Pascal Dúvidas

Delphi

10/08/2016

Olá !

Bom tenho algumas questões das quais pudessem me elucidar.

1- Como eu poderia restringir a entrada de teclas pressionadas ?
Exemplo;

if Estpeca = 1 then
begin
writeln ('PECA APROVADA');
p_aprovada := p_aprovada + 1; 
end
else if Estpeca = 2 then 
begin
writeln ('PECA REPROVADA');
p_reprovada := p_reprovada + 1;
end;

Na questão acima, tenho para variável "op1" o número 1 e para a "op2" o número 2, ambas declaradas e inicializadas com os respectivos números, porém, se eu digitar, 3 ,4 ,5 ,6 etc...e apertar enter, ele não computa a ação que eu quero (até ai ok) porém ele deixa o usuário digitar 3, 4 ,5 ...o que eu queria na questão era se o usuário digitar qualquer número que não seja 1 ou 2 , QUE UMA MENSAGEM SEJA EXIBIDA "INFORME O DIGITO CORRETO" e ele retorne para;

while Npeca <> 0  do
begin
writeln; writeln;
write ('DIGITE O ESTADO DA PECA : ' );
writeln; 
writeln('[1]  APROVADA'); 
writeln('[2]  REPROVADA');

Outra coisa é, a questão que eu coloquei ali, se o usuário apertar 0 (exemplo genérico que eu puis ali) ele sairia do programa....porém eu queria que ao pressionar 0 ou uma tecla que S por exemplo...uma mensagem fosse exibida "Tem certeza que deseja sair [S] / [N] ? " ...algo desse tipo que também tô pensando mas não sei como fazer.

E continuando...no início dessa aplicação é pedido ao usuário o Nº da peça, após a inserção do Nº entra a parte que coloquei acima do DIGITE O ESTADO, porém...depois que ele mostra os totais de aprovadas e reprovadas, ele volta pro DIGITE o estado e fica assim....

O que eu gostaria era, quando o usuário digitar o número da peça, informar o estado logo após, depois os totais serem mostrados...que fosse exibido novamente;

write ('INFORME O Nº DA PECA ou tecle [S] para SAIR : ' );

Bom, essa aplicação em console que fiz, está rodando perfeitamente, porém existem certos ajustes como esses que descrevi acima que estou fazendo, gostaria que alguém que tenha conhecimento do que eu listei pudesse me dar um auxílio para que eu possa deixar exatamente como eu estou querendo.

Se possível, postem exemplos dos códigos, pois assim conseguirei ter um melhor entendimento.

Obrigado.
André Moutinho

André Moutinho

Curtidas 0
POSTAR