Paradox com muitos clientes

Delphi

01/12/2004

Pessoal.. tenho uma duvida..

Ah um ano atraz uma pekena fabrica me contratou pra fazer um sisteminha bem simples de controle de notas fiscais..
Na época a fabrica possuia 3 computadores.. e o sistema soh ia ser acessado por 1 deles... logo eu axei q a melhor estratégia era desenvolver em paradox mesmo...

Mas a fabrica cresceu... e hj.. me contratou pra ´continuar´ o sistema mas agora fazendo todo o controle de produção deles.. um trabalho q diriamos vai demorar pelo menos 1 ano e meio de programação e analize.. e sera acessado por uns 10 computadores ao mesmo tempo...
Meu medo eh q o paradox naum de conta... mas naum quero ter q reprogramar o q eu ja fiz??

Algum de vcs tem algum sistema grande em paradox?? E qts computadores o acessam ao mesmo tempo??? que problema vcs tiveram?? cs axam que vale a pena reprogramar o q eu ja tenho... (essa reprogramação demoraria uns 3 ou 4 meses)

Abraços,
Fabio

Hard.disk

Hard.disk

Curtidas 0

Respostas

Maicongabriel

Maicongabriel

01/12/2004

Se você vai continuar o seu trabalho no sistema e estima que isto levará em torno de 1 ano, não jogue o seu trabalho fora!
Não vale a pena investir em paradox, ainda mais sabendo que você vai trabalhar em um ambiente de rede com acesso concorrente.
O paradox se bem configurado e em uma rede descente, com bons computadores, ´poderia´ até trabalhar ´bem´ e ´sem problemas´, mas sabemos que isto não é uma realidade.
Invista em um banco de dados SQL. O Firebird esta ai e é uma excelente opção, existe também o MSDE (uma versão free mas limitada do MS Sql), cabe a você escolher a melhor.

GOSTEI 0
Tpvieira

Tpvieira

01/12/2004

Cara, se puder ñ continue no Paradox, nós temos alguns sistemas que estão em Paradox e trabalhando em rede, porém acontece muitos problemas de tabelas corrompidas e lentidão.

Recentemente fiz um sistema com os componentes da paleta Interbase, utilizando o banco de dados Interbase, ganhei bastante em performance.

GOSTEI 0
Dopi

Dopi

01/12/2004

Não é atoa que o Paradox é ´carinhosamente´ chamado de Piradox.... porque como diz a lenda, que usa Paradox morre louco... :-)

Brincadeiras a parte, use um BD. Hoje existem vários free, o Firebird roda em qq máquina.

Mas a programação C/S é bastante diferente, de Tabelas Locais... as telas e conceitos tem que ser adaptados... para não haver ´demoras´ nas consultas.
Exemplo: Evite fazer consultas que retornem muitos registros... (select * from CLIENTES) nem pensar...

GOSTEI 0
Hard.disk

Hard.disk

01/12/2004

Bom.. valew pela ajuda....

C eu for usar BD vou usar o postgres.. q eh o q eu tenho mais intimidade... ja trabalho com ele a uns 2 anos...

Mas de qualquer jeito ainda me pesa ter q reprogramar o meu sistema.. como ja disseram.. não é soh trocar componentes.. tem q mudar toda a logica do meu sistema...

O q eu tenho feito no paradox eh reindexar todo dia... achu q isso ja da uma melorada...
Mas valew pela ajuda.... Ainda vou decidir oq fazer... vai depender de qto meu cliente aceitar pagar.. hehehehe

Valew ..
Fabio

GOSTEI 0
Gandalf.nho

Gandalf.nho

01/12/2004

Se você vai manter o Paradox, procure então garantir que as máquinas serão rápidas e a rede tb. E procure ter um no-break a disposição para diminuir as chances de ´dar pau´.

GOSTEI 0
Scandolara

Scandolara

01/12/2004

Amigo,

Se vc ficar no paradox mesmo , entao tbem aconselho vc a fazer o seguinte, isso se a rede nao tiver servidor dedicado:
- utilize o subst para criar o drive de rede para sua aplicacao no computador q se diz ´servidor´ ..., isso tbem ajuda ha evitar problemas com o nosso bom e velhor Piradox.

Assim, todas as maq, inclusive o ´servidor´ acessará o drive F: (exemplo) onde esta a pasta do sistema.

[]s e boa sorte

Marcel

GOSTEI 0
POSTAR