jarabeucp
07/08/2006
Amigo eu acredito que essas telas também são protegidas por lei imagine só, se é proibido a utilização de programas piratiados!!!! ai eu te faço uma pergunta essa tela não é do programa? logico que sim por isso que acho que se copiar essas telas q vc fala também é crime.
GOSTEI 0
Delphi32
07/08/2006
Pensando bem agora, depois de já ter feito essa e umas outras duas telas, eu também comecei a pensar em mudá-las. Mas se eu não estou enganado, algumas telas que o Windows mostra são chamadas através de API (não sei se é o caso dessa especificamente). E nesse caso, também seria crime usar as telas? Acredito que não, não é?
GOSTEI 0
Iluvatar
07/08/2006
olha, sinceramente, acho q fazer telas parecidas ou praticamente iguais nao eh uma pirataria direta.
vejamos o exemplo: vc faz uma planilha excel com o mesmo tipo de grafico e cores de uma outra planilha. Isso eh plagio ? Ou, vc faz um site com o layout igual ou parecido, plagio ? Ou, vc faz um janela igual a do windows para o seu sistema, isso eh plagio ? acho q naum.
naum entendo completamente dos meios legais , mas acho q , ate q se prove q a tela, o funcionamento, a utlizacao e o codigo dela seja IDENTICO...naum se trata de plagio.
se fosse assim, imagine qtos alunos de faculdade de informatica teriam problemas com os projeto de sistemas operacionais e compiladores....
posso esta enganado...mas essa eh a minha opiniao
vejamos o exemplo: vc faz uma planilha excel com o mesmo tipo de grafico e cores de uma outra planilha. Isso eh plagio ? Ou, vc faz um site com o layout igual ou parecido, plagio ? Ou, vc faz um janela igual a do windows para o seu sistema, isso eh plagio ? acho q naum.
naum entendo completamente dos meios legais , mas acho q , ate q se prove q a tela, o funcionamento, a utlizacao e o codigo dela seja IDENTICO...naum se trata de plagio.
se fosse assim, imagine qtos alunos de faculdade de informatica teriam problemas com os projeto de sistemas operacionais e compiladores....
posso esta enganado...mas essa eh a minha opiniao
GOSTEI 0
Adriano_servitec
07/08/2006
Olah pessoal, tambem gostaria de saber sobre este assunto, pois ja vi um programa parecido com o Delphi que eh o Lazarus, entao a pergunta, se alguem quiser fazer telas iguais ao meu programa inclusive botoes e as mesmas funcionaidades, isso nao seria plagio entao?
GOSTEI 0
Corcos
07/08/2006
Na minha opinião também não é pirataria/plagio.
Basta colocar algo seu, coloque o nome do seu sistema no titulo e pronto
Basta colocar algo seu, coloque o nome do seu sistema no titulo e pronto
GOSTEI 0
Gandalf.nho
07/08/2006
Não é ilegal, a própria API do Windows publica esses layouts padrões justamente para que os programadores possam fazer uso dessas telas padrões. Pode ver até que o próprio Delphi possui componentes que encapsulam essas caixas de diálogo padrões, para que o programador não precise recriá-las.
GOSTEI 0
Silviodelgado
07/08/2006
Fazer uma tela que tenha função semelhante à do Windows com a mesma aparência não é pirataria. Plágio? Talvez. Mas a própria Microsoft incentiva esse tipo de coisa por valorizar a padronização e, principalmente, usabilidade (assim, o usuário não precisa aprender a utilizar cada programa de uma forma diferente).
Agora, quanto a websites e outros programas, não aposte nessa idéia de que não é plágio, pois existe uma coisa chamada Direitos Autorais, que são bem mais complexos do que a maioria das pessoas julga.
Se vc produz software profissionalmente, procure um advogado para se resguardar de problemas futuros.
Abraços!
Agora, quanto a websites e outros programas, não aposte nessa idéia de que não é plágio, pois existe uma coisa chamada Direitos Autorais, que são bem mais complexos do que a maioria das pessoas julga.
Se vc produz software profissionalmente, procure um advogado para se resguardar de problemas futuros.
Abraços!
GOSTEI 0
Luciano Paranhos
07/08/2006
Fazer uma tela que tenha função semelhante à do Windows com a mesma aparência não é pirataria. Plágio? Talvez. Mas a própria Microsoft incentiva esse tipo de coisa por valorizar a padronização e, principalmente, usabilidade (assim, o usuário não precisa aprender a utilizar cada programa de uma forma diferente).
Abraços!
Olá para Todos...
Para completar o que o amigo SilvioDelgado disse, A MS disponibiliza um documento chamado Windows Vista User Experience Guidelines.
Ele ajuda para quem programa para Windows fazer interfaces amigaveis e semelhante ao Windows Vista.
Portanto, fazer programas com a interface parecida ou identica ao Sistema Operacional que o suporta é uma pratica extremamente recomendada.
C
GOSTEI 0
Rodc
07/08/2006
Vale lembrar que a sua tela está igual ao Sistema Operacional Windows. O seu programa não está concorrendo com o Windows, um completa o outro.
Agora, se você fizer um Sistema Operacional com as telas iguais do Windows, aí sim você vai ser processado, pois estás tentando ´enganar´ os clientes da Microsoft com um plagio.
Mesma coisa se você fizer um sistema com as telas iguais ao meu sistema e com as mesmas funcionalidades. Vou processá-lo pois você está tentando ganhar meus cliente com um plágio do meu sistema.
Agora, se você fizer um Sistema Operacional com as telas iguais do Windows, aí sim você vai ser processado, pois estás tentando ´enganar´ os clientes da Microsoft com um plagio.
Mesma coisa se você fizer um sistema com as telas iguais ao meu sistema e com as mesmas funcionalidades. Vou processá-lo pois você está tentando ganhar meus cliente com um plágio do meu sistema.
GOSTEI 0
Futuro
07/08/2006
Não tem nada de plágio ou pirataria... Telas não inclui em ´marcas registradas´, alias, a própia API taí prá isso, mas se você quer reinventar a roda pode criar tudo novamente.
GOSTEI 0