Parametrizacao do sistema.

Delphi

15/06/2006

salve pessoal..

gostaria de saber se alguem trabalha com o sistema parametrizado com o delphi..

pois tenho um sistema que tera muitos clientes, soh que cada cliente tera suas proprias peculiaridades, por exemplo, um cliente eh comercio entao o pdv abre com uma cara, outro cliente eh pizzaria entao o pdv se adapta para controlar mesas, entre outras caracteristicas....

obs.. todos os clientes irao usar o mesmo sistema, soh que eu quero fazer tipo uma tabela de configuracao do sistema.. ai cada cliente tera seu sistema diferente do outro cliente, mas sera o mesmo sistema.

alguem tem algum sistema parecido com isso?

teria como me darem uma ideia de como eu poderia implementar isso?

Zumbi

Zumbi

Curtidas 0

Respostas

Adriano Santos

Adriano Santos

15/06/2006

salve pessoal.. gostaria de saber se alguem trabalha com o sistema parametrizado com o delphi.. pois tenho um sistema que tera muitos clientes, soh que cada cliente tera suas proprias peculiaridades, por exemplo, um cliente eh comercio entao o pdv abre com uma cara, outro cliente eh pizzaria entao o pdv se adapta para controlar mesas, entre outras caracteristicas.... obs.. todos os clientes irao usar o mesmo sistema, soh que eu quero fazer tipo uma tabela de configuracao do sistema.. ai cada cliente tera seu sistema diferente do outro cliente, mas sera o mesmo sistema. alguem tem algum sistema parecido com isso? teria como me darem uma ideia de como eu poderia implementar isso?

[b:22fba2d957]Zumbi[/b:22fba2d957], já trabalhei em diversas empresas e cada uma delas com um sistema diferente de parametrização. Uma forma em particular, que gostei bastante, foi utilizando uma tabela, PARAMETROS por exemplo, onde cada registro da tabela um parametro. Ex.

[quote:22fba2d957=´Estrutura da Tabela´]
NOME_PARAM VARCHAR(10)
VALOR VARCHAR(10)
[/quote:22fba2d957]

Onde:

NOME_PARAM = Nome do parâmetro.
VALOR = Informação a ser guardada. True ou False por exemplo.

Digamos que vc tenha uma tela que só pode ativar o botão LeituraX se o parametro LEITURA_X estiver com o seu VALOR marcado como true, ´T´.

Vc faz uma select na tabela:

procedure TForm1....
begin
  with QueryTemporaria do 
  begin
    Close;
    Sql.Clear;
    Sql.Add(´SELECT * FROM PARAMETROS WHERE NOME_PARAMETRO="LEITURA_X"´);
    Open;
    BotaoLeitura.Enabled := FieldByName(´VALOR´).AsString = ´T´;
    Close;
  end;
end;

Este seria um exemplo. Existem milhares de formas de se fazer isso. Achei este o melhor método, porque não preciso colocar diversos componentes visuais em uma janela tipo ´PREFERENCIAS DO SISTEMA´ entende? Basta colocar um DBGrid e criar rotinas para alterar o parâmetro.

Certamente vários companheiros devem dar mais sugestões.

GOSTEI 0
Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

15/06/2006

Colega,

Normalmente eu tenho uma aplicação de retaguarda (módulo ´Administrador´) que praticamente é única para todos e as interface de frente de caixa, sendo que estas, podem variar de acordo com o cliente.
Dependendo do tipo de negócio, um simples arquivo de configuração (.INI) pode resolver as questões de aparência (Skin, Fundo, Denominação e informações de cliente). Entretanto, em muitos casos, mantenho uma interface ´exclusiva´, pois simplifica a manutenção.

GOSTEI 0
POSTAR