Papel de Parede

Delphi

22/06/2013

Boa tarde, sou novo em programação e estou produzindo um sistema de automação comercial, como pode ver estou apanhando muito... rsrsrs

em fim, quero que o usuário do meu sistema altere o papel de parede através de um form de configuração onde ele indica o local do arquivo jpg que deseja que seja visualizado como papel de parede no sistema. não tenho nem ideia de como informar ao sistema que deve ler o local do arquivo para colocar a imagem informada no TImage por exemplo...

podem me ajudar???
Ricardo Lima

Ricardo Lima

Curtidas 0

Respostas

Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

22/06/2013

Carregar a imagem a partir de um arquivo é bastante simples, basta usar:
minhaTImage.Picture.LoadFromFile('caminho/imagem.jpg');

Porém, você precisa salvar este caminho e é esta a dificuldade, certo?
Se for, existem algumas opções e a mais simples creio que seja armazenar esta informação em um arquivo INI.
Pesquise sobre esse tipo de arquivo e como utilizá-lo no Delphi, verá que é bastante simples.
Qualquer coisa, é só falar.
GOSTEI 0
Ricardo Lima

Ricardo Lima

22/06/2013

ok, eu vi alguns tópicos sobre arquivo ini. vou ler com mais atenção.
Obrigado.
GOSTEI 0
Ricardo Lima

Ricardo Lima

22/06/2013

Uma pergunta rápida, para o crescimento do nosso conhecimento. E possível que o sistema faça a leitura do local onde esta o arquivo no registro do windows ao invés do arquivo .ini????
GOSTEI 0
Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

22/06/2013

Perfeitamente, é possível sim. Como eu disse, existem várias formas, eu sugeri o arquivo ini por achar a mais simples.
Porém, não é complicado gravar no registro, inclusive tem muita coisa na Internet sobre isso.
GOSTEI 0
Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

22/06/2013

Poderia compartilhar conosco como resolveu no fim das contas? É importante para que outras pessoas possam consultar o fórum como referência.
Grande abraço.
GOSTEI 0
Ricardo Lima

Ricardo Lima

22/06/2013

Na verdade resolvi estudar um pouco dos dois, não sou muito fã de coisas com muita facilidade pois o usuário poderá modificar o ini manualmente e acabar danificando alguma coisa. Desejo conhecer o ini mas acho que trabalhando com Registros o sistema vai ficar mais seguro, levando em consideração que os usuários que sabem consultar o REGEDIT e relativamente mínimo.
GOSTEI 0
Ricardo Lima

Ricardo Lima

22/06/2013

Joel Rodrigues,
agradeço a sua ajuda. Tenho pouquíssima experiência em programação e esse forum está sanando todas as minhas dúvidas....

Muito Obrigado
GOSTEI 0
Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

22/06/2013

Bacana, amigo. Fico feliz por ter contribuído de alguma forma.
Nesse caso, vou marcar o tópico como Concluído, mas caso seja necessário, é só abrir um novo ou reabrir este.
Um grande abraço.
GOSTEI 0
POSTAR