Pacote oficial de componentes do FB para Delphi????
Pessoal uso o Fb já faz um ano, e faço e me conecto com os componentes IBX, só gostaria de saber se existe um pacote oficial de componentes do FB para Delphi????
Marcos Fernando
Curtidas 0
Respostas
Afarias
19/02/2004
Não sei o q vc quer dizer com ´oficial´, mas alguns pacotes para FB::
FIB Plus
IBO
Zeos Lib
UIB
T+
FIB Plus
IBO
Zeos Lib
UIB
T+
GOSTEI 0
Marcos Fernando
19/02/2004
Grato pela informação,, só aproveitrando o mesmo qual se destaca entre os citados?????
GOSTEI 0
Afarias
19/02/2004
Acho q o IBO é o mais famoso/difundido -- mas eu particularmente gosto mais do FIB Plus. Note que ambos são ´comerciais´ (vc tem q adiquirir licenças para desenvolvimento de aplicações comerciais) -- mas as licenças são baratinhas.
Como solução OpenSource os outros 2 parecem ser maneiros (mas nunca testei)
T+
Como solução OpenSource os outros 2 parecem ser maneiros (mas nunca testei)
T+
GOSTEI 0
Bon Jovi
19/02/2004
Todos eles são um lixo, vão deixar vc preso a esse banco.
GOSTEI 0
Afarias
19/02/2004
|Todos eles são um lixo, vão deixar vc preso a esse banco.
Isso não é motivo para serem um lixo, esta decisão é do desenvolvedor. Os componentes são ótimos -- e são exatamente o q o Marcos pediu.
Existem soluções menos ´presas´ ao banco como drivers DBX e ODBC/OLEDB -- mas estas soluções também tem seus contras (como menor performance, falta de recursos específicos do banco e necessidade de instalações/configurações adicionais)
Todas as soluções são boas se bem aplicadas a necessidade do projeto
T+
Isso não é motivo para serem um lixo, esta decisão é do desenvolvedor. Os componentes são ótimos -- e são exatamente o q o Marcos pediu.
Existem soluções menos ´presas´ ao banco como drivers DBX e ODBC/OLEDB -- mas estas soluções também tem seus contras (como menor performance, falta de recursos específicos do banco e necessidade de instalações/configurações adicionais)
Todas as soluções são boas se bem aplicadas a necessidade do projeto
T+
GOSTEI 0
Bon Jovi
19/02/2004
Por si só realmente lixo não é... Mas dá raiva as vezes em pegar sistemas pra fazer manutenção (para acessar mais outras bases) e encontrar componentes presos a certas bases, espalhados nos Forms e DataModules do projeto.
Nesses casos de ser imprescindível ´performance/facilidade de recursos específicos´, então é bom usa-los de forma abstrata. Criar funções tipo ´function ObtemQuery(SQLText: string): TDataSet; ou procedure ExecutaQuery(´INSERT INTO...´)´, deixar isso em biblioteca e lá acessar o componente mais apropriado, de acordo a base de dado conectada ou configuração global, ou seja, sem usar os componentes diretamente no projeto da aplicação. Aí caso queira mudar de base é só mudar a configuração.
Nesses casos de ser imprescindível ´performance/facilidade de recursos específicos´, então é bom usa-los de forma abstrata. Criar funções tipo ´function ObtemQuery(SQLText: string): TDataSet; ou procedure ExecutaQuery(´INSERT INTO...´)´, deixar isso em biblioteca e lá acessar o componente mais apropriado, de acordo a base de dado conectada ou configuração global, ou seja, sem usar os componentes diretamente no projeto da aplicação. Aí caso queira mudar de base é só mudar a configuração.
GOSTEI 0
Vinicius2k
19/02/2004
[quote:41f4b34800=´BON JOVI´]Todos eles são um lixo, vão deixar vc preso a esse banco.[/quote:41f4b34800]
a UIB tem drivers DBExpress... http://www.progdigy.com/UIB/
T+
a UIB tem drivers DBExpress... http://www.progdigy.com/UIB/
T+
GOSTEI 0
[spyk3r]
19/02/2004
caro colega,existe uma suíte de componentes em Delphi totalmente voltada para o Firebird, o MDO (Mercury Data Objects).
ele é desenvolvido pelos membros da CFLP, esta entres os componentes de acessos recomendados pelo cantu (revista CD 46), veja tambem no site da www.delphibr.com.br uma entrevista com esse pessoal, eles falam a respeito do MDO.
Eu particularmente utilizo DBExpress, mas ele tende a nao ser 100¬ compatível com FB, uma vez que ele é desenvolvido pela Borland e o seu driver é escrito para o IB, o dbexpress funciona corretamente com a versão 1.0 do FB, eu jah nao sei dizer a respeiro da recem lançcada 1.5..
bom, espero ter esclarecido algo!
[]´s
Fabio Nascimento
ele é desenvolvido pelos membros da CFLP, esta entres os componentes de acessos recomendados pelo cantu (revista CD 46), veja tambem no site da www.delphibr.com.br uma entrevista com esse pessoal, eles falam a respeito do MDO.
Eu particularmente utilizo DBExpress, mas ele tende a nao ser 100¬ compatível com FB, uma vez que ele é desenvolvido pela Borland e o seu driver é escrito para o IB, o dbexpress funciona corretamente com a versão 1.0 do FB, eu jah nao sei dizer a respeiro da recem lançcada 1.5..
bom, espero ter esclarecido algo!
[]´s
Fabio Nascimento
GOSTEI 0
Afarias
19/02/2004
[quote:a5630ef8f6=´BON JOVI´]
Por si só realmente lixo não é... Mas dá raiva as vezes em pegar sistemas pra fazer manutenção (para acessar mais outras bases) e {...}
[/quote:a5630ef8f6]
Incrível!!
Seu problema então NÃO são os componentes, são os programadores (ou os métodos adotados pelos mesmos -- em geral por falta de experiência ou treinamento adequados)
Se vc está tendo problemas de manutenção, procure adotar práticas mais adequadas (como programação OO por exemplo)
T+
Por si só realmente lixo não é... Mas dá raiva as vezes em pegar sistemas pra fazer manutenção (para acessar mais outras bases) e {...}
[/quote:a5630ef8f6]
Incrível!!
Seu problema então NÃO são os componentes, são os programadores (ou os métodos adotados pelos mesmos -- em geral por falta de experiência ou treinamento adequados)
Se vc está tendo problemas de manutenção, procure adotar práticas mais adequadas (como programação OO por exemplo)
T+
GOSTEI 0