Parar o dbgrid no ultimo registro

Delphi

12/09/2008

Boa Tarde pessoal!!!!
como eu poderia fazer para o DBGrid não ultrapassar o ultimo registro nele motrado EX.: Se eu tenho no meu DBGrid 15 registro então usando a seta direcional pra baixo quando chegar no ultimo registro não crie aquela linha em branco.

Desde já eu lhes agradeço!!!!

Lsksskyblu

Lsksskyblu

Curtidas 0

Respostas

Marco Salles

Marco Salles

12/09/2008

Muitas maneiras de Se Fazer isto.

Devido a simplicidade use o codigo com moderação

//Evento Before Inser do Seu DataSet...(Table, ClientDataSet etc...)

procedure TForm1.SeuDataSetBeforeInsert(DataSet: TDataSet);
begin
if ActiveControl is TDbGrid then
abort;
end;

mas ha outras maneiras de se obter isto.
Moderação que eu me referio é pq muitas vezes voce que dar um Append na Tabela usando por exemplo o controle onClick de Um Botão
e alguns controles não alteram o Foco... E se o Foco estiver no DbGrid
e o codigo do append estiver neste controle , este codigo não irá funcionar

Exemplo:
procedure TForm1.SpeedButton1Click(Sender: TObject);
begin
SueDataSet.Append; //Foco continua no DbGrid
end;

por isto eu disse .. [b:19ae8c1dab][u:19ae8c1dab]Use com moderação[/u:19ae8c1dab][/b:19ae8c1dab]

espero ter sido útil

GOSTEI 0
Digaopachesen

Digaopachesen

12/09/2008

outra situacao q talves resolva é o seguinte, se vc utiliza o grid somente para visualização dos dados, vc pode retirar a opção para dbgrid editavel, no ]objeto inspector, va no menu Options, e dbEditing set para false. assim nao ira criar mais esta ultima linha, mas caso vc utilize este grid para alterar dados no banco nao ira funcionar.

GOSTEI 0
Steve_narancic

Steve_narancic

12/09/2008

Se for um dataset utilizado apenas para consulta vc também pode alterar a propriedade Autoedit do Datasource para False

GOSTEI 0
Paullsoftware

Paullsoftware

12/09/2008

Pessoal, como o Marcos já falou lá em cima... Existem várias formas, ele pode tentar algumas das já mensionadas, caso não seja do agrado ele mesmo pode solicitar uma outra forma! :wink:

GOSTEI 0
POSTAR