Para que serve o JSON ?

JSON

21/10/2016

Pessoal, um amigo me aconselhou a usar JSON nos meus projetos, para que nesse formato eu pudesse ler os dados que vêm de outras páginas.

Mas antes de usar, alguém poderia me explicar para que serve e como funciona isso? Tenho que usar alguma linguagem específica junto com o JSON?
Tiago Dias

Tiago Dias

Curtidas 0

Melhor post

Marcos Santos

Marcos Santos

28/10/2016

Bom dia Tiago,

Vou tentar te explicar.

JSON é um tipo de arquivo texto que independe de linguagem. Você pode utilizá-lo para manipular e transferir dados.

JSON é muito usado hoje em dia pois além de ser mais fácil que o xml se interage deiretamente com as tecnologia modernas.

Alguns exemplos de uso:

O MongoDB utiliza um formato específico de JSON que se chama BSON para manipular os dados armazenados. Toda comunicação é feita com BSON e JavaScript.

Você pode criar microserviços e comunicar com eles através de JSON. Por exemplo: Tenho um microserviço de manutenção de cadastro de cervejas e para eu criar uma nova cerveja no banco eu transfiro os dados para a aplicação em formato JSON aí la na aplicação ela é responsável por converter os dados para a linguagem que ela é formada.

Pois bem, arquivos JSON você pode utilizar para muitos fins. E tudo que se salva nele são em formato objetos do javascrit.

Espero ter ajudado um pouco abraços.
GOSTEI 4

Mais Respostas

Tiago Dias

Tiago Dias

21/10/2016

Claro que ajudou mano! Achei interessante essa sua explicação. Inclusive esse meu amigo disse que antes usava xml, agora só usa JSON. Parece ser bom mesmo! Muito obrigado!
GOSTEI 0
Marcos Santos

Marcos Santos

21/10/2016

Imagina..

Isso mesmo, a tendência agr do mercado é não usar mais xml por ser muito complexo e utilizar apenas JSON
GOSTEI 0
POSTAR