PADRÃO DE DESENVOLVIMENTO

19/11/2009

Caro Amigo, Estou desde 98 com o VISUAL BASIC e construi meu aplicativo sobre esta
linguagem que por sinal esta muito robusta, sob o banco de dados firebird. Ja trabalho com o firebird a 2 anos e realmente mudou muito a qualidade
do meu software. Agora estou no dilema, quero migrar!!! e agora...o legado...os vícios
de programação procedural e por eventos? Estou pensando serialmente em migrar para o Delphi por que amo aplicativos
desktop e para o segmento que presto serviços creio o melhor, "a nao se
se o Sr. me aconselhe outro". Gostaria de uma direção para tal, por exemplo, sempre no meu aplicativo
de cadatros usei métodos para facilitar a manutenção dos mesmos, por
exemplo, varria todos os nomes de componentes e colocava com o mesmo
nome dos campos das tabelas e montova puro e mandava para o banco. Quero
saber da melhor pratica para salvar , excluir, procurar registro no
DELPHI se há um modelo bom para isto.... Quero largar das gambiarras e mutretas que embora funcionem no meu aplicativo
mas creio que estou me desgastando muito de programar para tal fim. Evolui muito destes anos para ca, de access para passar para firebird, agora
não sei se estou certo em migrar para Delphi, mas se for gostaria
de uma direção e alguma dica de video aula ou curso para eu faça melhor
o que amo fazer. NO MEU SISTEMA LEGADO QUE ESTA PERFEITAMENTE FUNCIONANDO, DESENVOLVI
TUDO PARENCENDO "CLIPPER" LINGUAGEM QUE EU PROGRAMAVA ANTES DO VB
POR EXEMPLO: "NO CAMPO CODIGO DO CLIENTE <PRESSIONO ENTER> E SE
O CODIGO EXISTIR JA MOSTRA O REGISTRO"" TUDO PELO ENTER....
ENTAO QUERO ENCONTRAR A MELHOR FORMA DE LEVAR ESTE ELEFANTE PARA O
DELPHI....
Sei que o VB6 ja se foi e não quero surpresas com microsfot...... Grato, Leonardo Lobo

Leonardo Amorim

Leonardo Amorim

Curtidas 0

Respostas

Rodrigo Mourão

Rodrigo Mourão

19/11/2009

Olá Amigo,

Bem um decisão deste tipo não se toma de qualquer maneira. Isso envolve muitas coisas como curva de aprendizagem, custo, prazo, objetivo, etc etc etc.

Quanto a escolher o Delphi eu sou suspeito para falar, afinal programo em delphi a alguns anos, sou certificado, vivo de Delphi embora domine outras tecnologias. Acho importante sim a escolha de uma linguagem em si afinal será nossa ferramenta e para tanto temos que optar por algo que nos dê segurança. O Delphi esta no mercado a mais ou menos 15 anos e de la para cá so tem crescido. Uma versão por ano em média e sempre mantendo compatibilidade entra as verões respeitando o programador.

É uma linguagem fácil, simples, robusta e escalavél. Possui versão para .Net, temos CVL for Web, WebBroker, multi-camadas e em Win32 então não tme nem comparação. Hoje com Delphi 2010 temos total suporte a Touch, Gestures e Mlti touch. Sem falar em generics, RTTI, etc.

Para você que vem de clipper vera grande semelhança na parte procedural e avancando veras um grande diferenca em POO. Como sugestão indico o meu curso Delphi 2007 DBX 4 Firebird 2.0. Tem tido otimos retornos de várias pessoas de todo o Brasil que tomaram meu curso como base e agora desenvolvem suas proprias aplicações.

O curso pode ser visto aqui e tem acesso liberado a assinates Clube Delphi. Caso vc não tenha acesso entre em contato para que possamos ajudá-lo.

https://www.devmedia.com.br/cursos/listcurso.asp?curso=117

Espero ter ajudado !!!

GOSTEI 0
Devmedia

Devmedia

19/11/2009

Leonardo,
a resposta do consultor sanou sua dúvida? Podemos encerrar o chamado?
GOSTEI 0
Leonardo Amorim

Leonardo Amorim

19/11/2009

ok estou satisfeito pela resposta do consultor pode fechar o chamado
GOSTEI 0
POSTAR