Otimizacao

Firebird

14/07/2003

Tenho uns relatorios que acessam BD grandes (c/ muitos registros)

Como o select estava lento, eu criei um indice secundário c/ mesma condicao da clausula where do meu select e o select de 2 min. passou a ser feito em 3 segundos.

Bem, resolvido isso fui p/ um outro relatorio onde usa um select muito parecido c/ o do anterior, mas c/ uma diferenca, o primeiro selectiona pela ´data_prevista´ e o segundo pela ´data_realizada´
Entao, como este tb. estava lento, eu criei um indice secundário da mesma forma que fiz com o primeiro (só que usando a data secundária). Mas qdo executo o select ele nao pega este segundo indice que criei, ele pega o primeiro e entao fica lento do mesmo jeito. Alguem sabe pq.???

Eu estou testando no IBExpert.

grata,

Renata

Renata

Curtidas 0

Respostas

Afarias

Afarias

14/07/2003

vc pode colocar seu metadata para a TABELA e ÍNDICES e seu SQL que está lento?? Só assim dá pra dizer algo -- isso não ocorre normalmente.

GOSTEI 0
Renata

Renata

14/07/2003

Não entendi o que vc. quiz dizer Afarias.

Eu já descobri o que eu tinha que fazer p/ resolver esse problema. Eu tinha que forçar o PLAN no select. Só que agora estou preocupada pq. conversando c/ um kra da Borland (do site oficial) ele mencionou que eu não devia usar o PLAN no SQL (principalmente no caso de indices que têm o nome gerado pelo IB - como RDB$PRIMARY143 - pq. assim que eu fizer um bkp-restore esses nomes mudam e dariam problemas, etc, etc...

Só que as vezes ele simplesmente não seleciona o indice correto no select. O que devo fazer???

grata,

GOSTEI 0
Afarias

Afarias

14/07/2003

|Não entendi o que vc. quiz dizer Afarias.

Me referi aos scripts de criação da tabela e índices

|Eu já descobri o que eu tinha que fazer p/ resolver esse problema. Eu
|tinha que forçar o PLAN no select. Só que agora estou preocupada pq.
|conversando c/ um kra da Borland (do site oficial) ele mencionou que eu
|não devia usar o PLAN no SQL (principalmente no caso de indices que
|têm o nome gerado pelo IB - como RDB$PRIMARY143 - pq. assim que
|eu fizer um bkp-restore esses nomes mudam e dariam problemas, etc,

Correto.

* Note q o mesmo não deve acontecer com FB 1.5 q permite q vc defina os nomes dos índices das constraints -- más é verdade para o IB

|Só que as vezes ele simplesmente não seleciona o indice correto no
|select. O que devo fazer???

Bom, aconselho o seginte:

* Baixar na Internet um aplicativo chamado IBPlanAnalizer

* Ler as referências q estão no help do IBPlanAnalizer para entender o q está ocorrendo e ter melhores opções de otimização

* Usar o IBPlanAnalizer para procurar analizar a query e talvês otimizá-la (modificá-la)

...Por último, se realmente tiver que usar o PLAN, talvês seja boa idéia criar índices ´manuais´ para os campos e utilizá-los no PLAN (no lugar dos criados pelas constraints)

Abraço

GOSTEI 0
POSTAR